A misericórdia de Deus não tem limites

A misericórdia de Deus não tem limites

A misericórdia de Deus, que nos vem das Santas Chagas de Jesus, não tem limites. Ela alcança todos os pecadores, como fez com São Paulo, que celebramos sua conversão em 25 de janeiro.

Esse Apóstolo testemunha:

“Dou graças Àquele que me confortou, a Jesus Cristo, Nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança, chamando-me ao ministério, embora eu fosse outrora blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia porque, não tendo ainda a fé, procedia por ignorância. E a graça de Nosso Senhor superabundou com a fé e a caridade que está em Cristo” (1Tm 1, 12-14).

Então tudo é perdoado. Porém, Jesus nos fala: “É por isso que eu digo a vocês: todo pecado e blasfêmia será perdoado aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Quem disser alguma coisa contra o Filho do Homem, será perdoado. Mas quem disser algo contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir”. (Mt 12,31-32).

 

Mas, o que é afinal o pecado contra o Espírito Santo?

No §1864 o Catecismo da Igreja explica:

“Aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não terá remissão para sempre. Pelo contrário, é culpado de um pecado eterno” (Mc 3,29). A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento, rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna”. (CIC 1864)

Portanto, o pecado contra o Espírito Santo é o endurecimento do coração. Não que a misericórdia de Deus seja insuficiente para amolecer esse coração empedernido, mas é a pessoa que não se abre para acolher o perdão e a misericórdia de Deus. É o caso do pecador que não se arrepende dos seus pecados, mesmo tendo consciência deles, sabendo que está errado e agindo deliberadamente contra a vontade de Deus.

Peçamos sempre que Deus amoleça o nosso coração para que possamos alcançar a graça da nossa salvação, mas também para nos sensibilizarmos com o nosso próximo. Que nossos corações estejam sempre dilatados para o próximo e saibamos partilhar o que temos com os mais necessitados.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Eu não sabia o que significava o pecado contra o Espírito Santo. Eu respeito tanto o Espírito Santo que tenho até medo de pronunciar o seu Santo nome em vão. Agora entendi de forma bem didiática o ensinamento. Obrigada, padre, por nos ensinar! 👏👏
  • Socorro Marinho
    Amei pois, toda orientação que nos leva à mudança é sempre válida.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.