São Filipe Neri e a sua alegria contagiante

São Filipe Neri e a sua alegria contagiante

O que você faz em seu dia a dia que lhe deixa feliz? Uma reunião familiar? Uma leitura contagiante? Curtir um dia de folga?

Inúmeras experiências nos fazem felizes, mas algumas fazem a diferença. O sentido de nossa vida é explicado por esses momentos felizes e, conforme explicado no Evangelho de Mateus (6,21), é no lugar onde damos sentido à nossa vida que está o nosso tesouro – e nosso coração. 

Um santo que levou essa passagem como missão foi São Filipe Neri. Você conhece a história dele?

 

Quem foi São Filipe Neri

Em 1515, Filipe Neri nasceu na Itália. Vindo de família rica, não abdicou de sua fortuna para servir a Deus, como fez São Francisco de Assis, por exemplo. O jovem rico se converteu ao cristianismo a partir do contato com monges beneditinos da região de Roma, onde vivia. 

Enquanto trabalhava com a caridade e vivenciava as experiências divinas, deixou claro que o paraíso era onde estava seu tesouro e, portanto, o lugar onde o sentido de sua vida existia. O Reino de Deus era, para ele, o lugar da verdadeira alegria. 

Para chegar a esse lugar, Filipe praticava o bem com grande alegria e bom humor, características que o definem até os dias de hoje. 

 

Caminho de fé

Filipe, ainda jovem, trabalhava no comércio da família. Pouco a pouco, sua história de fé começou, com várias experiências espirituais. 

Antes de ser Sacerdote, por exemplo, apesar de já fazer seu apostolado com os peregrinos pobres que visitavam o Papa, ele costumava ajudar os mais necessitados.  Fazia isso com a tradição da visita às sete igrejas, que acontece até os dias atuais. 

Por ser caridoso e ajudar no trabalho de evangelização durante esse período, sempre com o sorriso no rosto, ficou conhecido como o “Apóstolo de Roma”. 

Já ordenado, fundou a  Sociedade de Vida Apostólica (Oratório). Ela era destinada para os clérigos seculares que trabalham com a educação religiosa com a juventude e em obras de caridade. 

Em uma de suas experiências de fé, Filipe contou que em uma das catacumbas de São Sebastião o Espírito Santo habitou em forma especial, como uma bola brilhante intensa, que lembrava o fogo.  Em seu leito de morte, narrou ainda um encontro com Nossa Senhora. 

 

Canonização

São Filipe morreu em 1595 com 80 anos. Foi beatificado pouco tempo depois, em 1614, pelo Papa Paulo V. A canonização aconteceu em março de 1622, já pelo Papa Gregório XV. 

O Papa Francisco, em 2021, ao celebrar São Filipe, disse da importância da alegria na evangelização e quanto o Santo deveria inspirar os fiéis. 

“Seu sorriso o transformou em um ‘apaixonado anunciador da Palavra de Deus’. Este foi o seu segredo, que fez dele um ‘trabalhador entre as almas’. Apaixonado pela oração íntima e solitária, no Oratório, ele ensinava a rezar em comunhão fraterna”.

Além disso, Francisco também falou sobre a evangelização de jovens e a necessidade do ensino religioso. “Ele ensina-nos que a Eucaristia celebrada, adorada e vivida é a fonte da qual haurir para falar ao coração dos homens. De fato, ‘com Jesus Cristo a alegria sempre nasce e renasce’. Esta alegria, característica do espírito oratoriano, seja sempre o clima de fundo das vossas comunidades e do vosso apostolado”.

 

Oração de São Filipe

Ó glorioso São Filipe,

vós que fostes tão favorecido de Deus

em ajudar e consolar os vossos filhos espirituais

na hora da sua morte,

sede-me advogado e pai,

quando me achar naquele tremendo passo.

 

Impetrai-me a graça,

para que naquela hora

o Demônio não me vença,

que a tentação não me oprima

e que o temor não me desanime.

 

Fortalecido de viva fé,

firme esperança e ardente caridade,

sustentai-me com perseverança

naquele último combate, de modo que, 

cheio de confiança na misericórdia de Deus,

nos merecimentos de Jesus Cristo

e na proteção de Maria Santíssima, 

seja feito digno de morrer a morte dos justos

e de alcançar a bem-aventurada pátria do paraíso

para ver e louvar a Deus convosco

e com todos os santos do céu.

Amém!

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Aparecida Amorim
    Gostei muito do conteúdo. De São Felipe Neri, só sabia que era conhecido como Santo do Sorriso. Muito obrigada

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.