Sábado ou domingo: qual o dia Santo?

Sábado ou domingo: qual o dia Santo?

O terceiro mandamento do Senhor é: “Guardar domingos e festas de guarda”. Quando abordamos as explicações sobre esse mandamento, muitas dúvidas acerca do dia Santo surgiram. 

Por isso, Paulo Pacheco,  teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, explica sobre qual é o dia santo: o Shabat (sábado) ou Dies Domini (domingo dia do Senhor)?

“Esse é sempre um questionamento feito por nossos leitores e todos que buscam o conhecimento de nossa doutrina Cristã Católica”, confirma Paulo. 

 

Dúvida coerente

Na Religião Judaica, realmente o Sábado (Shabat) é considerado como o Dia do Senhor. Eles seguem o que dizem  as Escrituras Sagradas, com uma narrativa em tom poético em Êxodos, que diz:

“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou” (Êxodo 20, 8-11).

 

Então sábado é o dia do Senhor para os católicos?

Paulo explica que a Igreja Católica baseia a sua doutrina nas Escrituras Sagradas (Sola Scriptura), Tradição e Magistério. Por isso, o domingo é o dia do Senhor.

“Até o nome domingo vem dessa experiência Pascal Dies Domini (Dia do Senhor). Portanto, não existe nenhum dia mais Santificado do que esse, pois é o dia que Jesus venceu a morte através da ressurreição”, completa Paulo. 

Dessa forma, é a partir do momento da ressurreição que o catolicismo considera domingo como o Dia do Senhor. Na passagem de Lucas 24, 5-8, vemos que: 

“Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: ‘Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’. Então se lembraram das palavras de Jesus”.

Com essa frase, Paulo ressalta que a tradição religiosa judaico-cristã, a partir da sabedoria apostólica, coloca o domingo como dia do Senhor. 

