Um dia para pegar carona com a sustentabilidade: em 22 de setembro, cidades do mundo inteiro se unem em um esforço conjunto para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. A data, que surgiu de maneira orgânica em diferentes partes do planeta, é uma oportunidade para repensar a relação com a mobilidade urbana e considerar alternativas sustentáveis para o transporte.
Quais medidas você tem adotado para reduzir o impacto ambiental? A data é um convite a dar esse passo, ao instigar um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todos.
O Dia Mundial Sem Carro não tem uma origem única, mas sua essência é impulsionada por uma necessidade universal: reduzir o impacto negativo do uso excessivo de veículos automotores nas cidades. A conscientização sobre os problemas de poluição do ar, congestionamento e dependência de combustíveis fósseis deu origem a essa iniciativa.
Em 1997, a primeira edição oficial aconteceu na França, em resposta a um aumento preocupante na poluição do ar. Desde então, ganhou força e se espalhou por todo o mundo.
A ideia é incentivar meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas, transporte público e caminhadas.
Não é preciso viver em uma cidade grande para abraçar a ideia do Dia Mundial Sem Carro. Em qualquer lugar, é possível promover mudanças positivas na mobilidade urbana.
Você pode escolher esse dia, e vários outros, para ir de bicicleta aos destinos, caminhar, usar transporte público ou combinar uma carona em um grupo e, assim, reduzir a quantidade de automóveis nas ruas.
Você vai aderir ao Dia Mundial Sem Carro? Deixe nos comentários qual opção de deslocamento escolhida por você.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.