Padre Johnny: filme é baseado numa história real

Padre Johnny: filme é baseado numa história real Foto: Netflix / Divulgação

Chegando a ocupar o segundo lugar entre os mais assistidos pelos assinantes brasileiros do streaming Netflix, o filme Padre Johnny é um drama polonês baseado numa história real. Superação e fé, sensível e marcante, a história cai como uma luva para aqueles que acreditam na capacidade de transformação por meio do amor.

Protagonizado pelos atores Dawid Ogrodnik e Piotr Trojan, o filme conta o encontro do Padre Johnny, fundador e diretor de um hospital psiquiátrico, com Patryk, um homem com extensa ficha criminal e que pode substituir a prisão pela prestação de serviços comunitários na instituição. Viciado em drogas e com comportamentos autodestrutivos, o rapaz se dedica aos serviços, faz amizades e vai mudando sua maneira de agir.

Além de tudo, é uma história que nos faz refletir não só a respeito do fim da vida, como também sobre o começo de uma nova.

A vida de Jan

O protagonista do longa é inspirado em Jan Kaczkowski, nascido na cidade de Gdynia, na Polônia, em 19 de julho de 1977, sacerdote católico, doutor em ciências teológicas, bioeticista, vlogger polonês, fundador e diretor do Hospício de Puck, até a sua morte em 2016.

Ordenado padre em 2002, Padre Johnny, como era mais conhecido, dedicou-se à construção do hospital apenas dois anos depois. Como diretor, envolveu jovens em conflito com a lei no voluntariado do hospício. Além de trabalhar no hospital psiquiátrico, atuou como catequista em uma escola secundária de 2004 a 2011, foi professor de bioética na Universidade Nicolau Copérnico de Torun, embaixador da Jornada Mundial da Juventude organizada na Cracóvia em 2016.

Com uma saúde frágil desde o nascimento, com um grave déficit de visão e paresia do lado esquerdo, foi diagnosticado com glioblastoma – um grave tumor no cérebro – e morreu da doença em 28 de março de 2016.

Em seu trabalho litúrgico, Jan costumava visitar muitas pessoas com câncer nos hospitais da região. Ao presenciar os desafios encarados pelos pacientes, decidiu fundar um hospital voltado, principalmente, para cuidados paliativos. Foi uma missão de grande sacrifício pessoal, mas que contou com apoio de médicos e enfermeiras.

O hospital fundado por Padre Johnny foi dedicado ao São Padre Pio, um padre italiano conhecido por seus atos de caridade. Ele também escreveu vários livros, nos quais conta sobre aproveitar a vida e lidar com as doenças terminais.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Valéria
    Gosto muito de filmes poloneses e assisti esse. Não sabia que era é baseado em uma história real, que bacana!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.