Aroma e sabor: veja os benefícios do chá 

Aroma e sabor: veja os benefícios do chá  Três gerações diferentes com o mesmo hábito do chá: Juliana, a filha e a mãe desfrutando a bebida

Um chá para ajudar na digestão. Outra xícara para acompanhar uma conversa entre amigos que não se viam há tempos. Chá para aumentar a disposição ou então para acalmar o dia que foi agitado. Você provavelmente já ouviu alguma dessas dicas certeiras de chá para consumir em diferentes momentos, certo? 

Durante a pandemia, uma pesquisa da Euromonitor Internacional mostrou que aumentou em 25% o consumo de chás no Brasil. A quantidade consumida é quase o dobro do consumo mundial. E que tal aprender mais sobre a bebida que está entre as mais queridinhas dos brasileiros?

Quais são as diferenças entre chá, infusão e decocção?

Apesar de chamarmos a maioria das bebidas que levam flores, frutos, sementes, raízes e ervas diversas de chá, a especialista no assunto e empresária Juliana Treis de Oliveira explica que há várias diferenças entre as três bebidas. 

Só podem ser consideradas chás as feitas com a Camellia Sinensis, uma espécie de vegetal nativa da Ásia. Entre os mais conhecidos temos o chá preto, o branco e o verde.

“Na etiqueta do chá, só o podemos chamar assim se ele vier da planta Camellia Sinensis. Esses são realmente considerados chás. O que não vem da Camellia é considerado infusão”, explica Juliana. 

A diferença entre a infusão e a decocção está nos produtos que elas são feitos. Enquanto a infusão trabalha com ingredientes mais leves da planta, como flores e folhas, a decocção é feita com os mais fortes, incluindo raízes, sementes e cascas. 

Diferenças que mudam o preparo

Juliana explica que as diferenças dos nomes ajudam a pensar na hora do preparo. “A infusão você primeiro ferve a água e depois a adiciona em cima da planta. Já a decocção precisa colocar a planta na água fria e depois levar ao fogo até a fervura”. 

Sobre a temperatura ideal, veja abaixo a imagem com as temperaturas corretas para cada tipo de chá, infusão e decocção. 

 

Benefícios no consumo 

As propriedades medicinais encontradas em plantas já são utilizadas no mundo há muito tempo e, antigamente, era comum utilizá-las em chás e infusões para curar pacientes. 

“Quando você opta por consumir um chá está optando por resgatar a sua própria ancestralidade. Isso porque nossos familiares, como avós e outras gerações, tinham o hábito de consumi-los e ainda cultivavam as suas próprias ervas e plantas”, explica a empresária. 

Cientistas confirmam o poder e benefícios do chá para os seres humanos, incluindo calmantes naturais que ajudam a combater a ansiedade, termogênicos que aceleram o gasto calórico, outros que têm efeito cardioprotetor, além dos que são excelentes para a memória e estimulantes naturais. 

Pausa para o chá

Diante de uma vida quase sempre acelerada, o chá também pode oferecer outros benefícios. Um deles é a pausa para a preparação. 

“Ao preparar, você destina um tempo para se reconectar consigo, com os outros e com o mundo. E você oferece esse cuidado para as pessoas que convivem com você, para amigos, familiares, filhos, etc. É um presente que damos ao nosso organismo e também a natureza”. 

Juliana fala isso porque ela expõe que o chá precisa de cuidado na preparação. “Tem que ter paciência para esperar a água ferver. Depois, escolher a planta e ver a mistura mudando de cor na água que você coloca. Por fim, o aroma que vai exalando e perfumando o ambiente”. 

Ao cumprir esse ritual, presenteamos a nossa espiritualidade também. Vivenciamos um momento de paz e autorreflexão, promovendo o nosso bem-estar. 

A especialista ainda comenta que a rotina da preparação e do consumo do chá beneficia a união familiar, como a Igreja sempre pede, afinal, destina-se um momento para a convivência e os bons momentos perto de quem se ama. 

Incentivo aos pequenos produtores

Além de tudo isso, os chás também têm ajudado a manter pequenos agricultores brasileiros. Com a produção de uma variedade de plantas, ervas, sementes, raízes, etc, muitos têm conseguido renda extra e até mesmo o sustento de suas famílias no campo. Por isso, Juliana recomenda também a valorização dos produtos feitos aqui no Brasil. 

“Acontece muito de as pessoas preferirem chás internacionais, mas aqui temos chás incríveis, produzidos com todo o cuidado pela agricultura familiar. Eles conseguem até fazer com qualidade superior aos outros, porque temos condições propícias para a produção”. 

Opte pelos produtos in natura

Juliana ainda dá outra dica importante: optar pelo consumo de chás e infusões a granel (que são aqueles sem embalagens e acondicionamentos). Esse tipo de produto não passa por processos de industrialização e é mais natural. Os processos de industrialização podem fazer com que se percam os princípios ativos do chá. Enquanto nos que se compra a granel, é possível observar o frescor e, geralmente, os produtos são vendidos muito frescos. 

“Nunca consuma plantas com bolor ou com frescor duvidoso. Elas podem fazer mal”. 

Juliana e a mãe, que a incentivou a consumir chá desde pequena

Chá: quente ou frio?

Depois de preparar seu chá ou infusão, tanto faz a forma como você vai consumir. Pode ser frio ou quente, portanto, vai muito do gosto individual. Além disso, depois de pronto você pode consumir o chá nas próximas 12 horas que ele não vai perder seus princípios ativos. 

Para Juliana, o importante mesmo é investir no que você gosta e desenvolver o hábito tanto do preparo quanto do consumo de chás. “Gosto sempre de pensar que o mundo que queremos amanhã está no que consumimos hoje. E o chá é isso. Na essência de preparar, quando desligamos do mundo corrido e paramos para fazer e no consumo, quando optamos por coisas saudáveis que vêm da natureza”. 

E aí, que tal preparar um chá ou uma infusão para finalizar esse conteúdo?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.