“Vós sois todos irmãos e irmãs”: veja a mensagem da Campanha da Fraternidade para todas as pessoas

“Vós sois todos irmãos e irmãs”: veja a mensagem da Campanha da Fraternidade para todas as pessoas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente, nessa quarta-feira (14), a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O evento nacional aconteceu em Brasília (DF) e foi marcado por uma celebração da Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar da capital brasileira e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório Dom Helder Câmara.

Inspirada pela Carta Encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco e pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe um caminho quaresmal em três caminhos:

  1. Incentiva a reflexão sobre situações de inimizade que geram divisões e destroem a dignidade humana.
  2. Em segundo lugar, impulsiona as pessoas a se iluminarem pelo Evangelho, que as une como família.
  3. Por fim, promove a ação conforme a proposta quaresmal, que busca uma constante conversão e esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

O cartaz da campanha foi criado pelos jovens Samuel Sales e Wanderley Santana, que são de Brasília (DF). Apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde irmãos são acolhidos para “a partilha do alimento da vida”. Representa esse chamado à união e fraternidade entre todos os filhos de Deus, sem distinção de origem, etnia ou idade: todos como uma só família.

“Estamos aqui para anunciar ao mundo em boa e alta voz: em Cristo, somos irmãos e irmãs. Em Cristo, somos Igreja viva, a caminho do Reino definitivo. Em Cristo, queremos mais uma vez vivenciar este tempo de graça, conversão e mudança de vida, de morrer do pecado e ressuscitarmos na Páscoa do Senhor”, disse dom Ricardo. 

A campanha, em mais de 60 anos, tem realizado coletas como gesto concreto de conversão quaresmal e leva dignidade aos menos favorecidos. Neste ano, as pessoas são convidadas a contribuir de diversas formas, por meio da participação em eventos, reflexões, orações, ou pelo apoio financeiro às iniciativas sociais propostas pela Igreja.

“Extrapolando os nossos muros, é necessário anunciar o amor, a reconciliação, a justiça, o respeito e a paz no âmbito da sociedade, pois Deus nos criou a todos com a mesma dignidade, à sua imagem e semelhança”, finaliza o secretário-geral da CNBB.

Mensagem do Papa

Durante o lançamento da campanha, a CNBB apresentou um vídeo com a mensagem do Papa Francisco. O Pontífice destacou a importância do caminho quaresmal baseado na Carta Encíclica Fratelli tutti e pediu que todos construam uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a vida em sociedade e a sobrevivência na Terra.

“Infelizmente, ainda vemos no mundo muitas sombras, sinais do fechamento em si mesmo. Por isso, lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos aqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses (cf. FT 97), de estender o nosso amor a ‘todo ser vivo’ (FT 59), vencendo fronteiras e superando ‘as barreiras da geografia e do espaço’ (FT 1)”, disse o Pontífice.

História da Campanha da Fraternidade

Desde a década de 1960, a Campanha da Fraternidade está no calendário do Brasil, como ação evangelizadora da Igreja, com conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno. A partir de temas definidos pelas necessidades dos filhos de Deus, a campanha alcançou corações de todas as regiões do Brasil.

Como a CNBB destaca, os objetivos permanentes são despertar o espírito comunitário, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e promoção humana.

A Campanha da Fraternidade teve sua origem por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN). Nascida como expressão da caridade e solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, a campanha foi assumida pelas igrejas do Brasil.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.