Leia mais sobre os mandamentos de Deus

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Barros
    Pura mentira. segundo as ascrituras, como por exemplo, Genesis 2:1e2, Exodo 20:8-11, Ezequiel 20:12 e 20, Isaias 58:13 e 14, 66:23, Mateus 5:17, Tiago 2:10 e 11, afirmam categoricamente que o dia santo e sabado. ate mesmo depois da ressureicao de Cristo os apostolos e a Igreja Observavam o sanro Sabado. Atos 13:14 e 42
  • Ac
    Achei um pouco fraco mas tá bom
  • Iago Oliveira
    Ao meu ver e intender ambos os dias são dias santos, o sábado para descançar e juntar a família e adorar, outro para lembrarmos que Deus venceu morte e ressuscitou no 3 dia que é o domingo, dito isso é um santo porque ambos tiveram feitos magníficos e mostra como devemos adorar e agradecer a Deus por tudo que ele fez e passou por nós.
  • Agnaldo
    Achei estranho pq n colocaram nem um texto biblico nem um verso comprovando o conteúdo acima...
  • Aome
    DEUS SEPAROU E SANTIFICOU O SABADO O SETIMO DIA DA SEMANA O 4 MANDAMENTO!
  • Yasmin vitória
    Discordo bastante, pois o sábado é o dia do Senhor por isso Jesus não resusitou no sábado por respeito a seu pai na criação.
  • Denise de Magalhães
    Kkk mandamento virou "tom poético "? ISSO É LEI! E a Bíblia toda é um tônico sobre "OBEDIÊNCIA! NEM UM TIL DA LEI SERÁ MUDADA ,QUE DIRÁ ENTÃO ACRESCENTADA,RASURADA. SÁBADO É O DIA SANTO. NÃO SOU SABATISTA, PORÉM SEI A LEI. NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O QUE ESTÁ ESCRITO,ESCREVAM OUTRA, MAS NÃO TOQUEM NESTA,PRQ É SANTA.
  • Denise de Magalhães
    O descanso do sábado é para todos. É o 3o. Mandamento da lei, não foi mudado. Deve ser DEDICADO ao Senhor. NÃO SOU SABATISTA . Porém evangélica, logo leio a Bíblia,e nela contém essa lei,que o Senhor Jesus não mudou,já que em Mateus 5: 17-18 (vid bíblia) afirma.
  • Antonio
    O dia DO SENHOR E O DIA EM QUE CRISTO RESSUSCITOU E PONTO.
  • Jonivaldo
    Na bíblia não existe domingo Deus santificou o sábado esse demônio quer destorcer o mandamento do senhor na bíblia não existe domingo...
  • Marcos araujo
    Volte as escrituras onde Deus revelou ao profeta Daniel sobre os quatro poderes que dominaria começando por Babilônia até o império romano com simbolos de quatro animais leão, urso, tigre e o quarto terrivel e espantoso que ,"CUIDARIA EM MUDAR OS TEMPOS E AS LEIS" E este quarto animal o quarto poder roma comandada por imperador constantino mudou do sábado para o domingo confirmando o q as escrituras a bíblia e este animal perseguiria os santos do altisimos por um tempo, 2 tempos e metade de um tempo em apocalipse diz 42 meses e 1260 dias se fizer o cálculo de dias 1 tempo + 2 tempo e + metade de um tempo é 3¹½ = 3 anos e meio 42 meses tambem é 3 anos e meio ao qual também somados da 1260 dias. Em tempo profético para Deus 1 dia equivale 1 ano somando 1260 anos que a igreja catolica perseguil os cristão de 538dc até 1798. Estudem as escrituras sabado é odia do senhor se tirar o sabado dos 10 mandamemto que deus vc servira,So o SÁBADO DIZ Q DEUS É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS que existe no mundo foi deus q criou o Sol
  • Ilka Ferreira da Silva Ribeiro
    Fui questionada por uma evangélica. Que os católicos mudaram os dez mandamentos, onde se deve guardar o sábado. E minha explicação não a convenceu. E tive que me calar
  • Luan Salazar Barbosa
    Vocês preferem seguir a lei de Deus? ou a do homem?
  • Junior
    Aconselho a estudar mais a bíblia.
  • MARCOS LOURINHO
    O que o proprio DEUS escreveu !!!! 12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus. 13 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 14 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; 15 porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
  • João Barbosa torres
    Então pela leitura estamos certos em guardar o domingo?
  • Vicente Liumba
    Se o Sr Paulo diz que eles seguem o que se diz " sola scriptura" como é possível adorar em o domingo só porque Jesus ressuscitou neste dia? O que ele pode nos dizer acerca de Lucas 23: 56? O que Deus santificou o sábado é diz as pessoas se lembrassem desse dia para o santificar. Como é que agora o dia santo é o domingo?
  • José Moreira
    Deus abençoou e SANTIFICOU o dia de Sábado. Quem são os homens para mudar uma lei de DEUS???
  • Rosemil Leão Amaral
    Não concordo com esse ensinamento católico com respeito ao dia do domingo. Pois nem Jesus,nem os apóstolos falaram sobre o dia de domingo,ou, mandaram ensinaram ensinar. Jesus deu um exemplo e ,--sinal com respeito a sua morte,e-,ressurreição. Ele usou o sinal de Jonas,--e disse, assim como Jonas passou três dias e, três noites no ventre do peixe. Assim importa que o filho do homem passe,- três dias e três noites no seio da terra. Se fomos pra regra da própria palavra de Jesus vamos vê que ta errado. Se Jesus tivesse morrido na sexta feira as três horas da tarde. E, ele foi tirado da Cruz antes do por do sol. Então ele passou a noite de sexta-feira. Passou o dia de sábado,e a noite para o primeiro dia da semana. Vejamos que só da duas noite,e um dia. Então a palavra dele não foi verdadeira.
