Passo a passo para planejar sua rotina de fé

Passo a passo para planejar sua rotina de fé

A oração é um alimento espiritual. É o momento de encontro com Deus, de se entregar a Ele e se fortalecer. As pessoas que têm ao longo da vida mais contato com os ensinamentos cristãos sabem que fazer suas orações é algo tão importante quanto as atividades do trabalho ou se alimentar. Em tempos modernos, de correria, interação por meio da tecnologia e outros apelos, muitas vezes quem não tem estímulo de seus ambientes, familiares ou do trabalho, acaba por não priorizar ou mesmo se esquece dos momentos de oração.

Porém, nunca é tarde para fazer o caminho da fé e ter a certeza de um amparo divino e perfeito para cada um. O contato e a intimidade com Deus vão sendo aperfeiçoados com o tempo. Quanto mais O buscamos, mais fortalecemos esse laço. Precisa ser cultivado, posto que é hábito, mas, acima de tudo, é preciso querer o encontro e a experiência com Deus.

De acordo com a religiosa Claudia Câmara, da Congregação Salvatoriana, existem muitas formas de rezar e cada pessoa pode ter o seu próprio jeito mais adequado e agradável.

“A oração é uma busca do encontro com Deus, seja no trabalho, seja em casa, seja na Igreja, podemos encontrá-lO em todos os lugares”. Ela acrescenta que, para quem segue a vocação religiosa, existem rotinas mais regradas.

 

Veja 6 passos para ter uma rotina de fé

1. Faça parte de grupos de oração

Os grupos de oração, que existem em diversas paróquias, são uma ótima forma de ter mais contato com as orações e discipliná-las, já que há horários marcados para os encontros. Outro fator positivo é que todos ali também estão em busca dessa experiência e podem ser influências positivas na busca pelo fortalecimento da fé.

2. Veja o seu dia e inclua a oração

Anote tudo que você faz no dia e pense em qual ou quais daqueles momentos consegue melhor perseverar na oração. Portanto, é viável estabelecer um horário e se comprometer com ele. O ideal é que seja antes de sair para os compromissos para não permitir que o que está por vir, caso saia dos planos, altere o seu encontro de fé. Outra boa opção é fazer as orações antes de dormir ou assim que acordar. Com o tempo, o hábito vai se tornar tão natural e necessário para o seu dia que os acontecimentos não vão atrapalhar.

3. Se entregue e entregue o próximo

Tanto é válido rezar por você mesmo quanto pelo próximo. A gente precisa dessa força maior como base até mesmo para ajudar aos outros. Por isso, mesmo que suas orações sejam voltadas a outra pessoa, peça sempre que Deus, Maria, o Anjo da Guarda e os santos o protejam para que possa ser também um auxílio a quem precisa aqui na Terra.

4. Monte o seu ambiente de oração

Um lugar com plantas, com almofadas, claro ou a forma que for mais agradável e mais paz lhe proporcionar. Criar o seu espaço de orações é também uma forma de organizar a rotina de fé e ele deve ser o que faz você querer estar ali. Um objeto sagrado é também importante pela conexão feita. A partir do momento que você tem bem perto uma imagem de Maria, de Jesus ou outro símbolo sacro, a conexão e a sua fé podem ser fortalecidas. Estar no ambiente sagrado é um convite para uma oração.

5. Contemplar a natureza

Jesus muitas vezes ia até a montanha para fazer suas orações. Ele é o maior exemplo para nós e o contato com a natureza é também uma boa forma de fortalecimento da fé. Olhar tudo que Deus fez e pensar como Ele é maravilhoso e divino, como cada detalhe foi pensado, como as coisas são interligadas de maneira bela. Por isso, uma boa dica é procurar pelo menos um dia da semana ir até um lugar como parque, praia, um jardim e outras possibilidades que nos permitam essa conexão.

6. Procure conhecer os santos

Conhecer a história dos santos é também uma boa forma de buscar a disciplina na fé. Saber como foi a vida deles, se inspirar e se identificar com eles e, assim, pensar que todos nós podemos buscar a santidade e seguir os caminhos de Deus. Esse envolvimento pode fazer muito bem para a alma e criar laços de fé com figuras importantes para a Igreja Católica e para Deus.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Lu Carvalho
    Uma belíssima formação. Esse conteúdo me ajudou bastante.
  • Frank
    Ótimo conteúdo Ide+. UMA FERRAMENTA PODEROSA DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL COM PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA PAIS E EDUCADORES. 👇 https://bit.ly/3RAHTzS

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.