Aprenda a socorrer alguém que está engasgado

Aprenda a socorrer alguém que está engasgado

O engasgo é assustador, tanto para quem pode sofrer quanto para quem está por perto e não sabe como socorrer. Embora existam formas de prevenção e ação imediata, as cenas de desespero têm ganhado destaque, inclusive com muitas mortes de pessoas que se engasgam e não tiveram socorro a tempo. É importante saber o que fazer com bebês, crianças e adultos nesses casos. “Em crianças, os casos mais comuns são de engasgo com alimentos, pequenos objetos e brinquedos, e há uma incidência maior entre 0 e 4 anos. Já com adultos, os registros ocorrem com maior frequência em casos de alimentos com mastigação inadequada e/ou associado à disfagia”, explicou a enfermeira Érika Mayumi Yassue, que atua como coordenadora de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do centro do Paraná.

Nessas situações, colocar dicas básicas de primeiros socorros em prática é fundamental, já que cada segundo faz a diferença.

Sempre recomendamos que seja imediatamente inspecionada a cavidade oral e, se houver algo visível, retirar. Depois, é preciso chamar o serviço de emergência. Enquanto o socorro especializado não chega, a realização de primeiros socorros pode ajudar a evitar um desfecho mais grave. Por fim, recomenda-se a execução da Manobra de Heimlich”, detalhou a profissional. 

 

Passo a passo

Além dos conhecimentos gerais básicos citados pela profissional, cada situação requer um modo operacional de socorro específico. Por exemplo, se estou sozinha e estou engasgando, como devo agir? Érika ressalta que há um caminho específico a ser seguido:

1) Tente tossir para expelir o objeto estranho;

2) Faça a manobra de Heimlich em si mesmo:

  • Leve seu punho para dentro e para cima. Tente expelir o corpo estranho alojado ao empurrar o punho e mão na direção do diafragma ou área do estômago. O movimento deve ser rápido e parecido com o formato da letra “J”, entrando no diafragma e subindo. Repita-o várias vezes. Se este movimento não expelir o corpo rapidamente, será necessário mais força, que pode ser obtida com um objeto estável; 
  • Aplique mais força através de um objeto estável. À sua volta, será necessário encontrar um objeto estável e que chegue até sua cintura para poder inclinar-se sobre ele. Uma cadeira, uma mesa ou balcão funcionará bem. Com as mãos ainda entrelaçadas à sua frente, incline-se sobre um objeto sólido e segure os punhos entre ele e o abdômen e empurre seu corpo contra a peça. A força aplicada ao diafragma será muito maior, aumentando a eficácia do movimento para desalojar corpos estranhos presos na traqueia;

3 – Repita o movimento. Talvez não seja possível expelir o objeto na primeira tentativa. Logo, continue fazendo a manobra sobre o item até que o corpo estranho seja removido. Sua respiração deverá voltar ao normal após a retirada. 

 

Já quando existem outras pessoas por perto e a vítima do engasgamento é criança ou adulto, é possível ajudar a vítima nesse procedimento. “Também deve ser feita a Manobra de Heimlich. Nesses casos, a orientação é para se posicionar por trás e enlaçar a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada ‘boca do estômago’ (região epigástrica). A outra mão deve comprimir a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a ‘boca do estômago’ para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho”, recomendou. 

 

No entanto, quando a ocorrência envolve bebês, existem algumas especificações importantes. “A recomendação é colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Depois, vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência”, alertou Érika. 

 

Tão válido quanto saber como agir é ter consciência do que não pode ser feito nesses casos. A profissional de enfermagem cita que os erros mais comuns e perigosos cometidos nessas situações envolvem a provocação de vômito, colocar a criança de cabeça para baixo e sacudir para o objeto sair, colocar o dedo na garganta, tentando puxar o objeto, dar água ou outros líquidos e chacoalhar a criança/vítima. 

“Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado. Outro alerta importante é que os procedimentos recomendados são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiver consciente. Em casos de vítimas inconscientes, é preciso atendimento hospitalar rapidamente”, finalizou. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ana Paula lucas da Silva
    Eu achei esta dica ótima pq não sabia o que fazer com bebé
  • Virginia
    Hoje meu filho adolescente engasgou com suco. Foi apavorante. Fiz a Manobra de Heimlich. Graças a Deus tudo deu certo. Duas horas depois, para minha surpresa li o artigo do ID+ sobre engasgo.
  • Rejane
    É assustador ver alguém engasgado. Amei o conteúdo, são dicas valiosíssimas

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.