O que acontece conosco quando morremos?

O que acontece conosco quando morremos?

Uma dúvida comum pra muitas pessoas é: “o que acontece com a gente depois que morrermos?”. A escatologia explica o que acontecerá com o mundo no fim dos tempos, quando todos nós iremos ressuscitar para a Glória de Deus. Também fala sobre o destino de cada indivíduo, a partir da escatologia individual. Padre Jean Patrik Soares destaca que, nessa segunda parte, orientada pela escatologia pessoal, o corpo material vai para a terra, vai se decompor. No entanto, existe um outro corpo, chamado de corpo ressuscitado.

“Tudo aquilo que aconteceu com Jesus é o que irá acontecer conosco também. Nós iremos ressuscitar de corpo e alma, assim como Ele. Existe, portanto, um corpo espiritual, junto da alma”.

Padre Jean Patrik explica mais sobre o tema

Mas como será esse corpo?

Essa é, provavelmente, uma das suas dúvidas: saber como será o corpo ressuscitado e como vamos habitá-lo. A resposta, segundo a escatologia, não é muito clara. “É muito difícil sabermos como será esse corpo, porque faz parte do mundo espiritual, e nós só conhecemos as coisas do mundo material”, completa Padre Jean.

“Mas Jesus disse: ‘Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?’ Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho’” (Lc 24,38-39).

A passagem no Evangelho de Lucas demonstra que Jesus ressuscitou em um corpo, fez refeições ao lado de discípulos e mostrou as Santas Chagas a eles. Por isso, a ideia de que ressuscitaremos em um corpo é a apresentada pela escatologia.

“Não deverá ser o mesmo corpo físico que temos hoje, mas um corpo ressuscitado, numa outra dimensão, assim como aconteceu com Cristo. Esse corpo não sofrerá, não irá chorar, não irá decompor, porque estará em uma outra dimensão. Com esse corpo estará nossa alma”.

O que permanecerá, no entanto, será a alma (ou espírito). “A alma é eterna, é a nossa identidade, toda nossa realidade”, diz o Padre.

 

Ficaremos dormindo até a ressurreição?

Outra dúvida de muitos cristãos é se as pessoas ficarão em uma “dormição” até o momento da ressurreição. Para essa questão, a Igreja Católica explica que não, ninguém esperará dormindo pelo fim dos tempos.

Prova disso, como comenta Padre Jean, é que Jesus disse ao ladrão que estava ao seu lado na cruz. “E acrescentou: ‘Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino’. Jesus lhe respondeu: ‘Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso’” (Lc 23, 43).

“A resposta de Jesus é a confirmação para nós, cristãos, de que não vamos estar dormindo esperando pela ressurreição. Os que já morreram estão no Purgatório se purificando ou então no céu, na Glória de Deus. Inclusive, os Santos, como comprova a Igreja, estão já no céu, junto a Deus na eternidade”, destaca o Padre Jean Patrik.

 

Como nos preparar para a ressurreição?

