O que fazer ao ser tentado pelo mal? “Com o diabo não se dialoga”, alerta o Papa

O que fazer ao ser tentado pelo mal? “Com o diabo não se dialoga”, alerta o Papa

Durante a celebração na Praça São Pedro no IV Domingo do Tempo Comum, Papa Francisco alertou os fiéis sobre os perigos de tentar dialogar com o maligno, algo que nem mesmo Jesus Cristo fez. Ele explicou que o que deve ser feito é invocar Jesus em momentos de provação, ao invés de tentar ter algum tipo de conversa o diabo.

O Pontífice refletiu sobre o texto que descreve Jesus libertando uma pessoa possuída por um “espírito mau” (São Marcos 9,25-26). Francisco abriu os olhos dos fiéis sobre as estratégias do diabo e a busca por possuir as pessoas para aprisionar suas almas.

“Nas tentações, é preciso invocar Jesus. Jamais dialogar com o diabo!”, enfatizou o Papa ao comentar o Evangelho. Ele explicou que, ao enfrentar as tentações no deserto, Jesus respondeu com palavras da Bíblia, nunca entrando em diálogo direto com o maligno. O Papa alertou que dialogar com o diabo é permitir que ele vença.

Correntes como dependências, modismos e a idolatria do poder podem aprisionar os corações, levam à escravidão, insatisfação, consumismo e hedonismo, o que compromete as relações e gera conflitos.

“Jesus liberta do poder do mal, mas – estejamos atentos –, expulsa o diabo, mas não dialoga com ele. Jamais Jesus dialogou com o diabo. E quando foi tentado no deserto, as respostas de Jesus eram palavras da Bíblia, nunca o diálogo. Cuidado: com o diabo não se dialoga! Porque se você começar a dialogar, ele vence. Sempre. Cuidado”, alertou o Papa.

Diante das tentações e opressões, Francisco orientou os fiéis a invocarem Jesus, e que busquem Sua ajuda nos momentos em que as correntes do mal e do medo apertam mais forte. Também voltou a lembrar que o Senhor deseja que as comunidades vivam em paz e que floresçam os frutos do Espírito. “Que a Virgem Santa nos proteja do mal”, finalizou o Papa.

“Será que o diabo existe mesmo?”

“Esta geração tem sido levada a acreditar que o diabo é um mito, uma figura, uma ideia, a ideia do mal. Mas o mal existe e devemos combatê-lo”, já alertou Papa Francisco. Padre Reginaldo Manzotti explicou a origem do Diabo no livro 20 Passos Para a Paz Interior, da editora Agir, que remete a Adão e Eva e à voz sedutora e semeadora da inveja que se opõe a Deus:

“A Escritura e a Tradição da Igreja veem nesse ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo”.

Anteriormente, o Diabo tinha sido um anjo bom, criado por Deus, assim como os demônios eram bons na sua natureza. Porém, escolherem se tornar maus, renegaram o Senhor e o Seu Reino.
Continue a leitura e entenda como os demônios são e como afastá-los.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Francisca de Jesus
    Muito bom temos que tá bem atento o diabo existe

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.