Os quatro ingredientes que transformam sonhos em realidade

Os quatro ingredientes que transformam sonhos em realidade

No final de ano, é comum que muitas pessoas fiquem melancólicas pelas metas que não conseguiram realizar no ano que passou. Acontece que esse também é um período de esperança, de preparação de novas metas e de novos sonhos.

Ao longo da minha caminhada, percebi que os sonhos se transformam em realidade e que, mesmo diante dos “espinhos” e das frustrações da vida, a doçura do nosso coração precisa continuar viva.

A amargura do excesso de realismo faz mal para nós mesmos. Mas não adianta criar altas expectativas com sonhos distantes se não houver empenho e disciplina no cotidiano da nossa vida. Pensando nisso, decidi revelar os quatro “ingredientes” que me ajudaram a transformar aspirações em realidade, para incentivar o leitor a realizar as suas metas.

Determinação

Metas de longo prazo exigem determinação. Muitas pessoas abandonam projetos pela metade, pois deixam a ansiedade e a falta de esperança contaminarem seu cotidiano.

Para realizar os seus anseios, é preciso analisar o que realmente quer e se tem energia para “mergulhar” com determinação total num projeto até sua finalização.

Você precisa caminhar em direção aos seus sonhos todos os dias. O mais importante é estar no caminho certo e não desistir dele por qualquer coisa. Determinação envolve persistência, paixão e autoconfiança.

Amor

A paixão por algo dura pouco e some na primeira dificuldade, mas o amor é capaz de mantê-lo fiel ao seu sonho por toda a sua vida, ainda que a realização dele demore muitos anos. Amar um sonho é estar disposto a fazer sacrifícios por ele, ainda que não seja possível visualizar nenhum resultado imediato.

Muitas pessoas não realizam os seus desejos porque não conseguem visualizar os frutos e acham que não vale a pena o sacrifício por algo que não tem a garantia da realização. Eu, porém, acredito que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, assim como dizia o grande poeta Fernando Pessoa.

Se a sua alma carrega um grande sonho, Deus permitiu que você se sentisse tocado por determinada atividade por algum motivo. Todavia, o propósito será revelado, dentro da sua jornada, depois que abraçá-lo com coragem e amor. 

Quando você realmente ama uma atividade, não se importa se haverá ou não a realização do seu sonho. O amor pelo trabalho já é a recompensa por si só, pois a atividade preenche a alma de satisfação por dentro.

Somente o amor é capaz de proporcionar felicidade para os sonhadores durante o caminho, retirar a ansiedade pelo resultado imediato, gerar resiliência no meio das dificuldades e dar asas para alcançar as metas mais sublimes. O amor aponta o verdadeiro caminho, pois ele nos impulsiona a fazer caridade e a compartilhar os frutos dos nossos sonhos com as outras pessoas quando eles se realizam.

Além do mais, ainda que não realize o seu objetivo da maneira como desejou, Deus pode usar o seu caminho para indicar outros propósitos, pessoas e coisas que você não conheceria se não estivesse envolvido com essa aspiração. O alívio por ter, pelo menos, tentado realizar algo é melhor que a dúvida daquele que nunca nem sequer tentou realizar os seus sonhos.

Disciplina

A disciplina é mais importante que a intensidade. Muitos indivíduos trabalham com total energia no início de um projeto, mas abandonam um sonho logo no primeiro desafio pela falta de disciplina.

Mesmo quando abraçamos um projeto que amamos, haverá momentos em que a paixão não será suficiente para driblar as dificuldades. Em vez de gastar toda a sua energia e paixão no início da execução do projeto, comece devagar e aumente o ritmo naturalmente no dia a dia.

Faça um pouquinho a cada dia e verá que é possível executar uma obra grande no final do ano que passou. O ano tem 365 dias. Então, se você der um pequeno passo diário em direção ao seu sonho, terá centenas de movimentos bem direcionados no caminho certo. Os pequenos passos feitos em silêncio geram o ritmo da vida das suas aspirações quando são somados.

Se você quer ser escritor, experimente escrever um pouco a cada dia. Se quer ser cantor, treine a sua voz um pouquinho a cada dia. Se aspira ser artista, reserve um intervalo do seu dia para desenhar e pintar. Com organização e disciplina, é possível separar alguns minutos do dia para se conectar com os sonhos. Acredite: cada minuto vivido com disciplina é precioso.

Desprendimento

O último ingrediente, infelizmente, é pouco conhecido. A maioria das pessoas acredita que precisa estar apegada ao sonho para que ele se realize. Ocorre que as aspirações se transformam em realidade na vida daqueles que estão felizes, trabalhando com amor e que não estão aguardando o resultado com ansiedade.

Por incrível que pareça, quanto mais queremos uma coisa, menos ela acontece. A realização de um sonho é um jogo de “querer” e “não querer”, “desejar” e “não se importar”, “estar apaixonado” e “abrir mão do resultado”. Quem reclama das suas frustrações do passado e sente amargura pelos desejos que não foram realizados não abre espaço para a realização de novos sonhos em sua vida.

É primordial trabalhar a abnegação e o desapego dentro de si para que um sonho importante se realize. O apego do nosso ego não pode ser maior que o amor que a nossa alma sente por ele.

Preocupações com reconhecimento, aplausos, grandeza, glamour e riqueza são geradas pelo orgulho e não pela alma. Realizar um sonho não traz, necessariamente, fama, fortuna e milhares de seguidores nas redes sociais. A nossa sociedade colocou na cabeça das pessoas que é imprescindível alcançar a fama para ser feliz com um sonho, o que não é verdade.

Há muitos famosos infelizes, assim como há muitos artistas anônimos com o coração cheio de felicidade. Quem disse que um artista nasce com uma “estrela” ou que é crucial ser famoso para abraçar uma atividade? É possível ser um escritor anônimo, um cantor amador, um poeta de versos livres, um ator desconhecido que prefere atuar no teatro e um atleta de partidas amistosas. Eles também estão no caminho dos sonhos.

Os indivíduos pioneiros que realizam os seus sonhos são autênticos, não se preocupam com os modelos de sucesso da sociedade, enfrentam novos caminhos e exploram novos padrões. Com humildade e amor, podemos apreciar as pequenas conquistas e um caminho simples.

Sentir-se realizado tem a ver com a alegria do seu coração e não com o cumprimento das expectativas sociais. Desapegar-se de padrões impostos pelos outros nas mídias digitais gera a verdadeira liberdade de sonhar.

Ficamos mais abertos às bênçãos de Deus quando temos um coração puro e apresentamos total desprendimento em relação ao resultado de um sonho. Demonstra abnegação quem é capaz de entregar os seus desejos nas mãos de Deus em vez de alimentar o apego e a ansiedade. O caminho da alma abnegada é bem melhor que o caminho do ego.

Por fim, quero encerrar este artigo com a mensagem bíblica que promete a realização dos sonhos de todos aqueles que entregam os seus planos nas mãos de Deus:

“Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito” (Provérbios 16,3).

Desejo a todos os leitores do portal IDe+ um próspero Ano Novo e que todos os seus sonhos se realizem em 2025!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.