Vai um cafezinho aí? Confira os benefícios e os malefícios da segunda bebida mais consumida no mundo

Vai um cafezinho aí? Confira os benefícios e os malefícios da segunda bebida mais consumida no mundo

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. Isso mostra a força que esse hábito tem na cultura de vários povos, inclusive dos brasileiros, que bebem uma média de três a quatro xícaras por dia, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Tanto apreço fez a bebida ganhar uma data própria no calendário anual. Em 14 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Café e o seu consumo universal.

Além de ser grande consumidor de café, o Brasil também é o maior produtor e exportador desse grão. Apenas em março de 2022, o país comercializou cerca de 392 toneladas para o mercado internacional.

A verdade é que, para os amantes do café, nada mais gostoso e revigorante do que uma xícara da bebida quentinha logo cedo. Mas é bom não exagerar, para poder aproveitar tudo o que um cafezinho tem de bom e não ter problemas com os excessos.

Segundo o Ministério da Saúde, a dose diária de café recomendada para um adulto é de três xícaras de até 100 ml. Porém, o café pode gerar mais benefícios do que malefícios. O próprio Ministério orienta o consumidor de café com algumas dicas.

Confira dicas para o consumo ideal de café

Características positivas

  • É um alimento minimamente processado, portanto, não possui adição de sal, açúcar, óleos e gorduras;
  • Contém ácido clorogênico, responsável pela ação antioxidante que auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol;
  • Contribui com a liberação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar;
  • É uma opção versátil, pode ser incorporada a receitas de bolos, tortas e biscoitos;
  • Proporciona momentos preciosos, como as refeições compartilhadas.

O café ajuda a emagrecer…

A cafeína, a teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina presentes na composição do café ativam o sistema nervoso autônomo, provocando aumento na produção de adrenalina pelas glândulas suprarrenais. Por sua vez, a adrenalina, aumenta a quebra de células de gordura e libera a gordura estocada.

…e a melhorar o desempenho físico

Segundo um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, o café aumenta a performance na realização de exercícios físicos. Algumas pesquisas realizadas com atletas apontam que a ingestão de três miligramas de cafeína (por quilo de peso) uma hora antes de uma atividade física é capaz de ajudar bastante na performance.

Diminui a dor de cabeça

A cafeína também contribui para o alívio das dores de cabeça, é o que indicam alguns estudos já realizados. A substância está presente na formulação dos medicamentos frequentemente utilizados para combater a cefaleia.

Melhora sintomas respiratórios

Indivíduos que consomem café de forma moderada – de 50 a 300 ml por dia (3 a 5 xícaras), apresentam 30% menos chance de desenvolver problemas respiratórios como a asma, é o que apontam estudos da Universidade do Porto, de Portugal.

 

Situações em que pode ser prejudicial à saúde

Crianças menores de dois anos não devem ingerir café, pois a mucosa gástrica é sensível e as substâncias contidas na bebida podem irritar o estômago, comprometendo a digestão;

Quando ingerido à noite pode prejudicar o sono;

A ingestão de café aumenta a acidez do estômago causando algum desconforto, principalmente se houver uma gastrite pré-existente; O café em excesso pode ocasionar cólicas abdominais e dores estomacais.

Outras dicas sobre o consumo de café

  • Controle a quantidade ingerida para não ultrapassar as três xícaras diárias;
  • Tente não adicionar açúcar;
  • Não ingira em períodos prolongados de jejum;
  • Beba o café acompanhado do consumo de algum outro alimento;
  • Procure consumir apenas de manhã e à tarde, para não interferir na qualidade do sono.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.