4 dicas para ler a Bíblia com clareza

4 dicas para ler a Bíblia com clareza

Em alusão ao grande biblista, São Jerônimo, setembro é celebrado o mês da Bíblia na Igreja Católica brasileira, desde 1971. Isso porque foi ele o responsável por traduzir a Palavra dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Setembro é o mês que marca sua morte e, por isso, a data foi escolhida. 

A Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade. O sucesso se dá por ser a ferramenta de comunicação entre os fiéis e Deus. Composta por histórias do povo de Deus, por meio dela, podemos aprender, compreender e conhecer mais sobre o amor do nosso Pai. Justamente por ser tão importante para nossa conduta de vida, para nossa conexão com Deus e para nos manter no caminho da fé, sua leitura constante é fundamental. 

Sabendo disso, o IDe+ preparou uma lista curta, mas muito valiosa para quem quer começar, retomar ou fortalecer sua rotina de leitura bíblica. O mês de setembro, com certeza, é uma época muito significativa para essa aproximação. Vamos lá?

 

1 – Por onde começar a ler a Bíblia?

Muitas vezes, não começamos coisas positivas e importantes para nossa vida porque nos sentimos perdidos quanto ao começo. Como dar o pontapé inicial de uma mudança? Se você se sente assim, calma, que a gente pode te ajudar. Uma boa dica é iniciar pelas histórias que narram a vida de Jesus, assim podemos compreender Sua jornada, conhecer seu coração e tudo que fez por nós. 

Confira aqui quatro livros que podem te ajudar nesse começo. 

2 – Prepare-se para uma prática de leitura diferente

A leitura bíblica não é como outra que, comumente, fazemos antes de dormir ou para estudos. Muito mais profunda, tem sobretudo um caráter espiritual e, por isso, antes de começar a ler qualquer trecho, devemos preparar nosso corpo, mente e coração.

Estabelecer um passo a passo para esse caminho pode ser uma boa estratégia. 

3 – Não busque trechos que justifiquem deslizes 

Iniciar a leitura buscando algum trecho específico que lhe acalme ou console frente a erros cometidos não é o recomendável. A leitura bíblica deve ser sempre iniciada a partir da compreensão de que buscamos nos conectar com o Espírito Santo.

O Papa Francisco, com sua sabedoria, nos lembra que não estamos buscando um romance ao abrir as páginas do Livro Sagrado. Precisamos lembrar que toda a Palavra de Deus é uma mensagem e que tudo aquilo que o Senhor deseja nos revelar por nós será encontrado. Confira mais dicas da Vossa Santidade, o Papa, sobre a Bíblia clicando aqui.

4 – Nem tudo que ouvimos em Seu nome de fato está na Bíblia

Assim como nem tudo que lemos ou consumimos de informação diária pode ser absorvido e interpretado como verdade, do mesmo modo ocorre com a palavra de Deus. Precisamos checar a fonte antes de repassar algo.

Pesquise, conheça mais e busque pessoas de confiança para falar sobre. Construa seu próprio caminho de apuração e verificação, para encontrar paz e verdade na palavra de Deus. 

A leitura bíblica é poderosa e transforma dia, mente e coração. Estar conectado a ela é estar próximos a Deus.

Você tem suas próprias dicas e sugestões de leituras bíblicas? Compartilha com a gente sua experiência, quem sabe ela não ajuda a enriquecer a leitura de outras pessoas também.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maravilhoso
    Jesus e o caminho a verdade e a vida! Eu creio Nele, tudo que tenho na vida e Dele e para Ele... Sendo assim e conteúdo foi muito importante para mim porque , aprendi que não devo buscar a palavra de Deus, buscando uma resposta para minhas aflições , preocupação , desilusões e sim buscar entendimento , sabedoria enfim , as escrituras e viva ela tem que ser usada diariamente.Vou dar um exemplo simples de como é importante a pá palavra de Deus na nossa vida ; Se não consumimos água corretamente o nosso corpo começa desfalecer , adoecer, os nossos orgãos começam paralisar etc. Assim TB acontece com nossa vida sem Deus , não tem sentido viver sem estar com Ele, a Bíblia e agua viva deixada por Deus para que tenhamos uma vida saudável, feliz, e sempre teremos facilidades para enfrentar as dificuldades que atravessar nosso caminho. Não temos como sobreviver sem O PAI FILHO E ESPIRITO SANTO... Amém ! 🙏🏼
  • MARIA LUZINETE DE SOUSA
    CONTEUDO MARAVILHOSO! PRECISO ME PREPARAR PARA COMEÇAR ESSA PRATICA NA MINHA VIDA

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.