Começa hoje a Quaresma de São Miguel Arcanjo, uma tradição franciscana que tem início com a Festa da Assunção de Nossa Senhora, celebrada em 15 de agosto, e segue até a véspera dos festejos em honra aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, em 29 de setembro.
Como a Quaresma vivenciada antes da Páscoa, a de São Miguel Arcanjo também dura 40 dias e deve ser compreendida como um tempo especial de oração e penitência.
A preparação dessa Quaresma exige algumas ações, a saber: acender uma vela abençoada diante de uma imagem de São Miguel Arcanjo (pode ser uma estampa); oferecer uma penitência durante todo o período; fazer o sinal da cruz; rezar orações dedicadas ao santo todos os dias.
Como sabemos, São Francisco foi um santo que procurou nutrir muito a alma ao longo da sua vida mortal para não esfriar o amor que sentia por Jesus Cristo, com um espírito de oração e sacrifício muito grande. Para tanto, ele realizava por ano três quaresmas. Uma delas era a de São Miguel Arcanjo.
Foi durante os 40 dias compreendidos entre 15 de agosto e 29 de setembro que Deus coroou Francisco com graças abundantes, dentre elas a de marcá-lo em seu corpo, pelo profundo desejo de imitar ao seu Filho, com os sinais de sua Paixão.
Cabe a São Miguel o papel de introduzir as almas no paraíso, o que motivava uma devoção especial de São Francisco, em razão do desejo que tinha o santo de salvar a todos os homens. Era do conhecimento dele a autoridade que o Arcanjo Miguel tem em exercício das almas, em salvá-las no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório retirá-las de lá.
Como São Francisco tem origem italiana e suas vivências aconteceram no interior do país, a Quaresma em questão se tornou popular entre os seus conterrâneos. Portugal, atento às tradições católicas, também aderiu à celebração e, por força da colonização, ela chegou ao Brasil. A devoção ao Arcanjo Miguel foi transmitida pelos lusitanos e rapidamente entendida como um caminho próspero e seguro de intercessão a Deus em favor dos brasileiros.
Por se tratar de uma devoção privada, os fiéis que praticam a Quaresma de São Arcanjo Miguel são livres para adotar as orações de sua preferência. E você pode incluir a Oração a São Miguel, conforme a seguir:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pela virtude Divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém.
Sacratíssimo Coração de Jesus! Tende Piedade de nós. (3x)
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.