Quaresma ajuda famílias desunidas a viver tempo de reconciliação

Quaresma ajuda famílias desunidas a viver tempo de reconciliação

Jesus das Santas Chagas, reconciliai a minha família.
Jesus das Santas Chagas, reconciliai a minha família.
Jesus das Santas Chagas, reconciliai a minha família.

O trecho da oração “Jesus das Santas Chagas pela Reconciliação na Família” é forte e remete a um desejo de quem anseia muito ter a família de novo reunida e em perfeita harmonia. Além da fé em Deus, claro, é preciso capacidade de perdoar e saber lidar com as divergências.

Padre José Charles da Silva explica que o momento é propício para isso, já que durante a Quaresma, o verbo “reconciliar” deve figurar entre os mais conjugados pelos cristãos. Segundo ele, é justamente nas semanas que antecedem a Páscoa que “se reaprende o caminho do coração, no qual também se busca a reconciliação com Deus”.

“É tempo de nos reorientarmos, rompendo com tudo aquilo que nos afasta da vida em Deus. Devemos nos esforçar para sermos melhores e mais generosos. Essa comunhão deve acontecer não apenas com o Senhor, mas também com os nossos irmãos. O esforço é envolver-se com a misericórdia de Deus, renunciando ao nosso ego e oferecendo perdão”, explica ele.

Sobre o ato de perdoar, Padre Charles afirma que se trata de uma atitude sempre “desafiadora”. Porém, a partir da fé e da palavra, é possível, sim, que o perdão aconteça de forma sincera e até espontânea. O que não pode ocorrer, conta ele, é o cruzamento de braços. “É tempo de buscarmos a cura”, resume o religioso.

 

Como nasce a desunião familiar

A psicóloga Simone Melo afirma que a desunião de uma família quase sempre é pautada pela falta de respeito e compreensão. Embates relacionados a opiniões divergentes sobre política, decisões pessoais e profissionais e até sobre religião representam, como explica ela, apenas a ponta do iceberg, e podem indicar inflexibilidade e intolerância.

“O melhor caminho sempre será o diálogo. Por meio dele, os familiares vão poder se compreender melhor e até se perdoar. As divergências fazem parte de uma família. Reconhecer os próprios erros e deixar os limites mais claros ajudam no processo de reconciliação”, orienta a profissional.

A oração de Jesus das Santas Chagas para os casos de desunião na família não é por acaso. Até porque trata-se de uma devoção muito antiga e tradicional na Igreja Católica. Sua origem remete à crucificação de Jesus, já que mesmo diante de uma dor intensa, o filho de Deus redimiu os pecados dos homens e ainda os ensinou a perdoar.

A partir desse sacrifício, é feita uma súplica para que Ele remova as mágoas que estejam causando desarmonia na célula familiar. O esforço de cada membro da família é fundamental para que a paz e a harmonia sejam enfim restabelecidas. Uma porta aberta para Jesus colocar no coração de todos muito amor, paz e alegria, exatamente conforme é solicitado durante a oração.

Oração Jesus das Santas Chagas pela Reconciliação na Família:

Ó Jesus, pelos méritos de Vossas Santas Chagas, concedei a reconciliação familiar. Que em todo lar onde houver discórdia e brigas, seja aspergido o Vosso Sangue Redentor para que toda contenda seja transformada em gestos e palavras de carinho entre os familiares.
Jesus, pelas Vossas Santas Chagas, tem compaixão de nós e ensinai-nos a perdoar, principalmente os familiares próximos.
Ensinai-nos, Jesus, a sermos mais humildes.
Ajudai-nos, Jesus das Santas Chagas, a examinar o nosso coração e verificar se há alguma ferida não cicatrizada, ou alguma amargura não superada. E, se houver, Jesus, pelas Vossas Santas Chagas, curai.
Permita Jesus, que o Espírito Santo penetre em nosso espírito e remova todos os problemas, traumas e mágoas que estejam causando desarmonia na família.
(Coloque sua intenção e os nomes dos seus familiares)
Derrame, Jesus, uma gota do Vosso Sangue Redentor sobre todos os meus familiares para que vivamos no amor e harmonia.
Colocai no coração da minha família, Vosso amor, Vossa paz e Vossa alegria, para que possamos trabalhar com ânimo, como família, para o Vosso reino.
Por isso, pedimos:
Jesus das Santas Chagas, reconciliai a minha família.
Jesus das Santas Chagas, reconciliai a minha família.
Jesus das Santas Chagas, reconciliai a minha família.
Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Marcelo Petruzalek
    Lindo o texto, e uma grande verdade. Obrigado e continuem por favor com estes textos que nos motivam todos os dias!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.