Sete crianças e muita fé: uma grande e abençoada família

Sete crianças e muita fé: uma grande e abençoada família

Camila Renata Gonçalves da Silva, “a mãe da tropa”, e seu marido, Gustavo Henrique Carmo da Silva, estão prestes a celebrar uma década de casamento em 15 de novembro. Mas o que torna essa família ainda mais especial é o compromisso que tem com a vontade de Deus, especialmente quando se trata de uma família numerosa. São sete crianças, uma rotina cheia de fé e amor multiplicado.

Rafael, Maitê, Maria Olívia, Ágatha, Pedro, Madalena e o pequeno Josemaría, são os sete frutos da união de Camila, que é designer, e Gustavo, engenheiro eletricista. O amor pela família sempre esteve presente em seus corações, desde que eram apenas namorados.

“Mesmo que em tom de brincadeira, eu falava sobre ter cinco filhos no namoro. Quando chegamos à quarta [criança], confesso que houve ali um momento bastante decisivo sobre fazermos a vontade de Deus ou seguirmos pelas regras do mundo. Mas logo Deus foi mostrando sua bondade e providência, bem como o seu amor, e não pudemos resistir a tamanho chamado. Hoje sabemos a tamanha Graça que Ele guarda para as famílias que abraçam com coragem e sacrifício os muitos filhos que manda”, compartilha Camila.

Com uma dedicação exclusiva à família e educação em casa, conhecida como “homeschooling”, Camila e Gustavo colocam a educação moral e intelectual de seus filhos no centro de suas vidas.

“Povoar o Céu é a nossa prioridade”, enfatiza Camila.

A rotina da família é bem definida e organizada para garantir que todas as crianças se sintam parte de algo maior.

“Digo sempre que não dou conta sozinha, primeiro Deus nos deu a Graça de nos dar um rumo e forças para segui-lo. Sem a Graça eu nada seria e é ela quem nos sustenta para que déssemos conta de tamanha empreitada, que é levar essas almas ao Céu. Não seria capaz sozinha, mas com ajuda divina é possível”, revela a mãe.

Ela continua: “A parceria, saber que estamos buscando a mesma coisa e lutamos pelos mesmos fins, nos dá a segurança de que um pode sempre contar com o outro, principalmente nos dias mais desafiadores ou de dúvidas”.

Em um mundo que muitas vezes se surpreende com a ideia de um grande núcleo familiar, Camila e Gustavo não se deixam abalar pelas reações das pessoas.

“A grande maioria leva um susto. A perplexidade do mundo de hoje é do ‘ver para crer’, e quando a maioria vê que realmente é possível ter uma família numerosa no mundo hoje e as muitas perguntas são respondidas, algumas pessoas admiram, outras já não tanto, mas não nos preocupamos tanto com a reação das pessoas. Nossa preocupação maior é fazer aquilo que Deus quer de nós”, destaca.

Quanto aos desafios de criar os filhos, Camila acredita que o maior deles é ver o sacrifício como algo bom e valioso em suas vidas.

“Uma família grande, quando bem vivida, é uma grande escola de santidade. Abdicar de coisas que passam para focar na eternidade e entender que os pequenos sacrifícios são pequenos tesouros que se reconhecem no Céu”, ela explica.

A chegada do caçula

O Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças será ainda mais festejado: Josemaría acaba de nascer no dia 10 de outubro. 

Recém nascido: o pequeno Josemaría é a sétima criança da família

Onomásticos: uma tradição dos Silva

Essa grande família tem uma tradição especial chamada Onomásticos. Isso envolve a celebração dos Santos que têm o mesmo nome que os membros da família. Como Camila explica, a crença é que Deus providenciou três Santos protetores especiais para cada pessoa: o Santo do dia em que nasceram, o Santo de devoção e o Santo que leva o seu nome.

A celebração dos Onomásticos começa nove dias antes da data de celebração, com uma Novena. Durante esse período, os familiares colocam em destaque o filho que tem o nome do Santo, pede por seus desejos e sonhos e pela proteção do Santo Onomástico nos momentos de perigo e aflição.

O último dia da Novena é de alegria e celebração. Inclui a participação na Santa Missa e um café especial. Dependendo do dia da semana, amigos e parentes podem ser convidados para se juntar a eles para terem um momento de compartilhamento e fortalecimento de laços.

Essas e outras vivências diárias das crianças são compartilhadas por Camila no Instagram.

________________________________________________________________________________________________

Leia mais

O IDe+ tem ainda um conteúdo que explica como espaçar gestações para que os filhos sejam educados e assistidos pelos pais ao longo da vida, de modo a garantir a maternidade e paternidade responsável e também cumprir os planos que o Senhor tem para cada um. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Valmir Gorniak
    Eu e minha esposa, recebemos a oportunidade, como benção Divina, de conhecer essa família abençoada e confesso que , ao longo dos meus 65 anos de idade e 43 anos de casado, fiquei muito emocionado com eles, marcaram a nossa vida, como exemplos de atendimento ao preceituado por Deus, "crescei e multiplicai". Rogo a Deus que derrame chuvas de bençãos sobre essa família.
  • Juliane Rudolf
    Que benção de família! Que Deus continue conduzindo e abençoando cada um deles! Parabéns aos papais pela decisão de seguir com tanto amor e dedicação, frente aos desafios!
  • Barbara
    Muito legal a ideia dos onomásticos! Parabéns pela chegada do Josemaria!
  • Nilsa Maria Grein
    Maravilhoso trabalho do IDe+!!!! Essa família abençoada e iluminada por Deus, por coincidência, conheço a Camila ainda criança. Sua mãe me revelou a trajetória de sua família e fiquei muito feliz ao saber da missão que Deus lhes concedeu. Muitas bênçãos e graças para todos e, em especial, ao Josemaria que veio trazer amor e alegrias.
  • edna aparecida martins
    FAMÍLIA LINDA , ABENÇOADA QUE DEUS ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA DE TODOS.
  • Maria
    Vc conheço essa linda família. Camila e Gustavo e suas lindas crianças. Deus abençoe a eles todos.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.