O vazio que sentimos e o exemplo da Samaritana

O vazio que sentimos e o exemplo da Samaritana

Você já sentiu um sentimento sem nome, aquela sensação de que falta algo, mas não sabe exatamente o quê? É possível buscar diversas fontes para essas sensações que muitas vezes nos capturam. Uma das principais é a necessidade de alimentar a fé: encontrar nosso caminho e reconhecer quais são os desejos do Pai.

A fé é fortalecida em ações e orações. Um comportamento indicado é a busca pela intimidade com Jesus Cristo a partir de experiências que pessoas como nós tiveram com Ele.

Jesus e a Samaritana

Quem era ela?

Mulher de Samaria que passou por cinco casamentos, se sentia mal-amada e vivia em busca da felicidade. Levada ao contexto daquela época, era estigmatizada por ser mulher e tinha uma situação financeira difícil.

Rejeitada, foi ao poço ao meio-dia para evitar o encontro com as mulheres consideradas de boa índole. E quem ela encontra no local? Jesus, que conversou com ela, mostrou-lhe que a conhecia verdadeiramente e que Ele era o Cristo, em um gesto de quebra de preconceitos.

Ao ir em busca de água, Jesus lhe apresentou a Água Viva, a fonte verdadeira para suprir sua sede.

Em seu livro “Encontros” (editora Petra), Padre Reginaldo Manzotti escreveu sobre o encontro de Jesus e da mulher samaritana. O Sacerdote deixa a reflexão:

“Não posso oferecer uma água e dizer que não haverá mais problemas e doenças, ou que todas as dificuldades financeiras serão resolvidas. Eu estaria sendo leviano e agiria como profeta de mim mesmo se prometesse esse tipo de intervenção da parte de Deus. Nem Seu Filho prometeu que não teremos cruzes, e quem diz o contrário é charlatão, pois Jesus orientou-nos a tomarmos a nossa cruz e O seguirmos (cf. Mateus 16,24). Ele próprio, Água Viva capaz de nos levar à vida eterna, não diz à samaritana que ela jamais terá problemas dali em diante, e sim que estará sempre lá para matar sua sede”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.