São Sebastião: o Santo defensor da Igreja

São Sebastião: o Santo defensor da Igreja

Foto: reprodução da obra St. Sebastian, de Andrea Mantegna, 1480, Musée du Louvre, Paris

O Dia de São Sebastião é celebrado em 20 de janeiro. Nascido em Narbone, na França, ele se mudou ainda jovem para Milão, cidade de sua mãe. Lá, alistou-se no exército de Roma. Em pouco tempo, se tornou o soldado preferido do imperador Diocleciano e conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana.

Dizem os registros que São Sebastião se converteu secretamente ao cristianismo para aproveitar seu posto e levar fé a quem precisava. Durante todo esse período, ele fazia visitas aos cristãos presos pelo Império que aguardavam para serem levados ao Coliseu, onde seriam devorados pelos leões ou mortos em lutas com os gladiadores. Em suas visitas, além de conforto, levava a Palavra de Deus e fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte.

 

A fama chega ao Império Romano

Josse Lieferinxe – Walters Art Museum

Essas histórias de fé e a fama de benfeitor de São Sebastião se espalhou até chegar ao imperador, que tentou forçá-lo a negar sua fé em Jesus. Quando o Santo afirmou a crença em Cristo, foi condenado a morte. Seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas disparadas por seus antigos companheiros até estar aparentemente morto.

Algumas mulheres cristãs o resgataram e cuidaram dele até que se recuperasse. São Sebastião ignorou os pedidos dos cristãos para não se expor durante seu retorno à evangelização e apresentou-se ao imperador para pedir que acabassem com as perseguições e mortes.

Mais uma vez, foi condenado. Desta vez, foi açoitado e teve seu corpo jogado no esgoto público para não ser venerado como mártir pelos cristãos. Seu corpo foi novamente resgatado. A mulher que o recolheu recebeu em sonho uma visão do Santo pedindo para sepultar seu corpo próximo das catacumbas dos Apóstolos.

No século IV, o imperador Constantino se converteu ao cristianismo e ordenou a construção de uma igreja em honra ao Santo. Assim começou a devoção, que se fortaleceu em pouco tempo, pois Roma sofria com uma terrível peste e, a partir do translado das relíquias de São Sebastião para o local, a epidemia acabou. Deste então, sua Igreja recebe muitos peregrinos vindos de todo o mundo.

 

Curiosidades sobre São Sebastião

  • Nasceu em Narbone (FR)
  • Viveu em Milão (IT)
  • Basílica de São Sebastião fica em Roma (IT)
  • É padroeiro:

– Dos arqueiros
– Dos soldados
– Da infantaria
– Dos atletas
– Contra Pestes
– Contra Desastres
– E de centenas de cidades brasileiras, como Rio de Janeiro (RJ), Ilhéus e Trancoso (BA), Nova Olinda e Icó (CE), São Sebastião do Paraíso e São Sebastião da Bela Vista (MG), Sengés e Paranavaí (PR).

 

Oração a São Sebastião

São Sebastião, rogai por nós. (3x)

Ó glorioso mártir São Sebastião, Vós que derramastes Vosso sangue e destes a Vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer.

Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé.

Ó Deus eterno, que pela intercessão de São Sebastião Vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei hoje nossas súplicas que confiantes Vos apresentamos.

Socorrei-nos em nossas necessidades, alivie-nos nas nossas angústias, livre-nos das enchentes, da seca e estiagem, proteja os agricultores e guarde as lavouras.

Pedimos também, ó glorioso São Sebastião, curai os doentes e livrai-nos do contágio.

São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós! (3x)

Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Adorei o texto! Amo histórias de santos. Tenho uma ligação especial com este santo, pois meu pai é militar, meu bisavô paterno se chamava Sebastião e eu nasci em Presidente Prudente -SP (cidade onde São Sebastião também é padroeiro).
  • Luiz Alberto De Figueiredo
    Oração Muito Forte

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.