A grandiosa intervenção de Nossa Senhora do Carmo

A grandiosa intervenção de Nossa Senhora do Carmo

Dia 16 de julho, comemora-se a festa litúrgica em honra a Nossa Senhora do Carmo, madrinha da Obra Evangelizar É Preciso, a qual sou muito devoto. A palavra “Carmo” significa jardim ou campo fértil. Na origem hebraica quer dizer “Vinha do Senhor”. Este nome nos faz lembrar dos primeiros carmelitas do século XII, que construíram seus refúgios no Monte Carmelo, uma montanha situada na costa de Israel com vista para o mar mediterrâneo. “Vinha do Senhor” também remonta ao profeta Elias do Antigo Testamento, que viveu uma vida eremita em penitência e oração no mesmo lugar (Monte Carmelo), antes de Cristo.

A Origem da devoção

Para compreendemos melhor a origem a devoção a Nossa Senhora do Carmo, retornemos ao século XII. Os primeiros eremitas do Carmo foram cavaleiros cruzados, que cansados pelas batalhas empreendidas para conquistar a Terra Santa, fixaram-se no Monte Carmelo. Inspirados na vida de oração do profeta Elias, do Antigo Testamento, ali também dedicaram suas vidas em oração e penitência em reparação a esses ultrajes cometidos durante a guerra. Neste lugar, construíram uma capela dedicada a Virgem Maria e passaram a imitá-la em seus atos e serviços. Ficaram conhecidos como Irmãos da Santa Maria do Monte Carmelo. No entanto, com o passar dos anos, a ordem continuou sendo muito perseguida e cada vez mais o Carmelo perecia.

Mais tarde, a Ordem ganhou um grande irmão, Simão Stock. Inglês, nascido no condado de Kent na Inglaterra. De família nobre, seus pais eram muito piedosos e Simão recebeu deles uma boa educação humana, intelectual e espiritual. Desde muito novo, aos 12 anos para ser mais exato, decidiu se recolher e viver uma vida de eremita, na castidade e pobreza.

A oração de Simão Stock

Depois de adulto, já na Ordem Carmelita como Superior Geral das Províncias Carmelitanas, sempre muito devoto a Nossa Senhora, piedoso e um homem de muita oração, recorria à Virgem nas mais difíceis tribulações, pedindo a proteção a todos os monges e à Ordem do Carmelo, que enfrentavam tempos difíceis. Ele clamava a Nossa Senhora a seguinte oração:

“Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar.”

Aparição e promessa

Em um destes momentos, a Virgem Maria aparece a Simão rodeada de anjos e entrega o escapulário com a seguinte promessa:

“Este será o privilégio para ti e todos os carmelitas; quem morrer vestindo-o se salvará”.

Escapulário, vem da palavra “escapula” que quer dizer ombros. Nossa Senhora tranquilizou os monges, mas fez o pedido para que todos se revestissem do escapulário. E assim foi feito, o escapulário passou a fazer parte do hábito dos monges. Mais tarde, esse privilégio se estendeu a todos os fiéis. Segundo o Papa Pio XII “Essa devoção fez correr sobre um mundo um rio de graças espirituais e temporais”.

Mais tarde, Simão Stock enviou seus mensageiros até Roma para pedirem ao Papa Honório III o reconhecimento da Ordem e o mesmo consentiu. Então, o convento de freis do Monte Carmelo finalmente passa a ser reconhecido. Simão Stock reorganizou toda a Ordem, a primeira em homenagem à Nossa Senhora, que cresceu e se espalhou pelo mundo todo.

Nossa Senhora do Carmo também quer intervir na nossa história

Nossa Senhora ouviu as preces de Simão e interviu na história da Ordem Carmelitana: fez com que as perseguições encerrassem. Suas promessas se abrangeram para todos os fiéis. Filhos e filhas, o que quero dizer-lhes é que se apeguem a Virgem do Carmo. Jesus, em sua infinita bondade através de sua Mãe, nos deixou mais esta benção. O escapulário não é um amuleto, é um sacramental e seu uso não implica somente em proteção, mas na principal promessa que consiste na salvação eterna: “quem morrer com o escapulário não padecerá o fogo do inferno”. Ela nos prometeu, porém isso exige de nós o compromisso de seguir Jesus e colocar Deus no centro de nossa vida, procurando realizar Sua vontade, como Nossa Senhora o fez.  Para viver bem este dia festivo, convido-os a rezarem a seguinte oração à Virgem do Carmo:

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo que deixastes o Santo Escapulário como sinal do Vosso amor e proteção.

Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho e devoto, pronto a Vos servir, disposto a Vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido:

(Peça a graça que você necessita)

Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.

Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.

Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.

Mãe do Santo Escapulário, rogai por nós.

Madrinha da Obra Evangelizar é Preciso, intercedei por nós.

Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • eliane
    quem e junto pode usar o escapulario?
  • Eneide maciel
    Sua benção padre Manzotti. Sou devota a nossa senhora do Carmo e nunca tiro meu escapulário.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.