A devoção à Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro, é uma das mais reverenciadas na tradição católica. Exalta a pureza e a graça extraordinária concedida à Virgem Maria. Ao longo dos séculos, a Igreja viu que Ela “cumulada de graça” por Deus, tinha sido redimida desde a sua conceição (ou seja, concepção).
O dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX, por meio da Bula Ineffabillis Deus, destaca: “Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.
Preservada do pecado original e de qualquer pecado pessoal, Maria foi concebida de maneira imaculada, sendo “cheia de graça” desde o primeiro instante de sua concepção, por uma graça de Deus e em previsão dos méritos de Jesus Cristo. Ela permaneceu pura ao longo de sua vida, obediente e cheia de fé.
A Solenidade da Imaculada Conceição é um dos quatro dogmas marianos proclamados pela Igreja. Os fiéis são chamados a participar da celebração Eucarística nesse dia, para reconhecer Maria como a Mãe de Jesus, agraciada e escolhida por Deus.
A Virgem Maria apareceu a Santa Catarina Labouré em 1830 e pediu que medalhas de Nossa Senhora fossem feitas com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Ao final de cada dezena do terço, essa invocação é dita para reconhecer que Maria foi concebida sem pecado.
Em 1858, na sua aparição em Lourdes (França), Nossa Senhora confirmou a definição dogmática e a fé do povo ao dizer para Santa Bernadete e para todos: “Eu Sou a Imaculada Conceição”. A imagem que aparece em Lourdes é a da Imaculada Conceição e recebe o título de Nossa Senhora de Lourdes por ter aparecido na cidade de Lourdes, mas é a mesma Mãe de Jesus, Imaculada Conceição.
Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;
Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado e alcançai-me de Vosso amado Filho
o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição,
mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus.
Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,
que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.
Nossa Senhora Imaculada Conceição, rogai por nós! Amém.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.