Presépio de São Francisco completa 800 anos de história

Presépio de São Francisco completa 800 anos de história

Além de todo simbolismo no Natal e do nascimento do Salvador, este ano há mais uma comemoração especial. O presépio, que é uma das mais belas tradições natalinas, completa 800 anos desde sua criação por São Francisco de Assis. Em 1223, apenas três anos antes de sua morte, o Santo protetor dos animais recriou o nascimento de Jesus na pequena localidade de Greccio, a cerca de 90 quilômetros de Roma.

O gesto de São Francisco relembra a humildade do Filho de Deus ao nascer em Belém, com a presença de animais, feno e uma manjedoura. Com essa criação, ele permitiu que as pessoas tivessem um encontro ainda mais profundo e real com o mistério da Encarnação.

Ao longo dos anos, a tradição se espalhou, consolidou-se em Greccio e se expandiu pelo mundo cristão. Hoje, milhares de peregrinos visitam o local anualmente para ver de perto a gruta onde São Francisco montou o primeiro presépio.

Significado do presépio

O presépio, que pode ser montado em família, seguindo todos os passos da Tradição, é uma ferramenta de evangelização, que aproxima as pessoas da história de Belém e representa um convite a viver com simplicidade, a partir da inspiração na vida simples que Jesus escolheu como exemplo para todos os Seus filhos.

Papa Francisco destaca o presépio como um convite a seguir o caminho de humildade de Deus, que se fez homem para viver entre as pessoas. Além disso, o Pontífice ressalta o apelo à misericórdia ao servir os mais necessitados.

Em 27 de setembro deste ano, o Santo Padre escreveu sobre a emoção provocada pelo Presépio de São Francisco:

“O primeiro biógrafo de São Francisco, Tommaso da Celano, descreve a noite de Natal de 1223, cujo oitavo centenário festejamos este ano. Quando Francisco chegou, encontrou o berço com a palha, a vaca e o burrinho. As pessoas que acorreram manifestaram uma alegria indescritível, nunca antes experimentada, perante aquela cena de Natal. Depois o sacerdote celebrou solenemente a Eucaristia sobre a manjedoura, mostrando assim a ligação entre a Encarnação do Filho de Deus e a Eucaristia. Em Greccio não existia então nenhuma figura: o presépio foi feito e vivido pelos próprios presentes. Estou certo de que o primeiro presépio, que realizou uma grande obra de evangelização, pode ocasionar ainda hoje espanto e maravilha. Assim, o que São Francisco realizou com a simplicidade daquele gesto permanece nos nossos dias uma forma genuína da beleza da nossa fé”.

  • Quer saber mais sobre outros símbolos do Natal? CLIQUE AQUI.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.