Qual a diferença entre inferno e purgatório?

Qual a diferença entre inferno e purgatório? Obra de arte que fica em Viena, na Áustria, representa coração de Jesus e almas do purgatório

Desde criança, sempre ouvimos que “quem não for bom aqui na Terra vai para o inferno quando morrer”. Ou então, que a alma de fulano está “queimando no purgatório”. Crescemos escutando e reproduzindo essas expressões. Mas, afinal, qual a diferença entre inferno e purgatório?

O primeiro ponto a saber é que não são sinônimos, pois possuem significados diferentes. A Igreja nos ensina que após a morte temos um destino eterno, e que, de acordo com ações de cada um, mereceremos as alegrias do céu, junto a Deus, Nossa Senhora, os Anjos e Santos, ou a punição eterna do inferno, como explica Tiago Correia da Silva, bacharel em Filosofia, Comunicação e especialista em Ética.

Mas não é algo tão simples assim. Segundo Tiago, para participarmos das alegrias do céu junto a Deus, nossa alma deve estar em um estado pleno de graça.

“Então, todos aqueles que morrem, mas precisam de purificação para estar junto a Deus, passam por um estado que a Igreja chama de purgatório.”

O julgamento se a alma irá  direto para o inferno ou passará pela purificação do purgatório é exclusivamente de Deus, como explica o filósofo, e será feito de forma individual depois da morte de cada um; e, universalmente, no fim dos tempos.

No purgatório, nossa alma se purifica para que seja digna de participar do convívio com Deus no céu, algo que é afirmado na Bíblia, no livro de Macabeus:

“Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas” (2 Mac 12, 46)

Entretanto, no caso de Santos e Santas, isso não acontece, pois vão direto para o céu sem passar pelo purgatório.

Devoção às almas do purgatório

Você sabia que algumas pessoas são devotas das almas do purgatório? Tiago Correia explica que existem duas devoções comuns às almas do purgatório: a primeira é rezar pelas almas que estão em purificação para que cheguem ao paraíso. E a segunda é pedir sua intercessão por nossas necessidades.

Há uma citação de São Tomás de Aquino que explica como é possível as almas do purgatório intercederem pelos humanos:

“As almas dos mortos podem se interessar pelos vivos ainda que ignorem o seu estado, assim como os vivos podem se interessar pelas almas ainda que as ignorem. Podem as almas do purgatório conhecer as necessidades dos vivos pelas almas que partem deste mundo, ou pelos Anjos”

 

Leia mais sobre Escatologia

Escatologia: o que significa a ressurreição dos corpos?

Você sabe o que significa escatologia?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Arqueduque Alexus Melus De Langdoc
    VEJA BEM: NOSSA PURIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO É PRODUZIDA PELA APROXIMAÇÃO DE DEUS VIDE: ISAÍAS 6.5, EX.20.18-2O, AP. 1.17-18, ATOS 9.3-6, ATOS 7.55-60. Sabemos que o purgatório é um local similar ao inferno de sofrimento e portanto de completa ausência e distanciamento DE DEUS!! Sendo assim, tal sofrimento não poderia nos purificar!!!! Seria como o sofrimento do usuário de crack que vive na Cracolândia!!!? O que pode nos transformar para melhor é A PRESENÇA DE DEUS, NÃO O SEU AFASTAMENTO!!
  • Claudiana P da Silva
    Tudo que se trata. Da Santa Divina justiça e Misericórdia de Deus. É tudo muito lindo.
  • Katiana campelo
    Um espírito quem já morreu alma SAMOS nós viventes como um sofredor pode ajudar outro como um atribulado perturbado no purgatório pode ajudar outro pertupado atribulado isso não exitem mais Deus Jesus sim cura SALVA e liberta
  • Malu Braga
    Deixou mais claro o ensinamento que eu já tinha conhecimento
  • Francisco Gleydson de Oliveira Cruz
    Muito bom
  • Antônio Teodoro
    Gostei muito muito interessante , amei !
  • Marlene santos monteiro
    Muito obrigada por toda esse esclarecimento sobre o purgatório. Amei este conteúdo
  • Telma de Souza barros/ 31 996323553. S. Lagoas Minas
    Só existe morte e vida.Paraíso e o inferno .Para Deus os mortos não se comunica com os vivos aqui na terra ou vice verso. Aqui em nosso planeta O Pai Eterno dá muitas oportunidades para escolher. Há um abismo ente o céu e o inferno ou Paraíso e Hades. Inferno aqui para nós é nossa purificação como vivos para sermos Santos. ,"Seja o homem ,embora tem doença para morte.como.mentiroso e Deus como verdadeiro*. Onde está está palavra nas santas escrituras? Se o morro.aparece em sonhos para os vivos sem determinar nada é a nossa memória. Do contrário é o diabo para fugir de Cristo nossos Salvador e Mestre da Palavra. Ni Céu só mora Deus Pai e Filho e seus anjos. Nos paraíso Maria Santíssima e todos os Santos Mártires. No Julgamento final nós os convertidos mortos e vivos. Assim seja. Obg E. Santo em mim.🙏
  • Tatyana Casarino
    É verdade que as almas do purgatório querem fazer o bem para as pessoas da Terra como uma forma de chegar mais cedo no céu e purificar as suas faltas? Eu sabia que a Igreja reza pelas almas do purgatório a fim de que elas alcancem o céu, mas eu não sabia que dava para pedir intercessão para elas além dos santos e dos anjos. O que a Igreja Católica pensa sobre a devoção popular das 13 Almas Benditas e Sabidas? É uma devoção aprovada pela Igreja?

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.