Preguiça de ir à Missa? Veja por que é preciso acabar com isso

Preguiça de ir à Missa? Veja por que é preciso acabar com isso

Foto: Felipe Gusso

 

Para católicos, a celebração da Santa Missa é um importante ritual da prática da fé, tanto pela visita à casa de Deus quanto pelo compromisso religioso de guardar as celebrações. No entanto, por vezes, na rotina agitada das famílias, “encontrar tempo” pode se tornar um desafio. E aí, então, nos finais de semana, com cansaço e compromissos diversos, muitos acabam deixando as celebrações de lado. 

Esse desleixo, falta de compromisso ou até preguiça, no entanto, pode se tornar perigoso, sobretudo, se ficar frequente. Nesse processo, por vezes, damos espaço ao acaso, como por exemplo, quando pela manhã decidimos não ir à Missa para dormir e, mais tarde, acabamos recebendo visita surpresa de um amigo e somos impedidos de sair. Nesses casos, estamos nos rendendo a um pecado capital. 

Por isso, começaremos a semana contando para vocês quão importante é priorizar esse compromisso.

 

Por que é tão importante ir à Missa?

A Missa é a oração por excelência. Quando católicos, por algum motivo, faltam à essa celebração, perdem o maior momento de render graças a Deus. No Catecismo, aprendemos que a celebração da Eucaristia está no coração da vida na Igreja. Assim, ela traz benefícios ao nosso corpo e espírito, fortalecendo nossa fé. 

O Papa São João Paulo, ao falar sobre o Catecismo da Igreja Católica, lembrou que “a Tradição da Igreja nos ajuda a guardar a memória de uma exortação que permanece sempre atual. Vir cedo à igreja, aproximar-se do Senhor e confessar os próprios pecados, arrepender-se deles na oração […], assistir à santa e divina liturgia, acabar a sua oração e não sair antes da despedida […]”. 

Outro benefício da missa é a assembleia reunida. Segundo São João Crisóstomo, “podes também rezar em tua casa; mas não podes rezar aí como na igreja, onde muitos se reúnem, onde o grito é lançado a Deus de um só coração. […] Há lá qualquer coisa mais: a união dos espíritos, a harmonia das almas, o laço da caridade, as orações dos sacerdotes” (PAPA SÃO JOÃO PAULO II. Catecismo da Igreja Católica, § 2179).

Orar com a paróquia é uma expressão valiosa da vida litúrgica em comunidade, que se reúne e se fortalece em oração na santa celebração. Na paróquia, praticamos os ensinamentos de Deus e a caridade do Senhor em obras fraternas. 

Além disso, quando recebemos a palavra de Deus na Casa do Pai, podemos sentir, constantemente, a presença do Espírito Santo, irrompendo, imprevisível e generoso, com a riqueza dos seus dons. Para nossa alma e espírito, a palavra de Deus, sobretudo na casa dEle é o alimento nutrido que necessitamos.

Pertencer à Igreja é saudável ao corpo, à mente e ao espírito e, por isso, sempre devemos nos lembrar do alimento valioso que é a palavra de Deus e que tal fome deve ser saciada diariamente.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Aparecida Brandão
    Achei maravilhoso lindo como falar da missa . Era essa explicação que eu estava precisando. Quando uma pessoa falar pra mim. Missa é uma rotina. Eu não soube falar não soube de fender Jesus não soube explicar a importância da Santa missa
  • Eli
    Fui da Pia União com uma criação interna até os 8 anos em colégio .Me casei com a Faixa azul de Filha de Maria ,porém hoje assisto pela TV. Não sou mais assídua. Fico muito mal ao ter que ficar sentada , levantando ,de joelho , com necessidade de caminhar e sem posição na missa . Com artrose ,fibromialgia e,lombar e vascular e artrose nos joelhos , não encontro posição de postura .Sinto muitas dores , o que me faz passar mal . Tenho que estar sempre em movimento .À momentos que sinto necessidade de deitar ,como faço em casa ,paro tudo o que estou fazendo e dou uma recostada na cama .Não é falta de vontade ,não aguento uma missa toda .Porém sigo com as responsabilidades com as Igrejas e não perco a fé, indo nos momentos que posso entrar ,sair e agir de acordo com meu corpo sem ser alvo de " o porque está pessoa não para quieta "Não deixo a minha fé, pela minha ausência . Só TV e redes sociais mesmo .
  • Tatyana Casarino
    Eu adoro ir à missa todos os domingos. Gosto muito da homilia.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.