Sonhos e pesadelos podem ser avisos?

Sonhos e pesadelos podem ser avisos?

Quem não lembra de, pelo menos uma vez em sua vida, ter tido uma noite mal dormida ou um despertar assustado em virtude de um pesadelo? Quantas vezes acordamos e, rapidamente, lembramos de ter sonhado durante a noite? Sonhos são mais comuns do que imaginamos e suas leituras compõem vertentes filosóficas, românticas e artísticas há milhares de anos. 

Considerado um universo complexo, a ciência se debruça nessa temática há muitos anos. Com estudos científicos, a medicina permite afirmar hoje alguns pontos relacionados aos sonhos e pesadelos, tais como o porquê sonhamos e quando os sonhos e a qualidade do nosso sono podem sinalizar algo sobre nossa saúde. 

Uma das constatações da ciência sobre isso é que nós sonhamos todas as noites, em todas as idades. De acordo com a neurologista especializada em neurofisiologia clínica e membro da Associação Brasileira do Sono, Rosana Cardoso Alves, a maioria dos nossos sonhos ocorre durante uma fase específica do descanso noturno, chamada fase REM (do inglês rapid eye movement). Nesse momento, estamos em sono profundo, com movimento rápido dos olhos. Mas, vale destacar que, embora com menos frequência, também sonhamos durante o sono de ondas mais lentas. 

 

Mas, o que acontece com nosso corpo nesse momento do sono em que sonhamos?

Segundo a neurologista, quando estamos na fase REM, os músculos de nosso corpo entram em um relaxamento completo para garantir nossa segurança e proteção, evitando que façamos movimentos ou tenhamos comportamentos de risco enquanto dormimos. 

Bem mais comuns do que imaginamos, a ciência pondera que é possível identificar uma narrativa cíclica nos sonhos e, por isso, sonhamos todas as noites. Isso mesmo, todas as noites. E, embora nesse momento você esteja se perguntando: “como é possível que eu sonhe todas as noites? Eu me lembraria se sonhasse com tanta frequência”, a ciência tem uma resposta para isso. 

Pesquisas já apontaram que temos de cinco a seis ciclos de sono e, cada um deles, passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Como já apresentado, na fase REM, temos pelo menos um sonho, ou seja, todas as noites, temos cerca de cinco a seis sonhos. Mas, lembrar-se apenas às vezes desses sonhos é um processo natural, segundo a ciência. A neurologista Rosana aponta que podemos lembrar do sonho quando despertamos no meio do sonho em si ou ainda nos primeiros 10 ou 15 minutos após seu término. 

 

O conteúdo de nossos sonhos e pesadelos podem ser avisos?

Do ponto de vista da fé, embora os sonhos sejam naturais, eles são, sim, ricas oportunidades de Deus falar conosco e de enviar profecias. Neste post, por exemplo, você pode ler sobre Como saber se um sonho vem de Deus. O livro sagrado também fala sobre pesadelos. “Eu tive um pesadelo terrível” disse Nabucodonosor “e não consigo me lembrar dele. Contem-me o meu sonho porque eu tenho medo de que alguma coisa muito ruim me aconteça”. (Daniel 2,3).

A passagem bíblica sinaliza a visão angustiada de Nabucodonosor por não se recordar de seu pesadelo e, a partir disso, um grande receio de que algo desagradável ou perigoso possa acontecer. Ele pede para que consiga recordar, tendo em vista que considera o pesadelo um aviso e quer se prevenir algo de ruim que poderia acontecer. 

Essa compreensão se ampara em registros nos quais o Senhor manifesta sua presença em sonhos. Na Bíblia, diversas passagens citam interpretação de sonhos em que profecias foram anunciadas e, depois, se confirmaram. 

“Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6)”. 

Mas, é importante destacar que, nem sempre, podemos considerar sinais de Deus, tudo aquilo que lembramos ou vemos em sonho. 

“Irei contra os profetas de sonhos enganadores que, ao narrá-los, ludibriam com mentiras e fatuidade o meu povo, quando nem missão lhes outorguei, nem mandato algum, e de nenhuma valia são para esse povo – oráculo do Senhor (Jeremias 23,32)”.

 

Como podemos interpretar nossos sonhos e pesadelos?

Já vimos que sonhos são naturais e, por isso, não podemos evitá-los. Do ponto de vista da ciência, os sonhos são, em sua maioria, ligados a acontecimentos do nosso dia a dia. Quando possuem conteúdos desagradáveis, considerados pesadelos, sinalizam que passamos o dia ansiosos ou preocupados e, esses pensamentos negativos, resultam em instabilidade no sono. Consumir conteúdos pesados ou com imagens de muita violência, também pode colaborar para ocorrência de pesadelos, além de grandes traumas, que resultam em estresse pós-traumático. Ou seja, pesadelos podem ser sinais de estresse e pouco descanso. É preciso ficar atento. 

Já quando dormimos bem e com qualidade em nosso sono, segundo a ciência, acabamos sonhando, mas, podemos não nos recordar totalmente deles. Dessa forma, é interessante se autoavaliar para cuidar da sua rotina de descanso e alimentação. 

