Regras de etiqueta à mesa para aprender com a Bíblia

Regras de etiqueta à mesa para aprender com a Bíblia

Você já deve ter ouvido falar sobre regras de etiqueta e comportamento à mesa. Nas últimas décadas, essa “tendência” com detalhes mais elaborados tem perdido espaço, mas ainda existem diversos profissionais que orientam jantares, festas ou até ensinam como fazer. 

Mais que saber o local correto da louça e dos talheres sobre a mesa, é muito importante ter bom senso, modos adequados e educação ao receber ou ser recebido, independentemente de ser data comemorativa ou um dia corriqueiro. 

É possível encontrar essas recomendações no Livro Sagrado, algo que vai muito além dos manuais de etiqueta. Por isso, sim, é importante conhecer essas regras e aplicá-las. Aqui, o resumo (com adaptação do texto) está separado em tópicos, mas o conteúdo completo pode ser encontrado na Bíblia (Eclo 31,12):

  • Não seja guloso! Lembre-se que a gula é um dos pecados capitais e é mau ter olhos de guloso.
  • Com toda a educação, sirva-se da comida que foi preparada e coloque apenas o que vai comer. Lembre-se de quem não tem comida e tenha consciência: não desperdice.
  • Não faça barulho ao mastigar e coma de boca fechada, pois é grosseiro e incômodo quem come de boca aberta e fazendo barulho.
  • Procure não se servir do prato para o qual outro convidado estiver olhando. Pode acontecer que vocês dois tentem pegar o prato ao mesmo tempo. 
  • Trate os outros convidados com delicadeza; trate-os do mesmo jeito pelo qual você gostaria de ser tratado, inclusive na hora de escolher a comida.
  • Seja bem-educado e pare de comer antes dos outros. 
  • Quem se satisfaz com pouca comida dorme muito bem e acorda disposto de manhã. Quem come em excesso costuma passar mal à noite.
  • Todos falam bem da pessoa que oferece banquetes, mas todos falam mal da pessoa que nunca oferece.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Celma
    Gostei muito de ler que na Bíblia consta Regras de Etiqueta, ou seja, comporta-se adequadamente é indispensável para se viver bem em sociedade 👏🏻👏🏻👏🏻
  • Manoel Araujo
    Achei ótimo.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.