  • Alexsandro oliveira
    Na Bíblia não menciona guardar domingo, e sim o sábado que está nos 10 mandamentos, Dos Evangelhos de Paulo- Ai daquele que tirar ou acrescentar til ou vírgula dessa palavra. _ Se algum anjo descer do céu e vós pregar outro evangelho diferente deste, rejeitai-o, pois é anátema! Acredito que você não está fazendo o correto nesse site, e Deus não está feliz com essa atitude e você sabe disso, ainda há tempo de você fazer o correto e você sabe disso, Deus te abençoe e te der sabedoria.
  • VANICE CONCEICAO PEREIRA LEAL
    Então o que é mais importante seguir o que está na bíblia ou obedecer o homem? A palavra de Deus não mudou mas as pessoas preferem obedecer ao Imperador Constantino e ao papado E no grande dia do julgamento como vai ser ? São dez os mandamentos o que adianta guardar 08 ou 09 ? Se tropeçar em um ser as culpado de todos e agora ? Sabe Deus achei mais fácil obedecer o papa ?
  • Fillipe
    Não existe como o terceiro mandamento ser "guardar os domingos", pois os mesmos vieram muito antes de Jesus e não ouve nenhuma atualização divina dos mandamentos. Quando a igreja diz que o terceiro mandamento é guardar os domingos ela mente descaradamente.
  • Firmino
    Por favor me indiquem os versos nas Escrituras que falam que o domingo é o dia de descanso .
  • Ana Maria
    Então Jesus morreu a toa?? Ressuscitou no terceiro dia?? Não valeu de nada?? É domingo sim.. porém guardem, busquem a santidade todos os dias como se fossem únicos, pois o dia a dia que vão contar, não só um dia...
  • Alana Dorea Alves
    Quem mudou o dia de guarda foi o imperador constantino e não tem base nenhuma com a palavra de Deus! Em nenhum momento na Bíblia fala que o dia de guarda mudou para o domingo, o dia de guarda sempre foi o sábado! Até no novo testamento Jesus guardava o sábado. Tenham cuidado, leiam a BÍBLIA e não se apoiem em doutrinas que não tem base nenhuma com a verdade bíblica. Façam a vontade de DEUS e não de seres humanos, isso pode custar a sua salvação.
  • Roberto
    A imposição da guarda do domingo foi feita só no ano 321 Depois de Cristo, em 7 de março, por pura tradição imperial e religiosa, o imperador pagão Constantino, converteu-se a igreja católica, religião que dominava as regiões nesse período, passou a ter o apoio do império Romano que dominou o mundo e por cerca de 5 séculos, todos que não obedeciam seus ensinos eram considerados hereges e dignos de receber tortura e/ou morte tudo com a desculpa de ser em nome de Deus, muito em breve essa era ficou conhecida como Idade das Trevas. Ainda hoje essa mesma tradição é ensinada aos fiéis da ICAR, como se fosse algo verdadeiro ensinado desde os primórdios pelas santas escrituras, quanto que na verdade é apenas uma tradição imposta por imperadores e líderes da igreja por séculos até a atualidade. Mas a Bíblia é clara em vários textos, tanto do antigo quanto do novo testamento, ao afirmar qual o verdadeiro dia de Descanso das obras seculares, Santificação para a adoração de Deus e que tem uma Benção especial dada por Ele, esse é o dia semanal de comemoração que relembra a criação do mundo, que foi feito em 7 dias, o Sábado, o mesmo dia que Hebreus capítulo 4 ressalta.
  • Cláudia Santos
    No último parágrafo dessa matéria, vocês dizem: "Paulo ressalta que a tradição religiosa judaico-cristã, a partir da sabedoria apostólica, coloca o domingo como dia do Senhor. Pois a Sola Scriptura diz em Apocalipse 22: 18 e 19: "Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: " Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhes acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, "Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão descritas neste Livro". Entenda, Sola Scriptura deve ser a regra de fé de TODOS aqueles que creem em Deus, NÃO a tradição, e nem o que por ela é COLOCADO . Quando os vs acima falam em 'LIVRO', refere-se a TODA BÍBLIA, portanto quando Deus escreveu com Seu próprio dedo o decálogo, Ele o fez para ser cumprido. Somente em duas ocasiões a Biblia narra algo que Deus tenha feito com Sua própria mão: o homem e o decálogo e Deus "não é homem para que mude" e em Deus não há mudanças e nem sombras de variação. Que Deus o(a) guie a TODA Verdade, você que estiver lendo , não a minha, mas resposta da Sola Scriptura.
  • Gabriela
    O certo é a guarda dos sábados pois no 7 dia o senhor Deus o santificou e descansou.
  • Eschiley
    Diz em Gênesis 2:3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque nela descansou de toda a sua obra que criara e fizera. A igreja católica aboliu um dos mandamentos, que é"guardar o sábado"tudo isso se encontra na Bíblia(em êxodo 20) não sou eu que está dizendo!é Deus!!!!!!
