Psicologia e fé unidas em prol da humanidade

Psicologia e fé unidas em prol da humanidade

A psicologia, como se conhece hoje, é uma profissão considerada recente. No entanto, há registros de que os indivíduos já utilizavam dos preceitos psicológicos desde a Grécia antiga, com reflexões que vão de Aristóteles a Platão. 

A evolução da ciência que se dedica a compreender o comportamento humano foi gradativa e nos dias atuais é uma das mais importantes. Afinal de contas, pouco a pouco foi compreendida a necessidade do equilíbrio da saúde mental e da qualidade de vida baseada no amor e no autoconhecimento. 

Em 27 de agosto, comemora-se o dia dos psicólogos e a data marca o dia da regulamentação  da profissão no Brasil (datada de 1962).

A fé e a psicologia caminham juntas

Há quem acredite que a fé e a psicologia não combinam. No entanto, sabe-se que o ser humano precisa do equilíbrio entre seu corpo físico e sua espiritualidade. Dessa maneira, tanto a fé quanto a psicologia ajudam a manter a alma mais segura e com força suficiente para enfrentar os desafios da vida. 

O próprio Conselho Federal de Psicologia emitiu uma nota em 2012 explicando que a psicologia e a religiosidade podem caminhar juntas, porque ambas estão presentes na cultura e participam da construção das pessoas. 

Tanto a fé quanto a psicologia são vistas, portanto, como aliadas, ou seja, complementares uma à outra. Enquanto a fé ajuda a confiar nos planos de Deus e compreender melhor o amor e a divindade, a psicologia tem como foco a compreensão das emoções e seus movimentos. Quanto mais equilíbrio se tem entre a confiança e as emoções, melhor estará o indivíduo. 

Aliadas em dias bons e ruins

A fé e a psicologia caminham tão unidas que em momentos de muitas tristezas ou de alegrias, ambas podem auxiliar a compreender emoções e sentimentos vividos. 

O luto, por exemplo, é um dos desafios nos quais as pessoas podem e devem buscar o conforto e a compreensão nas duas áreas.  Sobre o tema do luto, você pode aprender mais aqui: como a fé ajuda a viver o luto pela perda de entes queridos. 

Outro bom exemplo de como a fé e a religião podem estar lado a lado está na compreensão de angústias vividas em relacionamentos, família, amigos, etc. O sofrimento e a fé são assuntos trabalhados nesse texto aqui. 

Quando procurar ajuda de uma ou de outra?

Nem tudo pode ser resolvido com a fé, assim como nem tudo pode ser compreendido pela psicologia. Por isso mesmo o equilíbrio entre ambas é muito importante. No entanto, em alguns casos, uma pode ajudar mais do que a outra. 

Por exemplo, problemas de depressão, que devem ser observados atentamente e encontradas as melhores formas de tratamento, confiando tanto na fé quanto na ciência, sem abdicar de uma ou de outra, mas compreendendo que ambas podem fazer a diferença. Lembre-se: o equilíbrio segue como o ideal. 

O IDe+ parabeniza todos os psicólogos e psicólogas pelo seu dia, em especial, às colunistas do portal Julita Sena e Talita Rodrigues (ao clicar no nome das duas, você tem acesso a todos os conteúdos delas no site). 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Francisca Dambi
    Concordo plenamente, o comentário me foi útil, como Psicóloga, só tenho a dizer que continues, porque, voltarei a te visitar. Não tenho muito a descrever, se o conteúdo é idêntico, só pode ser conscidênçia.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.