“Oração não é aspirina”, lembra Papa Francisco aos fiéis

“Oração não é aspirina”, lembra Papa Francisco aos fiéis

Nas palavras do Papa Francisco, “não é ‘eu rezo para ficar bem’, como se tomasse uma aspirina. Não é ‘eu rezo para obter isso’”. Como ressaltou o Pontífice em uma fala de 2016, a oração não pode ser vista como uma moeda de troca ou qualquer tipo de negociação com Deus.

Em outra oportunidade, ao rezar com fiéis na Praça São Pedro o Angelus dominical, em 2021, o Papa questionou o que é a fé. “Se é principalmente um dever ou uma moeda de troca, estamos no caminho errado, porque a salvação é um dom e não um dever, é gratuita e não se pode comprar. O primeiro passo, portanto, é nos libertarmos de uma fé ‘comercial e mecânica’”.

No dia a dia, entre correria, fraquezas e falta de disciplina na fé, as pessoas podem cair no erro de rezar, ou mesmo fazer promessas, como se elas fossem uma troca ou “toma lá dá cá”. Por exemplo: quem faz suas orações e promete determinado comportamento para melhor caso consiga uma conquista específica.

Esse comportamento pode ser bastante comum, mesmo entre pessoas que nem notam que o estão adotando para a vida. Mas então, o que é rezar e qual a forma que agrada os planos de Deus? Como já escreveu e explicou Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar É Preciso, todas as pessoas seriam melhores se rezassem mais e se meditassem mais a Palavra de Deus.

“Seríamos pessoas mais equilibradas, mais centradas, mais serenas, mais sábias, mais santas e mais perfeitas”, afirma Padre Reginaldo em um artigo. Ele relembra que Jesus foi quem ensinou seus discípulos a rezar. “Nosso Senhor se recolhia e vivia em constante oração. Ao observá-lo e quererem chegar cada vez mais perto do que Ele é, os doze escolhidos entendiam que isso aconteceria por meio da oração: ‘Senhor, ensina-nos a rezar?’” (LC 11, 1).

Rezar transforma, fortalece, aproxima de Deus e do que Ele deseja para cada filho. Contudo, para que isso aconteça, a oração deve ser uma verdadeira entrega, pautada na confiança na Palavra.

“Vivemos olhando para o relógio, tem que fazer isso, olha no relógio, tem que fazer aquilo. Mas, por que não temos o mesmo cronômetro para a oração? Acabamos nos tornando pessoas desintegradas, desequilibradas até! Pessoas rabugentas e revoltadas, por falta de oração”, alerta o fundador a Obra Evangelizar. Seja ao celebrar a Santa Missa, seja pelas redes sociais, o Sacerdote tem constantemente pedido aos fiéis que entendam a importância e coloquem em prática o poder da oração.

“Muitas vezes, quando rezamos, cometemos um grave erro, porque nas orações vamos atropelando tudo. Queremos nos concentrar, queremos falar. A oração tem métodos, por isso se observarmos, o Pai-Nosso começa com louvação, petição e submissão. Submissão no sentido positivo da palavra”, esclarece.

Como se aproximar de Deus com uma rotina de orações

Embora desde muito cedo todos falem em rezar ou fazer orações, a prática tende a ser potencializada com o tempo e há maneiras de aprender. Para iniciar uma rotina de orações, alguns passos estão relacionados a conteúdo da oração, ao tempo reservado e à forma de orar. A teóloga Sonia Maria Gaio, que é catequista do Catecumenato no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Curitiba (PR), explica que estabelecer uma rotina de orações exige esforço e deixa dicas para essa busca:

  • Conteúdo da oração: as orações podem ser de louvor, agradecimento, pedidos de perdão, súplicas, intercessão. Podem ser orações devocionais (decoradas, rosários, novenas, fórmulas). “O tema da oração é muito amplo e vale ler as citações do Catecismo da Igreja Católica, que auxiliarão para aprofundar o tema”, explica.
  • Por mim ou pelo próximo? A oração individual é importante, assim como as realizadas com companhia. Da mesma maneira, é possível rezar para si, para a família, para o próximo. Há a oração pessoal, louvor, agradecimentos, súplicas em nossas necessidades, intercessão pelo próximo e participação nas orações comunitárias.
  • Ambiente para orações: muitas vezes, Jesus se retirava para as montanhas para orar em silêncio. Os momentos de silêncio são importantes. Além das orações devocionais, são momento em que Deus fala. Em casa, é possível ter pequeno altar, oratório, imagens sagradas, como a de Nossa Senhora, crucifixo, o santo devocional e a Bíblia Sagrada.
  • Postura: a postura correta é aquela que deixa o orante mais confortável, sempre lembrando que está falando com Ele. Rezar de joelhos é um sinal de humildade para apresentar súplicas e agradecimentos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.