Sangue encontrado nas relíquias de Lanciano é do mesmo tipo do Santo Sudário?

Sangue encontrado nas relíquias de Lanciano é do mesmo tipo do Santo Sudário? Foto: Por Junior -, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=821865

Dois fatos intrigam a humanidade até hoje. A ciência tenta explicar, a Igreja Católica atesta o milagre e o mistério permanece por séculos. Afinal, o que existe em comum entre o sangue do Santo Sudário e o encontrado na hóstia e no vinho no vilarejo italiano de Lanciano, na Itália? Pasme com a resposta: o tipo sanguíneo encontrado em ambos é o mesmo!

A comprovação científica foi dada na década de 1970, quando frades menores conventuais, guardiões da igreja do milagre, confiaram as relíquias para exames a dois médicos renomados e de grande prestígio à época. Após vários testes, eles afirmaram que a carne e o sangue eram humanos e o tipo sanguíneo RH simplesmente o mesmo encontrado no Santo Sudário. Teria sido descoberto então o sangue de Cristo?

O respeito da comunidade científica aos médicos que examinaram as relíquias só fez aumentar o espanto geral e a fé dos devotos. Os responsáveis pela análise foram Odoardo Linoli, chefe de serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e livre docente de Anatomia e Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica, e Ruggero Bertellin, professor emérito de Anatomia Humana Normal na Universidade de Siena.

Relembrando os fatos

O milagre do vilarejo de Lanciano aconteceu no século VII, quando a hóstia e o vinho que seriam ofertados durante a Santa Missa, por um monge incrédulo, atormentado por dúvidas, se transformou em carne e sangue. Após um instante de êxtase, o monge levantou e disse aos presentes:

“Ó bem-aventuradas testemunhas, diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar-se neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos nossos olhos! Vinde, irmãos, e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós! Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!”.

As relíquias foram guardadas em 1713 e desde então são conservadas em uma custódia de prata, como testemunho da fé cristã. Esse é considerado o milagre eucarístico mais antigo da Igreja Católica, tendo disso registrado por volta ano 700.

O ocorrido em Lanciano remete ao caso do Santo Sudário, como você lê neste post, que até hoje intriga a todos. A imagem de Cristo teria ficado impressa no pano de linho que envolveu o corpo de Jesus após a crucificação. Vários estudos já foram realizados no tecido e os resultados impressionam e incitam o mistério e a fé.

As pequenas manchas encontradas no tecido seriam do sangue de uma pessoa que morreu atormentada. E não seriam de tinta. “A análise das partículas do tecido, mediante resolução atômica, aponta ‘que a fibra de linho está cheia de creatinina, (com partículas) de dimensões entre 20 e 90 nanômetros, ligadas a pequenas partículas de hidrato de ferro de dimensões entre 2 e 6 nanômetros, típicas da ferritina’”, declarou Elvio Carlino, coordenador do estudo cientifico mais recente realizado no Santo Sudário. 

Leia também:

> Milagre de Lanciano: o curioso caso do milagre eucarístico mais antigo do mundo

> É mesmo Jesus no Santo Sudário? O que a Igreja diz sobre o assunto

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Nara Amaral
    Muito boa matéria! Eu tenho uma pergunta sobre o sangue encontrado no Santo Sudário. Qual o fator RH? Positivo ,ou, negativo? Mas qua
  • Rita Figueiredo
    Já tivemos em nossa paróquia um estudo di Santo Sudário. Mas toda informação srmpre acrescenta. Enriquece.
  • Maria Teresa
    Maravilhoso
  • Ana Maria Rodrigues
    Eu acredito que Jesus Cristo quis e quer mais uma vez nos mostrar que Ele veio a terra para sofrer até a morte e morte de cruz por nossos pecados.
  • Maria Doroteia Martins Mendonça
    Eu Creio
  • Mirtes Lot
    Gostei muito, Aumenta a nossa fé, Eu creio firmemente em Nosso Senhor Jesus Cristo, obrigada
  • Raquel Monteiro carvalho
    Muito significante mesmo.
  • Luciene Teixeira
    Eu creio
  • Rejane Soares Estevam Ribeiro
    Muito bom ,para fortalecer mais a nossa fé. Gosto demais de aprender sobre a vida de Jesus. Muito obrigada.
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelos ensinamentos!!
  • Luciana Morais
    Muito forte a manifestação de Deus, nós incrédulos temos que termos mais fé. Gostei muito desse conteúdo. É sempre bom ler sobre a história de Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Helesny Maria dos Santos
    Muito profundo Eu creio
  • Kátia
    “A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.“ Corintios 13, 9

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.