O que o catolicismo acha do horóscopo?

O que o catolicismo acha do horóscopo?

“Qual seu signo?” Provavelmente, alguém já lhe fez essa pergunta. Também é possível que você já tenha escutado as previsões para seu signo no “Horóscopo do dia”. A palavra horóscopo significa mapa da hora. Por isso, para saber qual o signo de alguém é preciso saber qual era a posição dos planetas do zodíaco no nascimento.  Há quem acredite e também existem pessoas que desconfiam do que dizem os astrólogos.

Aqui no IDe+ a gente já respondeu muitas coisas para você, incluindo se católicos podem jogar baralho; se católicos podem comemorar Holloween; o que o catolicismo diz sobre a cremação e ainda se é possível casar fora da igreja, como na praiaMas o que será que o catolicismo acha do horóscopo? 

O teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, explica que a Igreja católica não considera o horóscopo como algo real. 

“As bases que fundamentam o conceito são ultrapassadas e não possuem nenhum respaldo científico. Dessa forma, a Igreja não considera como válida. Além disso, o horóscopo também contraria os ensinamentos das Escrituras Sagradas, em que somente em Deus encontramos respostas do nosso passado, presente e futuro”. 

 

Todas as formas de adivinhação são rejeitadas

 “Contudo, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem são todas as coisas e pelo qual nós existimos” (1 Cor 8, 6).

O catolicismo, portanto, rejeita todas as formas de adivinhação. No ensino religioso há uma passagem específica sobre o tema, a qual diz: “a consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos ‘médiuns’, tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele”  (Catecismo da Igreja Católica, 2116). 

Outro ponto importante apontado pelo teólogo é que quem também faz rejeição quanto ao horóscopo são os Santos Padres, tal como São Gregório de Nissa, que reduz ao absurdo a ideia de que a posição das estrelas no nascimento determina o destino dos homens;  São João Damasceno, que nega o princípio de causalidade astrológico e também Santo Agostinho, que ensinava que Deus não age pelos Astros. 

Santo Agostinho, no livro “Confissões”, destaca ainda que não há relação entre o cristianismo e o horóscopo porque não se tem respaldo algum nessa crença. Isso porque se fosse realmente verdadeiro, irmãos gêmeos, tal como Esaú e Jacó seriam muito parecidos e ambos tiveram vidas completamente opostas. “Ora, tal conceito é totalmente ilógico e contraria a fé cristã que somente a Deus cabe determinar e conduzir a vida humana”.

 

 

A Bíblia e o horóscopo

Quando cita a Bíblia, Paulo refere-se a diferentes passagens que condenam tais práticas, entre elas, a de Isaías 8,19: 

“Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?”

Paulo ainda sugere a leitura de:  Levítico 19,31; 20,6, 27; 2 Reis 21,6; Ezequiel 13,18 e  Malaquias 3,5 para entender ainda mais sobre o assunto. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    És tu que atas os laços das Plêiades, ou que desatas as correntes do Órion? És tu que fazes sair a seu tempo as constelações, e conduzes a grande Ursa com seus filhinhos? Conheces as leis do céu, regulas sua influência sobre a terra? Jó 38:31-33 Foi o próprio Deus que criou as constelações no céu. Como frequento uma Paróquia dentro de um Centro de Tecnologia Aeroespacial, aqui somos convidados a ver Deus nas estrelas tb e não há problemas nisso. Antigamente, a Astrologia era unida à Ciência - a Astronomia. A descoberta de que a Terra não era a única criação de Deus causou espanto há séculos. Se Deus usa as suas criações para influenciar umas às outras, esse é um segredo d'Ele. Existe um estudo chamado "efeito borboleta", que diz que o bater da asa de uma borboleta ou mesmo o brilho de uma estrela podem influenciar acontecimentos. A Bíblia condena a adivinhação. Mas a observação dos astros, por si só, não pretende adivinhar nada. Os Três Reis Magos eram astrólogos, mas se converteram ao adorar Jesus. Agostinho e São Tomás de Aquino chegaram a refletir com respeito sobre o tema das estrelas. Alguns judeus creem na astrologia, mas dizem que ao seguir os dogmas dados por Deus, o ser humano se liberta das influências das estrelas sobre o seu nascimento. O paradoxo dos gêmeos com personalidades diferentes tb tem explicação, mas esse é um assunto muito complexo.
  • Renata
    Diria que quem estuda sobre o assunto de astrologia poderia me explicar sobre .. Pq quando citado aí acima que não há nada que comprove pela ciência a astrologia , assim como não prova a existência de Deus .. os fies acreditam a base da fé .. a ciência não prova que Deus fez o homem do barro , ou o Mundo em 7’dias , aliás a ciência explica como O mundo foi desenvolvido … só desabafo msm, pq muitos religiões não entendem dos assuntos e criticam como se soubessem de fato O que é isso ou aquilo 🤦🏻‍♀️ Só se sabe vivendo , e a astrologia nada mais é que a sua exercia , quem vc é … auto conhecimento..
  • Sandra Francisca da Silva
    Importante
  • Maria Antonieta F.de S.Oliveira
    Ao invés de procurar horóscopo porque não descobri qual o Santo daquele dia e ter como devoção. No meu dia é o dia de Santa Zita. 🙏🙏
  • Janeth Vieira da Silva
    Bastante esclarecedor!
  • Simone Ferreira
    Muito importante essa informação
  • Erineide Pacheco
    Muito importante saber sobre essas coisas porque até então nunca nem vi falar, que a diferença seria tanto assim
  • Aldete
    Muito bom, bem explicado. Gostei.
  • Regina
    Muito educativo!
  • Regina Maria Souza de Barros Barreto
    Esclarecedor, muito bem explicado.
  • Claudia Reis
    Muito bom.Eu não acredito em horóscopo,quando alguém me pergunta qual é o meu signo eu respondo (nenhum)
  • Maria Angelica Ribeiro Nunes
    Muito boa explicação.
  • Maria José Soares
    Achei importante, porque mesmo sabendo que não é recomendado pela igreja, a gente acaba dando uma olhadinha de leve. Por que que o proibido nos causa desejo??
  • Maria
    Mto bom , não acredito em horóscopo, adivinhação, creio em Deus acima de tudo e nele confio plenamente

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.