Tem alguma dúvida sobre a varíola dos macacos? Cientistas da UFPR  recebem perguntas

Tem alguma dúvida sobre a varíola dos macacos? Cientistas da UFPR  recebem perguntas

Você certamente já ouviu falar da varíola dos macacos, certo? A doença já está em 96 países, incluindo o Brasil e são muitas as dúvidas acerca desse vírus desconhecido. 

Por termos ainda muitas questões, a Agência Escola UFPR recebe, até a próxima quinta-feira (22) perguntas sobre a doença. Você pode enviar qualquer pergunta sobre varíola dos macacos para cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que responderão dúvidas da sociedade sobre a zoonose, que se caracteriza por doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.

Você pode enviar suas dúvidas até a próxima quinta-feira (22) para o e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com, com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. Ou então pelas redes sociais (Instagram, Facebook ou Twitter) da Agência Escola UFPR.

As dúvidas e os respectivos esclarecimentos dos cientistas serão publicadas no site da Agência Escola e no portal UFPR, além de enviadas como sugestão de pauta à imprensa. Essa é mais uma edição do Pergunte aos Cientistas, ação da Agência Escola UFPR, que busca aproximar a sociedade do conhecimento científico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou no final de agosto que foram relatados mais de 41 mil casos e 12 mortes por varíola dos macacos em 96 países, incluindo o Brasil – em julho a OMS declarou que o surto é uma emergência de saúde pública. Cientista do Departamento de Patologia Básica da UFPR, Lucy Ono explica que a infecção pode atingir qualquer indivíduo de qualquer faixa etária.

“Para conseguirmos quebrar a cadeia de transmissão do vírus, torna-se importante trazer informações baseadas em ciência para que as pessoas possam se esclarecer sobre a doença, modos de prevenção, identificação de possíveis sinais e sintomas e a busca por atendimento médico, quando necessário. Além das estratégias essenciais que seriam o emprego racional de vacinas, a disponibilização de testagem para a população e isolamento precoce dos casos identificados”, diz a virologista.

“Aguardaremos suas dúvidas a respeito da varíola dos macacos e esperamos poder contribuir para o esclarecimento delas com base em informações científicas disponíveis!”, reforça a cientista e virologista Lucy.

 

>> Ação “Pergunte aos Cientistas” é premiada em evento nacional

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.