O nome do rei Salomão aparece 300 vezes no Antigo Testamento e 12 vezes no Novo Testamento e ele compôs três obras: Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos. Terceiro rei de Israel, filho de Davi e Bate-Seba, governou aproximadamente entre 971 e 931 a.C. e foi o último soberano do reino unificado. Até hoje, é muito conhecido pela sua sabedoria, que o levou a construção do primeiro Templo de Jerusalém. O olhar sobre essa personalidade tão importante das Sagradas Escrituras pode ajudar também a vida financeira, pois ele tem diversos e ricos ensinamentos.
Você sabia que além dos textos bíblicos, o rei Salomão também é muito citado em conteúdos relacionados a investimentos, riqueza e como conquistar seus bens de maneira sábia? “Melhor do que o ouro é adquirir sabedoria, e adquirir discernimento é melhor do que a prata” (Provérbios 16,16).
O homem mais rico dentre todos os personagens citados da Bíblia se destacou na atividade comercial (controlou rotas de comércio e estabeleceu pontos estratégicos) e também na diplomacia. Dessa forma, sabia negociar de maneira exímia. Ele almejou conhecimento para ter mérito na sua missão e colheu as consequências disso. Não à toa, até hoje referência.
“Nessa mesma noite, Deus apareceu ao rei e lhe disse: ‘Pede o que desejas que eu te dou’.
Salomão respondeu a Deus: ‘Vós tratastes meu pai Davi com uma grande benevolência e me fizestes rei em seu lugar. Senhor Deus, ratificai, portanto, a promessa que fizestes a Davi, meu pai, já que me fizestes rei de um povo numeroso como o pó da terra. Dignai-vos, portanto, conceder-me a sabedoria e a inteligência, a fim de que eu saiba como me conduzir à frente desse povo. Quem poderia governar esse povo tão grande como é o vosso?’.
Deus disse a Salomão: ‘Já que esse é o desejo de teu coração e não me pedes nem riquezas, nem tesouros, nem glória, nem a vida de teus inimigos, nem uma longa vida, mas me pedes sabedoria e inteligência a fim de bem governar o povo do qual eu te fiz rei, pois bem, a sabedoria e a inteligência dou-te, mas também riquezas, tesouros e glória mais do que jamais possuíram os reis, teus predecessores, e que jamais possuirão teus sucessores’.
Então, descendo do lugar alto de Gabaon onde estava a tenda de reunião, Salomão retornou a Jerusalém e ali reinou sobre Israel. Salomão ajuntou carros e cavalos. Possuía mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros. Colocou-os nas cidades dos carros, assim como em Jerusalém, perto de si. Graças a ele, a prata e o ouro tornaram-se em Jerusalém tão comuns como pedras e os cedros tão numerosos como os sicômoros da planície.”
(II Crônicas, 1)
Depois, Salomão edificou um templo ao nome do Senhor e construiu para si próprio um palácio. Vamos à Bíblia buscar essas inspirações e dicas para você colocar em prática na vida financeira, seja para empreender, seja para organizar o orçamento da família.
1. Esforce-se pelas suas conquistas e tenha disciplina: busque ter seus objetivos e conquistar seus méritos com esforço e bom ânimo.
“O que cultiva seu solo terá pão à vontade; o que corre atrás das vaidades se fartará de miséria.”
Provérbios, 28
2. Evite fazer empréstimos e adquirir dívidas: gaste aquilo que pode adquirir e que não vai lhe comprometer além do que tem condições de arcar. Caso esteja em situação de necessidade, busque outras alternativas menos arriscadas antes de pedir dinheiro emprestado.
“Não sejas daqueles que se obrigam, apertando a mão, e se fazem fiadores de dívidas; se não tens com que pagar, eles te arrebatarão teu leito debaixo de ti.”
Provérbios, 22
3. Tenha uma reserva: qualquer pessoa está suscetível a imprevistos – o que muda é a maneira como cada um se prepara para lidar com o amanhã.
“Vai, ó preguiçoso, ter com a formiga, observa seu proceder e torna-te sábio: ela não tem chefe, nem inspetor, nem mestre; prepara no verão sua provisão, apanha no tempo da ceifa sua comida. Até quando, ó preguiçoso, dormirás? Quando te levantarás de teu sono?”
Provérbios, 6
4. Diversifique suas fontes de renda: esse conselho tem a ver com independência. Quando se tem apenas um meio, caso exista um imprevisto com ele, pode parecer não haver saída. Contudo, quando há mais de uma base provedora, as possibilidades se expandem e o desespero fica mais distante.
“Semeia a tua semente desde a manhã e não deixes tuas mãos ociosas até a noite. Porque não sabes o que terá bom êxito, se isto ou aquilo, ou se ambas as coisas são igualmente úteis.”
Eclesiastes, 11
5. Tenha propósito e lembre que tudo vem de Deus: o propósito de viver bem financeiramente e ter mais riquezas materiais deve ser para o bem – da própria vida, da família e da sociedade. De nada valerá apenas querer ser rico, mas o que fará com aquilo que ganhar por merecimento. Aproveite para se perguntar : “o que me move”? É a partir dessa resposta que as consequências virão, se for da vontade do Pai, que tudo pode.
“Quem pratica a justiça o faz para a vida, mas quem segue o mal corre para a morte. Os homens de coração perverso são odiosos ao Senhor; os de conduta íntegra são objeto de seus favores.”
Provérbios, 11
A Bíblia traz lições e ensinamentos para todas as áreas da vida. Se você gostou desse conteúdo, aproveite para continuar a leitura:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.