Em momentos de dificuldade emocional e espiritual, contar com o apoio certo pode fazer toda a diferença. No Brasil, várias iniciativas oferecem suporte a quem precisa conversar, desabafar e buscar orientação. Entre essas iniciativas, estão o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Pastoral da Escuta da Igreja Católica e o Aconselhamento Espiritual da Associação Evangelizar É Preciso. Cada uma dessas frentes de apoio desenvolve um trabalho de acolhimento e orientação das pessoas. Assim, procuram ajudar a preservar a saúde mental e a fortalecer a fé e a esperança.
Fundado em São Paulo, em 1962, o Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário e gratuito que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio a todas as pessoas que precisam conversar, com total sigilo e anonimato. O CVV realiza mais de 3 milhões de atendimentos anuais por meio de aproximadamente 3.500 voluntários, que estão presentes em 20 estados, além do Distrito Federal.
O serviço é oferecido 24 horas por dia pelo telefone 188, sem custo de ligação. Também é possível receber atendimento por chat, e-mail e presencialmente em algumas localidades. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. É associada ao Befrienders Worldwide e participou da força-tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção ao Suicídio.
Além dos atendimentos, desenvolve atividades em todo o país para promover o autoconhecimento e melhorar a convivência em grupo e consigo mesmo. A instituição também mantém o Hospital Francisca Júlia, que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos (SP).
A Pastoral da Escuta é um serviço voluntário da Igreja Católica, destinado a acolher pessoas em sofrimento e que precisam ser ouvidas com empatia e atenção. Esse serviço é prestado por agentes pastorais, incluindo sacerdotes e leigos, que passam por treinamentos específicos para desenvolver a capacidade de escutar e orientar os fiéis.
Os atendimentos são realizados gratuitamente nas paróquias, geralmente em horários definidos, e têm como objetivo proporcionar um espaço seguro para que as pessoas possam desabafar e refletir sobre suas questões à luz da fé cristã. Embora a Pastoral da Escuta não substitua o trabalho de psicólogos e psiquiatras, ajuda na promoção da saúde mental, por oferecer uma escuta qualificada. Encaminha, quando necessário, os atendidos para profissionais de saúde ou outras pastorais da Igreja.
A Pastoral da Escuta não se confunde com a confissão ou com o aconselhamento espiritual: seu foco é ouvir de forma ativa e acolhedora e ajudar as pessoas a encontrarem as respostas para seus problemas por meio da escuta e da reflexão espiritual.
A Associação Evangelizar É Preciso, fundada pelo Padre Reginaldo Manzotti, tem o serviço de Aconselhamento Espiritual para aqueles que precisam de orientação em momentos difíceis ou que têm dúvidas sobre a Igreja. O serviço é prestado por uma equipe preparada para escutar e orientar e tem como base os ensinamentos litúrgicos e a fé católica.
O Aconselhamento Espiritual está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio de vários canais: telefone, e-mail, formulário online e até por carta. Esse serviço busca proporcionar um espaço no qual as pessoas possam externalizar seus sentimentos e emoções e receber orientação espiritual para lidar com a vida.
Com o Setembro Amarelo, o chamado para cuidar da saúde mental se intensifica, tanto o olhar para si quanto o olhar ao próximo.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.