Quaresma no mês de agosto? São Miguel Arcanjo é quem tem a resposta

Quaresma no mês de agosto? São Miguel Arcanjo é quem tem a resposta

Começa hoje a Quaresma de São Miguel Arcanjo, uma tradição franciscana que tem início com a Festa da Assunção de Nossa Senhora, celebrada em 15 de agosto, e segue até a véspera dos festejos em honra aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, em 29 de setembro.

Como a Quaresma vivenciada antes da Páscoa, a de São Miguel Arcanjo também dura 40 dias e deve ser compreendida como um tempo especial de oração e penitência.

A preparação dessa Quaresma exige algumas ações, a saber: acender uma vela abençoada diante de uma imagem de São Miguel Arcanjo (pode ser uma estampa); oferecer uma penitência durante todo o período; fazer o sinal da cruz; rezar orações dedicadas ao santo todos os dias.

Tradição franciscana

Como sabemos, São Francisco foi um santo que procurou nutrir muito a alma ao longo da sua vida mortal para não esfriar o amor que sentia por Jesus Cristo, com um espírito de oração e sacrifício muito grande. Para tanto, ele realizava por ano três quaresmas. Uma delas era a de São Miguel Arcanjo.

Colar terço de São Miguel da Produtos Que Evangelizam

Foi durante os 40 dias compreendidos entre 15 de agosto e 29 de setembro que Deus coroou Francisco com graças abundantes, dentre elas a de marcá-lo em seu corpo, pelo profundo desejo de imitar ao seu Filho, com os sinais de sua Paixão.

Cabe a São Miguel o papel de introduzir as almas no paraíso, o que motivava uma devoção especial de São Francisco, em razão do desejo que tinha o santo de salvar a todos os homens. Era do conhecimento dele a autoridade que o Arcanjo Miguel tem em exercício das almas, em salvá-las no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório retirá-las de lá.

Celebração no Brasil

Como São Francisco tem origem italiana e suas vivências aconteceram no interior do país, a Quaresma em questão se tornou popular entre os seus conterrâneos. Portugal, atento às tradições católicas, também aderiu à celebração e, por força da colonização, ela chegou ao Brasil. A devoção ao Arcanjo Miguel foi transmitida pelos lusitanos e rapidamente entendida como um caminho próspero e seguro de intercessão a Deus em favor dos brasileiros.

Oração a São Miguel Arcanjo

Por se tratar de uma devoção privada, os fiéis que praticam a Quaresma de São Arcanjo Miguel são livres para adotar as orações de sua preferência. E você pode incluir a Oração a São Miguel, conforme a seguir:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.

Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pela virtude Divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.

Amém.

Sacratíssimo Coração de Jesus! Tende Piedade de nós. (3x)

  • Para acompanhar você nessa jornada, confira os acessórios de São Miguel Arcanjo que pode encontrar na Produtos Que Evangelizam: AQUI.
  • Tenha companhia para rezar a Quaresma de São Miguel, de segunda a sábado, às 17h pelo instagram da Rádio Evangelizar

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Sou devota de São Miguel Arcanjo desde 2012 por causa de uma libertação espiritual e emocional. Mesmo quando eu estive afastada da Igreja Católica, sempre estive conectada à devoção de São Miguel e Nossa Senhora das Graças. Conheci a quaresma de São Miguel em 2017 e faço essas orações todas desde então todos os anos. Voltei a frequentar a Igreja Católica em 2018 e, por coincidência, a Paróquia se chamava "Paróquia de São Miguel Arcanjo". Durante a pandemia, eu e a minha vó rezamos juntas e tivemos a graça de um parente ter sido curado da COVID (ele estava em estado grave) em 2020 na quaresma de São Miguel. Estou rezando com a minha vovó este ano. Minha vovó já tem mais de 80 anos e não pode fazer jejum nem penitências. Nossa "penitência" será estudar a Bíblia. Entramos numa Oficina de oração e está sendo maravilhoso!
  • Eneide Maciel
    Muito bom saber dessa quaresma que é novidade para mim. Já vou começar e fazer minha penitência por um grande propósito. São Miguel defendei-nos no combate!
  • Sibele Saraiva
    Comecei minha quaresma. Vários pregadores e padres estão fazendo On Line também. Eu não conhecia muito bem essa história. Valeu Ide!
  • Sérgio Monteiro
    Gostei muito de saber mais sobre essa quaresma. Tenho um terço de São Miguel que é meu bom companheiro.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.