Saiba como a doação de plaquetas pode ajudar a salvar vidas

Saiba como a doação de plaquetas pode ajudar a salvar vidas Foto: AEN/PR
Por Gustavo Beghetto Dias

Supervisão Maíra Gioia 

 

A doação de sangue é um ato de caridade que pode salvar até quatro vidas. Isto porque ele é formado por quatro hemocomponentes que podem beneficiar diferentes pessoas. Destes componentes, o mais demandado são as plaquetas, responsáveis pela coagulação e prevenção de sangramentos.

O que muitos não sabem é que existe um procedimento para a coleta exclusiva desse hemocomponente, que permite que as doações possam ser feitas com maior frequência, chamado coleta de plaquetas por aférese. A enfermeira Geiza Carla Rafaelli, Chefe da Unidade de Banco de Sangue do Hospital de Clínicas da UFPR (HC-UFPR), explica como funciona este tipo de doação:

 

“É um sistema de coleta diferente, através de uma máquina de sistema fechado que faz como se fosse uma ‘filtragem’ do sangue, recolhendo só as plaquetas. Essa coleta por aférese tem validade de somente cinco dias, então precisamos que tenham sempre pessoas doando.”

 

As plaquetas beneficiam diferentes tipos de pacientes. Foto: AEN/Paraná

 

Na coleta por aférese, o intervalo mínimo entre as doações é de apenas 15 dias, um período muito menor que o da doação de sangue total, que é de 90 dias. Para ser doador de plaquetas é necessário ser do sexo masculino, ou do sexo feminino sem nunca ter passado por uma gestação, além de cumprir os critérios já estabelecidos da doação de sangue total.

Geiza destaca que as plaquetas beneficiam diferentes tipos de pacientes, e reforça a necessidade de que os voluntários retornem para novas doações.

 

“São geralmente pacientes em tratamento de câncer ou doenças hematológicas. Também temos uma grande demanda para pacientes transplantados. Sabemos que para o sangue não há item substituto, por isso a gente necessita que exista uma continuidade de doações para não comprometer nosso estoque.”

 

O Banco de Sangue do HC-UFPR é um dos maiores do estado, e seu estoque atende não apenas os pacientes do Hospital de Clínicas, mas também de todo o Paraná pela parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

 

“No ano de 2024 a gente conseguiu fazer mais de 14 mil transfusões no Hospital de Clínicas. Mas, além do HC, nós também temos uma demanda externa de fornecimento para a hemorrede do estado pelo Hemepar. Então, se estiver precisando de sangue em algum lugar do interior do Paraná nós também enviamos”, afirma Geiza.

 

Para doar plaquetas ou sangue total e ajudar a salvar vidas, procure um hemocentro ou banco de sangue próximo de você portando um documento oficial com foto. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em boas condições de saúde.

No caso da Unidade de Banco de Sangue do HC-UFPR, o horário de funcionamento é de 7h30 às 17h30 nos dias de semana, e das 7h30 às 12h30 aos sábados. O Biobanco do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná está localizado na Av. Agostinho Leão Junior, 108, no Alto da Glória, Curitiba (PR).

 

 

 

Leia também

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.