Qual o modo correto de lavar e higienizar brócolis e couve-flor?

Qual o modo correto de lavar e higienizar brócolis e couve-flor?

Todas as frutas, legumes, tubérculos e folhas devem ser higienizados. Como explica a nutricionista sanitarista Thasia Sousa, a higienização de forma adequada torna o consumo do alimento mais seguro, remove possíveis bactérias e microrganismos que podem fazer mal para a saúde.

Na hora de preparar qualquer prato com esses ingredientes, a especialista recomenda que o ideal é seguir as práticas de higiene recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e explica quais são as etapas.

“O uso de vinagre, bicarbonato de sódio ou solução de água e sal não eliminam bactérias e microrganismos dos alimentos. Por isso, para lavar corretamente, o ideal é seguir as recomendações da Anvisa e usar a solução de sanitizante”, esclarece.

Confira o passo a passo

  • Comece removendo as partes machucadas e estragadas do alimento. Em seguida, corte o brócolis ou a couve-flor em floretes e lave-os bem, em água corrente, retirando as sujeiras aparentes.
  • Em uma vasilha limpa, de tamanho que atenda à quantidade do alimento que você está higienizando, prepare a solução de sanitizante. Para fazer a solução clorada, misture 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água. Se optar por outro sanitizante, siga as instruções de uso apresentadas na embalagem. Coloque os floretes do brócolis ou da couve-flor lavados na vasilha e deixe-os imersos na solução de sanitizante por cerca de 10 a 15 minutos.
  • Após o tempo de imersão na solução de sanitizante, tire o alimento da vasilha, sem escorrer a água, porque, assim, as sujeiras que ficaram no fundo da vasilha não voltam para o alimento. Lave novamente cada florete de brócolis ou da couve-flor em água corrente, um a um, enxaguando bem, para retirar o sanitizante.
  • Com o auxílio de uma centrífuga de saladas, ou de folhas de papel toalha, seque bem cada florete. Guarde na geladeira para manter o vegetal fresco por bastante tempo.
  • A higienização correta não retira agrotóxicos dos alimentos. Caso você queira comer alimentos sem agrotóxicos, compre orgânicos. Alimentos orgânicos também precisam ser higienizados para retirada de terra, bactérias e microrganismos que podem fazer mal para a nossa saúde.

Qual a importância de consumir brócolis e couve-flor?

Couve-flor e brócolis são vegetais que apresentam muitos benefícios para a saúde e são considerados alimentos funcionais. Como informa a nutricionista Thasia Sousa, esses vegetais são ricos em fibras, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio) e vitaminas (E, K e C), apresentam baixo teor calórico e são fontes de luteína, betacaroteno, quercetina e antioxidantes.

“Outro importante benefício desses alimentos é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena. Estudos apontam a capacidade de neutralizar as células tumorais sensíveis ao hormônio estrógeno, como os do ovário, mama e próstata”, reforça Thasia.

Ela ainda acrescenta que, recentemente, um estudo da Universidade Chungbuck, na Coréia do Sul, publicado pelo periódico científico Obesity, mostrou que esses vegetais também atuam contra o ganho de peso e ajudam no combate à obesidade. Os pesquisadores observaram que as substâncias dos vegetais interferem no desenvolvimento dos adipócitos, que armazenam gordura.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.