Papa Francisco destaca o papel do esporte na construção da paz

Papa Francisco destaca o papel do esporte na construção da paz

Em 6 de abril, o mundo celebrou o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento. Momento de refletir sobre a importância do esporte como aglutinador social, símbolo de unidade e transformador de vidas, principalmente em locais menos favorecidos.

Na catequese da Audiência Geral da última quarta-feira (5) no Vaticano, Papa Francisco lembrou a data e comentou sobre a importância do esporte como instrumento da união, principalmente no atual contexto mundial, repleto de conflitos e guerra.

“Espero que a data contribua para intensificar as intenções de solidariedade e as atitudes de amizade e de partilha fraterna”, disse o Sumo Pontífice aos fiéis na Praça São Pedro. Ele já havia falado sobre o assunto ano passado, durante a Cúpula Internacional do Esporte, realizada no Vaticano.

“Se o mundo do esporte transmite unidade e coesão, pode se tornar um aliado formidável na construção da paz”, afirmou.

Transformando vidas pelo esporte

Quem conhece de perto o caráter educativo e transformador do esporte na vida de crianças e jovens é Padre Diogo Albuquerque que, além de jogar basquete, mantém um trabalho social com jovens de periferia, onde a atividade esportiva tem papel bastante relevante. Padre Diogo é uma das atrações do Vozes, novo programa da TV Evangelizar, com Sacerdotes, religiosos e religiosas que fazem da música um instrumento de evangelização, assim como o esporte também é capaz de fazer.

Padre Diogo Albuquerque – Clipe da música “Quem tem ouvidos ouça”

Aliás, o esporte tem transformado de fato a vida de muita gente, do jovem anônimo da periferia até atletas famosos, de reconhecimento internacional; como a judoca Rafaela Silva, medalhista olímpica em 2016, no Rio de Janeiro. Nascida e criada na comunidade de Cidade de Deus, ela conta que o pai a colocou nas aulas de judô para que ela parasse de brigar na rua.

Rafaela não só parou de ter problemas de indisciplina. Focada na disciplina do tatame, se tornou a primeira e única mulher brasileira com o título mundial e olímpico de judô.

Outro exemplo de que o esporte é capaz de fazer na vida de um jovem é Isaquias Queiroz, ganhador da primeira medalha de ouro para o Brasil na modalidade, em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio. Nascido na cidade em Ubaitaba, interior da Bahia, ele pilotava canoa, transportando pessoas no rio das Contas, para ganhar algum dinheiro e ajudar a família. Hoje ele é destaque no mundo inteiro, pode-se dizer, por causa do esporte.

O que significa a data

O Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento foi criado pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2013, sendo celebrado todos os anos no dia 6 de abril.

A criação da data alusiva ao esporte está ligada aos preceitos contidos no ato constitutivo da própria Unesco, de 1945, que diz: “Se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.