Ave Maria: a cidade católica criada pelo fundador da Domino’s Pizza

Ave Maria: a cidade católica criada pelo fundador da Domino’s Pizza Foto: reprodução

Nos arredores de Miami, na Flórida, existe uma cidade dedicada à Mãe: Ave Maria. Idealizada como uma cidade completamente católica, foi fundada em 2007 por Tom Monaghan, o criador da Domino’s Pizza. Sua visão era construir um centro espiritual que unisse uma vida comunitária voltada aos valores católicos. O projeto se concretizou em uma cidade que, além de ser um lar para 27 mil habitantes, abriga a Universidade Ave Maria e a Igreja Ave Maria.

Monaghan, que cresceu em um orfanato em Michigan, fez fortuna com a Domino’s Pizza, mas após vender a empresa na década de 1990, decidiu dedicar sua vida a um novo projeto: fundar uma cidade dedicada à fé. Ele queria criar um local onde as pessoas pudessem viver de acordo com os princípios da Igreja Católica, longe de influências externas, como pornografia.

Localizada no condado de Collier, a 180 km a oeste de Miami, Ave Maria é uma comunidade onde as ruas e locais de encontro são nomeados em homenagem à fé cristã, com avenidas como a de São João Paulo II e a Avenida da Anunciação. No centro da cidade, há a Igreja Ave Maria, com um crucifixo de 20 metros e uma fachada esculpida com uma cena da Anunciação de Nossa Senhora, feita com 120 toneladas de mármore italiano, extraído da mesma pedreira que forneceu material para Michelangelo.

Igreja Ave Maria

Centro universitário

A Universidade Ave Maria, fundada inicialmente no Michigan e posteriormente transferida para a Flórida, é uma das principais atrações da cidade. Com 30 cursos oferecidos, que incluem Teologia e Estudos Católicos, prepara estudantes para o mercado de trabalho e para a vida cristã, promovendo valores católicos. A universidade ainda possui programas de intercâmbio e cursos que abrangem diversas áreas, como Engenharia, Enfermagem, Bioquímica, História e mais.

Embora a cidade tenha sido planejada para ser um reduto católico, a convivência com pessoas de diferentes crenças também é possível. Em 2017, uma igreja batista foi inaugurada, e Monaghan, que inicialmente pensou em criar uma cidade exclusivamente católica, hoje admite que Ave Maria está aberta a pessoas de outras religiões.

Os moradores podem participar de várias atividades de fé, como missas diárias, confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento, disponível 24 horas por dia na capela local. Além disso, o Museu Madre Teresa de Calcutá e programas de voluntariado, com foco em ajudar as comunidades vizinhas, como Immokalee – uma das mais pobres dos Estados Unidos – reforçam o compromisso social da cidade.

Placa na entrada da cidade deseja boas-vindas a quem chega./Foto: reprodução

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • JOSÉ RICARDO LANA CHAVES
    ÓTIMO CONTEÚDO ! PARABÉNS !
  • Danielle Mota
    Muito interessante, obrigada por este conteúdo.
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelo conteúdo equipe Deus os abençoem grandemente 🥰🙏🏻
  • REGINA RAMOS DACRUZ CORDEIRO
    Nossa, me surpreendeu . Fico feliz que tenha pessoas com tanta resiliência. Tenho esperança que ainda tem tempo de mudar os corações das pessoas.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.