A importância de cuidar de nossos jardins: carreira!

A importância de cuidar de nossos jardins: carreira!

Eu gosto muito de fazer analogia das coisas que acontecem em nossas vidas com o cuidado de um jardim. Quando paro para refletir sobre isso, cada dia mais fico convicto que temos muitos jardins em nossas vidas: o jardim dos relacionamentos, da carreira, da espiritualidade, da saúde, da família, dos negócios e mais alguns outros. Porém, hoje quero me ater à carreira.

A vida é como um jardim, é simples, mas mantê-la “bonita”, em harmonia, equilibrada, saudável e fluida não é tarefa fácil.

Na minha experiência ao longo dos meus quase 60 anos, mais de 35 anos dentro do mundo corporativo, tenho aprendido que quanto mais plantas quisermos ter em nossos jardins, mais complexo será mantê-lo. E como temos muitos jardins em nossas vidas, isso faz com que, às vezes, tenhamos que dedicar tempo em demasia, principalmente se descuidarmos e permitirmos que as ervas daninhas comecem a fazer parte deles.

Após a minha aposentadoria, tenho dedicado algumas horas do meu tempo cuidando dos meus jardins literalmente, coisa que não consegui e nem gostava de fazer em minha antiga carreira de CLT. Hoje, como empreendedor consigo, já que tempo atualmente é mais importante do que dinheiro para mim.

Como eu queria ter descoberto a “jardinoterapia” antes, principalmente no auge da minha carreira! Tenho a convicção de que teria conquistado muito mais do que conquistei e sem algumas contas que vêm com a jornada, principalmente na saúde e nos momentos que poderiam ter sido mais bem aproveitados, sobretudo com as pessoas que mais amo em minha vida.

Olhar para vida e segmentá-la como jardins, ou outra coisa que seja mais fácil de relacionar à escolha de cada um, é muito importante. Ao olharmos dessa forma, nos habituamos a estarmos mais atentos às ervas daninhas que aparecem, pois elas se alimentam dos mesmos nutrientes das plantas que escolhemos plantar. Se estivermos atentos, podemos retirá-las (ervas daninhas) enquanto pequenas, quando ainda não têm raízes fortes que sugam a energia das plantas que você tanto se esmerou em plantar, na espera de colher algo importante para você. Seja o que for a que se dedicou: desde ver uma grama verde e saudável, uma flor, um arbusto viçoso ou mesmo uma hortaliça verde e suculenta.

Decisões e conquistas

Ao trazermos para nossas vidas, as coisas se repetem. Vamos exemplificar com as nossas carreiras. Muitas vezes, negligenciamos nossas carreiras aos outros, insistindo em trabalhar em lugares que não nos dão alternativas de crescimento, desenvolvimento pessoal e profissional e ainda nos sugam de tal forma que nos acostumamos com as ervas daninhas que crescem de forma assombrosa devido ao seu ambiente tóxico.

Pior é nos acostumarmos ao que nos leva a cair na péssima armadilha que é o autoengano de esperar que alguém tome por nós a decisão de mudarmos de emprego, pois nossa energia foi sugada por essas ervas daninhas. Já nos sugou tanto que nos acostumamos em viver mau o tempo todo. E quando somos demitidos, parece que sai um peso enorme de nossos ombros.

Mas por que esperar por isso se já está provado que, ao procurar emprego empregado, você tem muito mais chance de conseguir outro emprego melhor do que desempregado? A analogia que trago para a reflexão é que, se não cuidarmos de nossas carreiras como se deve, olhando as ervas daninhas que aparecem no dia a dia e se não tomarmos a decisão de que elas não fazem parte do nosso jardim, dizendo “não” para o que não é essencial à nossas carreiras; se não procurarmos colocar adubos e nutriente (autodesenvolvimento), regar na dose certa e colocar neste jardim as plantas que melhor se adaptem ao clima e ambiente, estaremos negligenciando a nossas carreiras a alguém.

Mas cuidado! Muitas vezes, mais comum do que imaginamos, é que compramos terra dita especial, que não contém somente terra, e jogamos neste jardim, na busca do milagre rápido e fácil. No fundo, somente trará mais ervas daninhas juntas e será muito mais difícil do que imaginamos limpar nosso jardim da carreira.

Como digo sempre aos meus mentorados, as conquistas verdadeiras em nossas vidas levam tempo e nos custam sacrifícios. Assim como manter saudável o jardim de nossas carreiras também levará uma vida inteira. Ascendemos ao mercado de trabalho com uma profissão, seja ela técnica, graduação ou especialização, que somente será exercida e transformada em sua profissão ao colocá-la em prática. Cada profissão que exercemos é uma nova planta do nosso jardim da carreira. E quanto mais plantas que escolhemos de forma consciente para nos conduzirem a conquistar o nosso propósito de vida, deixarão esse propósito (jardim da vida) mais pleno ainda. Isso não significa ter muitas plantas, necessariamente, mas as plantas que escolhemos deixar em nosso jardim.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Juliane Rudolf
    Também adorei a analogia. Sou amiga e admiradora do Veridiano! Fico feliz com suas publicações!
  • Cleide Antonieta Santos
    Excelente analogia. Manter um jardim bonito e florido não é tarefa fácil. Muito cuidado e atenção em todos os detalhes. Parabéns!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.