Nos arredores de Miami, na Flórida, existe uma cidade dedicada à Mãe: Ave Maria. Idealizada como uma cidade completamente católica, foi fundada em 2007 por Tom Monaghan, o criador da Domino’s Pizza. Sua visão era construir um centro espiritual que unisse uma vida comunitária voltada aos valores católicos. O projeto se concretizou em uma cidade que, além de ser um lar para 27 mil habitantes, abriga a Universidade Ave Maria e a Igreja Ave Maria.
Monaghan, que cresceu em um orfanato em Michigan, fez fortuna com a Domino’s Pizza, mas após vender a empresa na década de 1990, decidiu dedicar sua vida a um novo projeto: fundar uma cidade dedicada à fé. Ele queria criar um local onde as pessoas pudessem viver de acordo com os princípios da Igreja Católica, longe de influências externas, como pornografia.
Localizada no condado de Collier, a 180 km a oeste de Miami, Ave Maria é uma comunidade onde as ruas e locais de encontro são nomeados em homenagem à fé cristã, com avenidas como a de São João Paulo II e a Avenida da Anunciação. No centro da cidade, há a Igreja Ave Maria, com um crucifixo de 20 metros e uma fachada esculpida com uma cena da Anunciação de Nossa Senhora, feita com 120 toneladas de mármore italiano, extraído da mesma pedreira que forneceu material para Michelangelo.
A Universidade Ave Maria, fundada inicialmente no Michigan e posteriormente transferida para a Flórida, é uma das principais atrações da cidade. Com 30 cursos oferecidos, que incluem Teologia e Estudos Católicos, prepara estudantes para o mercado de trabalho e para a vida cristã, promovendo valores católicos. A universidade ainda possui programas de intercâmbio e cursos que abrangem diversas áreas, como Engenharia, Enfermagem, Bioquímica, História e mais.
Embora a cidade tenha sido planejada para ser um reduto católico, a convivência com pessoas de diferentes crenças também é possível. Em 2017, uma igreja batista foi inaugurada, e Monaghan, que inicialmente pensou em criar uma cidade exclusivamente católica, hoje admite que Ave Maria está aberta a pessoas de outras religiões.
Os moradores podem participar de várias atividades de fé, como missas diárias, confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento, disponível 24 horas por dia na capela local. Além disso, o Museu Madre Teresa de Calcutá e programas de voluntariado, com foco em ajudar as comunidades vizinhas, como Immokalee – uma das mais pobres dos Estados Unidos – reforçam o compromisso social da cidade.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.