Analisando sob a perspectiva da fé, os sonhos podem ser inspirados por Deus e, cada um de nós, pode receber a visita do Espírito Santo, conforme nossa necessidade de conversão. Mas, devemos ter humildade, pedindo discernimento e sabedoria para compreender o que é voz de Deus, voz humana ou mundana. Por isso, a oração diária, a leitura bíblica e a força da fé são os componentes que precisamos para ver aquilo que o Senhor quer nos mostrar. 

Que tal ler mais sobre esse assunto? Quando Deus falou por meio de sonhos: histórias da Bíblia.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • GUILHERMINA TEREZINHA CIRINO
    Ótimo, pena que não conseguimos, interpretar o que sonhamos
  • Luana
    Houve um dia que eu tinha sonhado com os meus amigos em que estávamos numa situação e quando acordei pra ir pra escola tinha acontecido oq eu tinha sonhado!! será que é previsão do tempo?
  • Continuo com duvida aminha mente so perçebe em poucas palavras
  • Sebastiana Lopes Barbosa da Silva
    SoudearapongasnoparanaTenhoumpesadeloha07mesesqueumgrupoconspiracontramimeumcaracomcapuzpretoacabameassassinandoacordoempanicoecomecoaorarincessantemente
  • Elizabete Leite
    Gostei muito deste conteúdo. Tenho sonhado uns sonhos estranhos, com a outra vida, e pela orientação do conteúdo tenho que orar mais, pedindo a Deus dicernimento. Muito maravilhoso o conteúdo, concluiu o que estava pensando, orar mais.🙏
  • Zera
    Muito interessante, visto que o senhor falava com Daniel , José tbm em sonhos ,esses conteúdos são de boa catequese
  • Eliane
    Eu achei ótimo,me esclareceu muita coisa sobre sonhos que eu até então, não conhecia. Obrigada
  • Vanessa
    Obrigado pela palavra Deus nos abençoe
  • Vanessa
    Obrigado pela palavra Deus nos abençoe
  • Marcia
    Bom eu tive um pezadelo parecendo um anjo tudo de branco com asas grande batendo fufufu em sima da parede perto da minha cabeça uma colega boto a mão na minha cabeça e falava asimdeus por q ela por q ela meu deu e eu falava tambem por q eu po eu obrigada 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
  • Isabel Cristina Krüger
    Muito obrigada pelo conteúdo maravilhoso! Nunca lembro dos meus sonhos. As vezes lembro de algum. Esse conteúdo me fez entender mais sobre o assunto! Muito obrigada Equipe!! Deus os abençoem!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💙👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
  • REGINA MARIA BENTO
    O conteúdo de todo ide+, sempre é um alerta a nossa consciência cristã. Para assim sabermos se estamos atentos ou se tudo que fazemos colocamos ou não na presença de DEUS. Nos ajudando entender mais o que nos acontece em nossa vida,deixarmos DEUS AGIR.
  • Luiza Beatriz
    Pessoal, li aqui mas ainda preciso de ajuda. Na noite passada tive um sonho muito real. No sonho eu me levantei da cama para ir ao banheiro e ao abrir a porta do banheiro tinha uma espécie de "demônio" cortando o próprio pescoço e sorrindo. Aí eu fechei a porta e corri pra minha cama. Mas o ponto é que quando deitei eu logo acordei, fazendo parecer que foi uma visão. Até aí de boa. Mas o dia inteiro fiquei com sensação de angústia, cansaço, ansiedade e fui orar. Enquanto estava orando Deus me trouxe Efésios 3:1 "Por essa razão oro, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, em favor de vocês, gentios." Não entendi muito bem. Fui pra academia e não lembro o que estava conversando com meu amigo, mas Deus me trouxe uma revelação bem forte, conectando o sonho com o dia que eu tive, o versículo e me trouxe também um vídeo que havia assistido há um tempo dizendo que Deus queria falar comigo e que poderia trazer com visões e sonhos. Alguém me ajuda a entender tudo isso
  • Kéllia Cristina Brito Sales
    Essas dicas: oração diária, a leitura bíblica e a força da fé são os componentes que precisamos para ver aquilo que o Senhor quer nos mostrar, são de grade valia! Gostei demais! 😍
  • Eliana Maria de Carvalho
    Maravilhoso e muito esclarecedor,pois eu sou uma das pessoas que tenho muitos pesadelos, justamente quando me estresso e estou cansada.
  • Marcos
    Muito bom estava me preocupando com pesadelos frequentes, mas agora percebi que o que penso ruim de dia pode até me amedrontar mas consigo dominar. Já quando isto acontece e estou dormindo fico com um medo extremo e não tenho domínio para parar.
  • Rosineia Aparecida Pereira da Silva
    Muito interessante durante longo período tive sonhos com santos e não intendo o porque desses sonhos não vejo ninguém falar que só há com santos no meu convívio em um deles Deus falou comigo mas não consigo lembrar o que ele disse fico intrigada porque esses sonhos sonhei com uma imagem de uma santa e acordei com cheiro de rosas no quarto e vários outros gostaria de intender e ter orientações sobre isso
