O tema do consumo consciente é bem interessante! Existem três contextos nos quais pode ser aplicado social e economicamente. Em todos eles, a ideia central é uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Vejamos!
O consumo consciente social está relacionado ao conhecimento dos fatores que interferem no equilíbrio do ambiente e dos habitantes que nele vivem. Uma série de temas se originam nos debates e discussões, como: produtos que utilizem embalagens não poluentes e não tóxicos, desmatamento, utilização da água, reciclagem, dentre outros. Resumindo: como viver contribuindo para a manutenção da vida saudável no nosso planeta.
Já o consumo consciente econômico trata da otimização da utilização dos seus recursos financeiros. E vamos abordá-lo a fim de ajudá-los a fazerem melhores escolhas, ou seja, a otimizar a utilização do recurso “dinheiro”.
Apresento a “Pesquisa de 3”: uma das ferramentas queridinhas dos clientes do meu programa de educação financeira – o Detox dos Gasto$, que já ajudou dezenas de famílias. Ela ajudará você a exercitar o consumo consciente, até que ele vire um hábito no seu dia a dia de comprador.
Antes de sair para as compras, faça uma lista de tudo que deseja comprar nos próximos três meses e classifique-os segundo a utilização: bem para o sustento pessoal/familiar (alimentação, moradia, saúde, limpeza e educação), bem para o lazer (cinema, restaurante, viagem) e bem supérfluo (vestuário, carro novo, joia, maquiagem, viagem.)
Ordene os bens da lista segundo a prioridade. Imagino que você já tenha percebido nas classificações sugeridas no passo 1 que bens de sustento devam ser priorizados.
Agora, distribua as compras de três em três meses. E com os bens definidos para os três meses a seguir, faça três colunas denominadas preço 1, preço 2 e preço 3.
Faça a pesquisa dos preços em, no mínimo, três estabelecimentos. Hoje, temos a facilidade de realizá-las de forma rápida por meio da internet. Some os menores valores por mês e veja se cabem no seu orçamento.
Um convite a ampliar a consciência! Neste passo, vocês podem realizar uma dinâmica em família para que todos participem, incluindo na pesquisa a seleção de produtos fabricados por empresas que têm práticas de sustentabilidade ambiental.
Se necessário, realize ajustes movendo os produtos nos meses ou até mesmo revendo as suas prioridades no ano. Para ajudar neste passo, veja o primeiro artigo que escrevi para o IDe+ sobre como enxugar o orçamento e equilibrar as contas.
Agora, vocês já podem dizer que estão prontos para realizar o consumo consciente !
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.