  • Ashley
    A doutrina .... aboliu uma das leis que era "guardar o sábado" então as pessoas acreditam que o verdadeiro dia santo é o domingo. Mas em Gênesis 2:3 diz para guardar o sábado, pois a semana começa no domingo e diz para guardar o 7° dia, ou seja fazendo as contas, o verdadeiro dia é SÁBADO!
  • Delza Marques de Oliveira
    Quero saber se tenho que quarda o sábado ou domingo to muito confusa
  • Suleni
    A onde tem na bíblia q e o domingo q e o dia santo? Só acredito no q está escrito na palavra de Deus,o resto e balelas.
  • Welkin
    Mentira absoluta o dia Domingo sou foi descrevi do na Bíblia como a ressurreição de Jesus... O terceiro mandamento diz lembra-te o dia do sábado para o santificar não faz nenhuma obra nem tu nem teu servo nem tua serva... Param de se mentir a adoração nu domingo foi enventado nu século 13...
  • Letícia
    Por isso não confio mais na internet, vão em suas bíblias em êxodo 20 para ver o dia que Deus manda guarda,se vocês querem falar dos 10 mandamentos vão lá em êxodo 20.
  • vagner
    nada a ver com o texto bíblico,claramente distorcendo a verdade da palavra de Deus, e fazendo somente o que lhes convém.
  • Lene
    É muito triste ver, mesmo a Bíblia sendo a autoridade máxima , demonstrando claramente o assunto , há rejeição por parte de irmãos que tapam os olhos , fecham a mente e enganam a si mesmo, preferindo seguir ordenanças puramente religiosa do que CEDER a Supremacia da PALAVRA DE DEUS.Se existir 1 verso que trate da mudança Do Dia do Senhor , O Sábado para o Domingo , por favor mande aqui , caso ao contrário, pegue as centenas de passagens sobre o Sábado e estude sob a orientação do Espírito Santo.
  • Vitor
    Mentira pura, devemos guardar os sabados, assim diz a Biblia no quarto mandamento
  • Maria Madalena sutil de Oliveira da Silva
    a lei de Deus não muda Apocalipse fala aí daquele que tirar um i ou til se quer da lei de Deus prq dele será tirado o reino do ceu Deus abençoou e santificou o dia 7 sábado e ele mesmo descansou para dar o exemplo e issaias fala que vamos adorar a Deus no sábado no céu leiam a Bíblia buscar me eis e me achareis se me buscarem de td coração não acreditem em padres ou pastores que pregam a mentira a biblia fala que aquele que diz que me conhece mas não guarda os meus mandamentos e mentiroso e nele não está a verdade
  • Pamela
    Na Bíblia nunca foi escrito a palavra domingo,e sim sábado diversas veses. Por favoraz pesquisem na Bíblia o dia de guarda. Está nos mandamentos de Deus. O domingo nem na Bíblia tá. Não se enganem por essas falsas crenças. Maranata
  • Laisep
    Na minha bíblia não diz q o sétimo dia é o domingo! Essa invenção de mudança de sábado para o domingo foi uma invenção do imperador Constantino no ano 321 d C qdo ele instituiu q o novo dia de guarda seria o domingo e alguns anos depois outro imperador romano mudou o nome do primeiro dia da semana, para o dies dominicus, dia do Senhor. Tanto Jesus qto os apóstolos continuaram a guardar o sábado, mesmo em lugares onde não havia sinagoga.... mas com o tempo através das leis dominicais instituídas pelos imperadores q adotavam o catolicismo, começou a ser proibido a guarda do sábado, na história existem relatos de cléricos no início do cristianismo q adoravam a Deus no sábado. Como Jesus viria a este mundo pra mudar o dia q Ele próprio instituiu na Criação, pra adotar o mesmo dia q os pagãos já usavam pra adorar ao seu deus do sol? Muito incoerente! Essa mudança NÃO existe na Bíblia, tenho certeza de q Deus iria deixar isso bem claro.
  • David de souza Farias
    Mateus 12.1-12 Marcos 02.23-28 Jesus é o Senhor do sábado. Não estamos debaixo da lei e sim da graça, o que está em êxodo diz respeito ao povo judeu daquela época. Ler a Bíblia e tbem entender e não seguir os fariseus ao invés de seguir as palavras de Jesus
  • Manoel darcimar
    Com todo amor discordo da interpretacao. Primeiro porque Jesus jamais orientou no sentido de mudar a lei do Pai. Ele guardava o sábado. Tambem disse que veio cumprir a lei e que não se deveria mudar nem a menor letra da Lei. A grande contrafacao é que Deus escolheu o setimo dia para ser adorado e os homens mudaram para o primeiro dia.da semana. É uma questão de adoracao. Tem um "Ser" que fica muito alegre quando não adoramos Deus no Seu dia. Por isso o "abencoou" e o "santificou". A propósito essa mudanca consta somente no catecismo catolico, as biblias continuam com seus textos originals. Que o Espirito Santo ilumine nossas mentes sobre a "VERDADE".
  • Geraldo Campanate da Silva
    Ótimo tirar dúvidas a respeito de guardar o sábado ou domingo . Muito boa a leitura !!!
  • Tatyana Casarino
    Muito interessante! Eu gosto da explicação sobre a mudança do dia do Senhor. Domingo é o dia santo, a nova e eterna aliança. 🙏

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.