São João Batista e a Vigília da Natividade

São João Batista e a Vigília da Natividade São João Batista batiza Jesus Cristo

Você sabia que a Igreja, solenemente, celebra os aniversários de nascimentos recordados pela liturgia somente de Jesus Cristo, da Santíssima Virgem Maria e de São João Batista? Os  demais Santos têm as datas de suas mortes celebradas.  A Vigília da Natividade, a partir da noite de 23 de junho, nos introduz à solenidade e festejo do nascimento de São João Batista, no dia 24, que se encontra no coração das festas juninas comemoradas em todo o Brasil, marcadas pela alegria e pela certeza de que Deus é misericordioso com os humildes.

Por que a Igreja celebra o nascimento de São João Batista?

Ele foi o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e foi também o responsável por realizar o Batismo do Filho Unigênito de Deus. É o que nos relata Marcos 1,9-11:

“E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.”

São João foi concebido no pecado original, como todos os homens, mas ficou purificado ainda no ventre, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem Maria. O Salvador, Jesus Cristo, já estava no ventre de Maria.

Conta a tradição que, quando João nasceu, sua mãe teria acendido uma grande fogueira para anunciar o nascimento do bebê. Assim, sua prima Maria poderia saber do acontecido mesmo de longe, ao ver o sinal de fumaça no céu.

O nascimento de João Batista no Evangelho de Lucas

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João” (Lc 1, 57-60).

São João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. É o elo entre a Antiga e a Nova Aliança, lembrado como um grande profeta que, ciente do poder, honra e glória de Jesus, abriu caminho para que o Filho de Deus trilhasse a sua história.

A tradição dos santos populares

O Evangelho de Lucas (Lc 1,36 e Lc 1, 56-57) afirma que João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus. Portanto, a festa de São João Batista foi fixada em 24 de junho, seis meses antes da véspera de Natal.

A festa se originou na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares: Santo Antônio (13 de junho), São João e São Pedro (29 de junho). Segundo os Evangelhos, São João é o maior dos profetas (Lucas 7,26–28) porque apresentou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1,29–36). Sua vida foi de acontecimentos extraordinários que prepararam a humanidade para o nascimento de Jesus (Lucas 1,14–58).

Oração de São João

Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhum maior que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel e sensual, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado.

Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Sergio Oliveira
    Não sabia que somente estes aniversários de nascimento são comemoramos. Muito interessante saber disso e da relação entre os dois nascimentos. São João comemorado em várias igrejas hoje com festas muito alegres.
  • Tatyana Casarino
    Eu adorei esse texto! Contei para a minha vovó e ela amou as curiosidades. A gente não sabia da ligação entre a data de nascimento de São João e a de Jesus.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.