Cientistas respondem perguntas da sociedade sobre vacina desenvolvida pela UFPR; saiba como enviar sua dúvida

Cientistas respondem perguntas da sociedade sobre vacina desenvolvida pela UFPR; saiba como enviar sua dúvida

Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Desde junho de 2020, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza o desenvolvimento de sua vacina contra a Covid-19, que agora está em fase de estudos pré-clínicos. O imunizante tem insumos 100% nacionais, possui baixo custo de produção (cerca de R$ 5 a R$ 10 por dose), tecnologia inovadora de transporte em pó e a previsão de que esteja em fase de testes clínicos (em seres humanos) no ano que vem. Nesse contexto, os pesquisadores da Universidade responderão perguntas da sociedade sobre a Vacina UFPR por meio da ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola UFPR.

As dúvidas podem ser enviadas até o dia 9 de agosto através do e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com, bem como pelas redes sociais da Agência – FacebookInstagram e Twitter. Além da pergunta, o remetente deve mandar seu nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. Ao final do mês, as respectivas respostas serão publicadas em reportagem no site da Agência Escola, no portal UFPR e também serão encaminhadas como sugestão de pauta à imprensa.

Emanuel Maltempi de Souza, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR e um dos pesquisadores responsáveis pela vacina da Universidade, reforça a rapidez com que as vacinas contra a Covid-19 foram realizadas e a necessidade de se ter um imunizante para o controle da doença. “Tudo aconteceu muito rápido: o surgimento da maior e mais devastadora pandemia dos últimos 100 anos, os métodos não-farmacológicos de controle implementados (muitas vezes mal implementados) do dia para noite, torrentes diárias de notícias (uma grande parte delas não verdadeiras), milhões de mortes e desenvolvimento de vacinas em tempo recorde”, explica.

A Agência Escola UFPR, em parceria com o Portal IDe+, entrevistou o professor Emanuel acerca do imunizante que está sendo produzido pela Universidade Federal do Paraná. Porém, caso surjam outras dúvidas, o cientista convida a sociedade a enviá-las para a edição do Pergunte aos Cientistas deste mês. “Em um cenário tão instável, há necessidade de fazer perguntas ainda não abordadas e, principalmente, comprovar a confiabilidade das informações. Convidamos todos a enviar suas dúvidas e sugestões para os cientistas da UFPR sobre a vacina que estamos desenvolvendo contra a Covid-19.”, finaliza

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.