O que é coragem criativa?

O que é coragem criativa?

Você já ouviu falar em coragem criativa? O termo, inserido no contexto católico, significa uma característica individual que se manifesta diante das dificuldades enfrentadas na vida. Em outras palavras, quando alguém consegue vencer dificuldades cotidianas acreditando em Deus e tendo fé em Seus propósitos. 

Dessa forma, o Papa Francisco ressaltou recentemente a vida de São José como um exemplo de coragem criativa, por meio da carta apostólica Patris Corde. 

Mas por que ele é considerado o exemplo do termo? A pergunta é simples de ser respondida: porque José, mesmo com todos os planos e metas para sua vida, mudou tudo depois de Deus lhe dar outros desígnios. 

Quando Maria foi chamada para ser a mãe de Jesus, o carpinteiro a acompanhou e dedicou sua vida a cuidar do filho de Deus. Desde que descobriu a gravidez, manteve a serenidade e buscou encontrar saídas para que Maria pudesse ter uma gravidez e parto com segurança. Trabalhou incessantemente para que isso acontecesse e, dessa forma, manifestou toda a sua coragem criativa para resolver todos os conflitos e dificuldades que apareciam no caminho. Sempre com muita fé, sabia que era por um propósito maior. Dessa forma, nunca questionou os porquês, mas acreditou e confiou no que estava acontecendo. 

Características de São José na coragem criativa

O Pontíficie apresentou ainda diferentes características de São José que o colocam como o exemplo de coragem criativa. Separamos duas delas apontadas por Francisco como essenciais aos seres humanos.

A primeira é transformar um problema em uma oportunidade. Isso aconteceu quando José soube transformar em oportunidade o desafio  de ter que ir embora de Nazaré para que Maria pudesse ter o filho em segurança. Não acreditamos que Deus nos abandonou, mas sim nos deu uma oportunidade de inventar ou inovar. 

A segunda é usar a experiência humana a serviço da fé. José cumpriu sempre os desejos de Deus sem hesitar, porque sabia dos planos divinos. Aprendeu pouco a pouco o que precisava e nunca renunciou ou desistiu de suas responsabilidades. 

 

E será que conseguimos aplicar a coragem criativa diariamente?

Nem sempre acreditar nos propósitos de Deus é fácil. Questionar as decisões e tentar compreender os motivos pelos quais tudo está acontecendo faz parte da humanidade. No entanto, a partir do momento em que se estimula a coragem criativa, tem-se uma melhor compreensão das vontades divinas para os indivíduos. 

Quanto mais observamos a história de São José, mais ele se apresenta como um homem de coragem criativa. Sua confiança em Deus está intimamente ligada ao amor que tem em seu coração e sua fé. E essa relação se retroalimentam, porque quanto mais ele confiava em Deus, mais amor recebia – e vice-versa. 

Por isso, usar São José como espelho da coragem criativa pode ser o primeiro passo para conseguir aplicá-la diariamente. 

Quer ler tudo sobre São José? Aqui no IDe+ temos uma série especial sobre o marido de Maria, acesse os links abaixo e se inspire muito com a história desse homem cheio de coragem criativa. 

  1. São José: família, dedicação e fé
  2. São José: patrono dos moribundos
  3. São José: patrono da Santa Igreja
  4. São José: exemplo de obediência
  5. São José: chefe da família sagrada
  6. São José: espelho da paciência
  7. São José: modelo de trabalhador
  8. São José: o justo

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Isabel Cristina Krüger
    👏🏻👏🏻👏🏻💙💙📿📿👏🏻👏🏻👏🏻🌻🌻🌻🌻
  • Tatyana Casarino
    Adoro Coragem Criativa!! 🙏💜👏👏👏 Amei os links de São José no final.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.