São José, o justo

São José, o justo

As Sagradas Escrituras fazem questão de ressaltar um título devido a São José: ele era justo (cf. Mateus 1,19). Sabemos, porém, que esse título não era dado a qualquer pessoa, mas a personalidades grandiosas e que eram realmente de Deus. Mas o que significa então ser justo?

Para o povo judeu, um indivíduo justo era mais do que alguém meramente honesto ou de reto comportamento. Ser justo, na verdade, era o ápice de toda a espiritualidade judaica. O justo era o indivíduo que alcançava o absoluto amor a Deus, inclinado a sempre fazer Sua vontade. Ele não se desviava ou pendia para o mal, mas o vencia em seu coração por intermédio da oração, do jejum, do seguimento da lei divina, entre outras posturas recomendadas.

A Palavra de Deus era sempre seu modelo de vida e ele não se realizava em outra coisa a não ser na relação de fidelidade ao Seu Senhor. No momento mais importante da história da nossa salvação, Deus quis escolher e preparar um justo para cuidar dos Seus bens mais preciosos: Jesus e Maria.

A entrega do Senhor ao justo

Como São Bernardo diz: “O Senhor encontrou José segundo o Seu coração e lhe confiou com plena segurança o mais misterioso segredo do Seu coração. A Ele desvelou a obscuridade e os segredos de Sua sabedoria… aquilo que numerosos reis e profetas desejavam escutar e não ouviram foi concedido a São José, que não apenas O viu e O ouviu, O abraçou, O beijou, O alimentou e d’Ele cuidou” (Homilia Super Missus est: PL 183,70).

Além disso, para protagonizar tais eventos tão importantes para o mundo, seria realmente necessário alguém com um alto grau de santidade, a fim de que a vontade de Deus permanecesse sempre intacta e não fosse substituída por ideais meramente humanos.

Mas tudo aconteceu mediante um paradoxo: a esposa de José estava grávida e Ele não era o pai. O contexto que se apresentou não era fácil, pois humanamente poderia se supor um erro por parte de Maria e, ao mesmo tempo, os olhos da fé poderiam crer numa radical ação divina. Em que acreditar?

Não querendo entregar ou difamar Sua esposa publicamente, mesmo que houvesse de Sua parte o conhecimento do que a lei exigia, José pensou em apenas deixá-La secretamente, assumindo assim toda a responsabilidade (cf. Mateus 1,19).

Sua devoção à esposa parecia lhe dar a certeza de que Ela jamais cometeria adultério e que era mais fácil que algo sobrenatural realmente tivesse acontecido do que Maria tivesse pecado.

Dessa forma, Ele se tornaria o culpado, se eclipsando como alguém que abandonou a própria esposa e o filho sem mais nem menos. Sua devoção à esposa parecia lhe dar a certeza de que Ela jamais cometeria adultério e que era mais fácil que algo sobrenatural realmente tivesse acontecido do que Maria tivesse pecado. Assim, a solução encontrada por José os livrariam de um problema aparentemente sem solução e manteria intacta a honra d’Aquela que Ele tanto amava. José foi justo em seu julgamento e nas atitudes que quis tomar.

Mas a intervenção divina que sempre socorre os seus amigos, mais uma vez veio confirmar que os planos divinos queriam que José e Maria fossem esposos, e Deus fez honra a Virgem Maria lhe dando um marido justo. Além disso, foi por meio de José que Jesus recebeu legalmente a descendência de Davi, que era um dos critérios para identificar o Messias.

Justo com todos

José foi justo com Deus, depositando toda Sua vida na mão d’Aquele a quem era devido. Foi justo com Jesus e Maria, vivendo para Sua família na mais perfeita caridade e, por fim, foi justo consigo, dando a Si aquilo que Sua vocação necessitava.

N’Ele, vislumbramos o homem novo, que não olha para Si de maneira egoísta, mas olha para o futuro preparado pelos planos divinos.

Como ser justo hoje?

A vida de São José é um exemplo de justiça e podemos imitar Sua virtude no nosso dia a dia, principalmente nas pequenas coisas. Podemos começar praticando com três pessoas principais:

  • A primeira pessoa com quem devemos ser justos é com o próprio Deus, dando-lhe o que é de direito, como o nosso amor, a nossa adoração, o nosso tempo na oração, participando dos sacramentos, lendo a Palavra, estudando o Catecismo, entre outras formas.

 

  • A segunda pessoa para quem devemos prestar justiça é ao nosso irmão em Cristo, sempre buscando estar atentos às necessidades dele até mesmo se ele nada disser como, por exemplo, fazendo uma ligação ou mandando uma mensagem carinhosa, dando-lhe o nosso melhor sorriso, nossa atenção, o nosso socorro material e espiritual.

 

  • E também devemos praticar a justiça com nós mesmos, nos permitindo crescer e amadurecer de diversas maneiras, como por exemplo: se permitindo amar, cuidando da própria saúde, estudando o que gosta, realizando os próprios sonhos, se perdoando, recomeçando a vida e tantos outras ações de autoamor.
    Tudo isso podemos aprender com o Pai adotivo de Jesus: basta com confiança pedir sua intercessão.

São José, homem justo. Rogai por nós!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.