  • Gyzelly
    Geralmente o que sonho costuma acontecer, alguns são apenas avisos, mas procuro discernir também, algumas vezes são coisas do mundo e outras vem da sabedoria de Deus essas sim abraço e procuro interpretar pra entender o que vem pela frente...
  • Muito bom
    Achei o conteúdo excelente, tirei minhas duvidas
  • Bom
  • Laene das graças Barbosa
    Gostei muito!Um conteúdo maravilhoso!
  • 🙏
  • Aurelita chaves da Silva
    Muito bom, pois tira muitas dúvidas relacionadas aos, muitas ficamos até impressionados, com alguns sonhos quando lembramos alguns deles, obrigado.
  • Lucilene
    Obrigada pela ótima matéria! muito interessante e esclarecedor. Um abraço.
  • Maria
    Excelente, muito gratificante,muitas vezes tenho sonhos ruins,sonhos de lugares que nunca estive ,e ao ir em determinada cidade ou lugarejo reconheço os lugares,bem como já tive sonhos com jesus andando caminhando nas ruas de," Jerusalém nunca estive lá"em outro sonho caia uma bola de fogo sóbre a terra e consumia tudo sobrava poucas pessoas dentre elas eu depois de uma longa caminhada em busca de água me deparava com um grupo de pessoas estava com sede mas tive receio de beber água pois estava turva foi quando aparecia homem e dizia me pode beber ,hoje com a graça de Deus e com sua catequese padre entendo que era o próprio Jesus me chamando a beber da água da vida ,a água do espírito santo dentre tantos outros , obrigada
  • Flávia I Freitas
    Parabéns pela matéria excelente e esclarecedora! Sabemos que Deus pode nos falar através de sonhos, mas nem todos os sonhos que lembramos são divinos, na maioria das vezes são apenas “filmes” relacionados ao nosso cotidiano. É verdade que temos relatos bíblicos de pessoas que tiveram sonhos vindos de Deus, é importante salientar que o Espírito Santo nos dá os meios para a interpretação ou usa pessoas para nos ajudar nessa incumbência, o relevante é está atento ao que Deus quer nos revelar com esse sinal divino através de um sonho. Precisamos analisar qual a mensagem do sonho, é um conselho ou uma advertência sobre uma determinada situação que passamos ou vamos passar, porque Deus tem planos para nossa vida, não se trata de fantasia e sim de desígnios para uma vida feliz. Em Números 12,6 Deus disse: ...Quando há profetas entre vocês, eu apareço a eles em visões e falo com eles em sonhos. Shalom
  • Mario Lucio Palheta Fernandes
    Muito bom de mais obrigado.
  • Muito bom de mais obrigado.
  • Muito bom de mais obrigado.
  • Marlene da Silva Rocha
    Achei o conteúdo bem informativo do ponto de vista bem compreendido
  • Henrique
    Muito interessante,tirei minhas duvidas
  • Deolinda. Sobral
    Obrigada pela ótima matéria! muito interessante e esclarecedor. Um abraço, Deolinda
  • Tatyana Casarino
    Muito bom o conteúdo. Parabéns, IDe+! A maioria dos sonhos parece natural mesmo, mas há alguns que chamam mais a atenção. Quando o recado é de Deus e é forte, a gente acorda meio atônito sem saber como cumprir o que Deus quer. Mas Deus sempre nos mostra os sinais no cotidiano. Eu costumava anotar os meus sonhos em um caderno ao lado de observações do que estava acontecendo na realidade para poder interpretar melhor.
  • Tatiane Maria de paula dos Santos
    Muito bom gostei muito de saber sobre o sonho
  • Marcos Rogério de Andrade
    Muito bom o conteudo. Obrigado por vocês publicarem. Salve Maria Imaculada. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Maria das Graças Almeida Martins
    Eu acredito sim, que o sonho às vezes é aviso de Deus, eu sou prova disso. Em uma viagem ,tive um sonho com meu pai que já faleceu, nesse sonho entendi que eu tinha que voltar, porquês minha filha precisava de mim, .voltei e realmente precisava
  • Nadir Aparecida García
    Sempre tenho sonhos e não lembro-me deles apenas tenho alguns fleches ,concordo que nossos sonhos são consequências do nosso dia a dia , pra ser um aviso de Deus temos que estar sempre em sintonia com o espírito santo, estarmos ungidos por Jesus, aí saberia interpretar os sonhos, mais sempre entrego nas mãos de Deus e nossa senhora e espero 🙏
  • Mara Lúcia Dias Ferreira
    Ótimo conteúdo. Nós ajuda a esclarecer que sonhos nem sempre são acontecimentos ruins que vão acontecer em nossa vida. É preciso ter vida de oração e ser firme em Deus para que o Espírito Santo nós oriente.
  • Marcia santos
    Eu amei este comteudo.pra mim esta sendo de grande valia.muito bom mesmo amei
  • Elisangela Voigt lopes
    Achei muito interressante
  • regina de paula tiago
    muito esclareu muita coisa

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.