O “santo das causas urgentes” quer conhecer você hoje mesmo

O “santo das causas urgentes” quer conhecer você hoje mesmo

De comandante do exército romano a fiel defensor do cristianismo, a ele recorremos quando precisamos alcançar uma graça imediata.

A cruz que levanta em sua mão direita carrega a palavra em latim “hodie”, que significa hoje. Debaixo do pé está o corvo que traz a palavra “cras”, traduzida como amanhã. Vestido com traje militar e capacete de soldado no chão para representar sua renúncia às ordens dos homens em prol dos caminhos de Jesus Cristo.

Assim é imagem do santo muito popular entre fiéis católicos, o qual tem muito a nos ensinar. Expedito, o santo das causas justas e urgentes, tem sua história marcada pela importância de seguir o cristianismo imediatamente, de não deixar para amanhã sua conversão e deveres enquanto cristão. Por isso, a ele pedimos o intermédio quando precisamos de algo que não pode esperar, que tem verdadeira urgência. O seu dia é comemorado em 19 de abril. Por isso, neste mês, temos um convite: vamos conhecê-lo mais?

Expedito era comandante da XII Legião Romana, na Armênia, chamada de Fulminata (“vem como um raio”). Para exercer um cargo dessa responsabilidade era preciso ser reconhecido pela competência, bravura e impor respeito à tropa. Com essas qualidades, conseguiu manter a disciplina dos seus soldados, que tinham a missão de defender as fronteiras orientais contra os asiáticos. Existiam muitos cristãos no grupo, e foi por meio deles que Expedito teve seus primeiros contatos com o cristianismo.

Apesar da destacada competência e habilidade para solucionar questões em tempos de guerra e em tempos de paz, e mesmo sendo tocado pelo que aprendia com os colegas cristãos, ele procrastinava sua entrega e conversão, além de ter uma vida de vadiagem. Seguia focado no trabalho, porém deixando a vida espiritual em segundo plano.

Sonho transformador

A força que faltava para a conversão de Santo Expedito veio por meio de um sonho. Conta-se que ele sonhou com um corvo como um espírito maligno, que carregava a palavra cras (amanhã). O santo teria pisado no corvo e dito hodie (hoje). Quando acordou, estava completamente decidido pela sua conversão, que seria imediata. O comandante seguiu o que ordenou Jesus sobre evangelizar e conseguiu a conversão de mais soldados.

Porém, esse comportamento despertou a ira do imperador Diocleciano, que começou a perseguir o grupo de novos cristãos, especialmente Expedito, devido a seu posto de comando e à influência que exercia pela admiração que despertava nas pessoas. O santo foi convidado a renunciar a sua fé, mas não aceitou e, por isso, teve sua morte ordenada em 19 de abril de 303 d.C., quando foi torturado e decapitado.

Curiosidades sobre Santo Expedito

A vida de Santo Expedito é cercada de mistérios. Não há muitas certezas, inclusive sobre seu nome, que pode ser um apelido, pois Expedito vem do latim e significa “rápido, ativo, ligeiro”. Igrejas em homenagem a ele se espalharam em todo o mundo.

No Brasil, a capela mais antiga construída em sua homenagem está na cidade de São Paulo e é de 1942. Na cidade de Santo Expedito, no interior paulista, todos os anos há uma procissão especial. Na capela do Jaçanã, no mesmo Estado, passam mais de 120 mil pessoas na data festiva do santo e muitos fiéis se vestem como ele na procissão. No Rio Grande do Sul também existe uma cidade com seu nome. Muitos fiéis, quando têm uma graça alcançada, fazem faixas de agradecimento e distribuem santinhos com a sua oração. (colocar foto disso)

  • Dia do santo: 19 de abril
  • Local de nascimento: Capadócia (atual Armênia)
  • Padroeiro dos militares, estudantes e viajantes
  • Profissão: Comandante (equivalente a um general)
Oração a Santo Expedito
(Para problemas que precisam de solução urgente)

Oh! Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes,
intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo,
para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança.
Meu Santo Expedito, tu que és o Santo guerreiro;
tu que és o Santo dos aflitos e desamparados;
tu que és o Santo dos desempregados;
tu que és o Santo das causas urgentes,
protege-me, ajuda-me,
concedendo-me força, coragem e serenidade.
Atende meu pedido! (Fazer o pedido)
Meu Santo Expedito, ajudai-me a superar estas horas difíceis,
protegendo-me de todos os que possam me prejudicar,
protegendo minha família, atende meu pedido com urgência,
devolvendo-me a paz e a tranquilidade.
Meu Santo Expedito!
Estarei agradecido pelo resto de minha vida
e propagarei teu nome a todos os que tiverem fé.
Amém!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Francisco Vitor
    Resolver uma causa na justiça
  • jOSÉ FCO HAHNER
    SOU DEVOTO DO SANTO EPEDITO, ME AJUDOU MUITO

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.