Diante da certeza de que morreremos, é possível se preparar para a ressurreição. Para isso, Jesus nos deixou a Igreja. “Tudo o que a Quaresma nos propõe hoje, da oração, jejum, penitência e caridade, são os caminhos para nos prepararmos para a vida em Cristo”, finaliza Padre Jean. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    Muito bom! Se jesus ressuscitou, também vamos ressuscitar! 🙏🙏✝️✝️
  • Beta Sampaio
    Muito interessante. Muito mesmo. Pois eu tenho certeza que todos nós precisaríamos dessas respostas. As nossas dúvidas a respeito do que acontece conosco, após a morte . Embora só através da fé, aceitamos essas respostas. Pois são explicações escatológicas. Contudo , devemos crer, que temos um corpo material e um espiritual, que é a nossa alma. Que se conclui que a nossa vida não termina aqui Há continuidade , dependendo , do estilo de vida terrena que tivermos aqui .Se plantarmos boas ações...... teremos vida eterna em Cristo.
  • Rita de Cassia Figueiredo Rosa
    Ótimo. Esclarecedor. É confortável saber que podemos preparar nossa ressurreição, Jesus nos garante a salvação, porém , depende de nós.
  • Maria Layde Leite de Souza
    Muito bom, porque ainda existem pessoas que acreditam que depois da morte há uma reencarnação, não é verdade, Existe sim ressurreição. 👍
  • Isabel Cristina Kruger
    🥰👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻📿📿💙💙💙🌻🌻🌻🌻🌻🌻
  • Neide Lucia Rabassi
    Gostei bastante! Esclarecedor! ⁸Veio de encontro ao que já tinha em minha mente! Obrigada!
  • Maria Auxiliadora Campos de Figueiredo
    Muito esclarecedor. Que Deus perdoe meus pecados e minha alma chegue à luz, porque sou uma pecadora nunca fiz jejum ,nem penitência. Que Deus me perdoe por tantos pecados cometidos. Faço mto pouco pela minha alma
  • Maria Auxiliadora Campos de Figueiredo
    Muito esclarecedor. Que Deus perdoe meus pecados e minha alma chegue à luz, porque sou uma pecadora nunca fiz jejum ,nem penitência. Que Deus me perdoe por tantos pecados cometidos. Faço mto pouco pela minha alma
  • Rosicler Bernieri Ascari
    Além de muito esclarecedor e motivador, nos ajudará na caminhada da conversão e salvação.
  • Cristiane Aparecida dos Santos Ferreira
    Muito esclarecido, mais uma motivação para rever meus conceitos. Rogo a DEUS que me dê paciência, sabedoria e aumente minha fé nesta caminhada.
  • Lucia Maria do Val de Azevedo
    Muito edificante para esclarecer nossas dúvidas a respeito desse assunto
  • Lucia Maria do Val de Azevedo
    Muito edificante para esclarecer nossas dúvidas
  • Ronaldo F Ferreira
    Muito importante. Pois sempre ficava em pensamento como seria a vida pós morte.
  • Rosa
    Muito esclarecedor, sempre me incomodou essa contradição, como Jesus disse “ainda hoje estarás comigo no paraíso” se só ressuscitou no terceiro dias?
  • Werner Rehder
    Muito bom. Esclareceu uma serie de dúvidas e medos que temos da morte
  • Lusia Resende
    Muito bom tirei minhas dúvidas
  • Erinete Piantavinha Roza
    Gostei muito da explicação. Tirou minhas dúvidas. Creio na ressurreição.
  • diva santos de assumpção
    Excelente, simples, direto e conclusivo. Muitas perguntes e dúvidas foram tiradas.
  • diva santos de assumpção
    Excelente, simples, direto e conclusivo. Muitas perguntes e dúvidas foram tiradas.
  • ELENIR GRACINDA JUSTINO
    Muito explicativo, excelente parabéns pelo conteúdo.
  • ELENIR GRACINDA JUSTINO
    excelente parabéns
  • Emília Maria Martins Sampaio De Pina Ferreira De Oliveira
    Esclarecedor!!! Creio na Ressurreição e Creio nas palavras do NOSSO DEUS. Com base nisso eu Creio.
  • Maria Luzia do Carmo e Faria
    Ótimo assunto.Obrigada. Deus o abençoe. Nossa Igreja é mesmo iluminada pelo Espirito Santo.
  • Vanessa
    Eu amo a igreja católica, como ela é rica. O conteúdo pra mim foi muito válido, pois eu sempre tive essa dúvida, e a cada dia mais eu quero saber mais e mais da igreja e o que Deus quer de nós e para nós. Gratidão. Vanessa
  • Edgar Soares Nem
    Gracas a DEUS! Exatamente como eu creio.
  • Tatyana Casarino
    Muito bem explicado! Adorei a postagem! É assim que entendo o corpo ressuscitado, como outro corpo, espiritual e renovado. Há uma confusão entre muitos cristãos que acreditam que será o mesmo corpo. Nosso corpo material irá para a terra. E as pessoas que tinham alguma deficiência no corpo? Receberão um corpo livre de dor e perfeito? Sempre vemos, nos filmes de vida após a morte, pessoas jovens e bonitas no céu hehehe, e eu fico pensando: se morremos velhos ou abatidos por alguma doença, como pode essa retratação? Há alguma "veste" espiritual para esse corpo também?

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.