Cabelo cresce, né? E essa doação vale muito para quem está enfrentando um câncer

Cabelo cresce, né? E essa doação vale muito para quem está enfrentando um câncer

Em um gesto de desprendimento e amor ao próximo, Célia Maria Schultz Brandt, servidora pública federal e técnica em Comunicação Social, decidiu fazer a diferença na vida de quem enfrenta a luta contra o câncer. Ela cortou seus cabelos para doar a uma instituição que produz perucas e apliques para pessoas que perderam seus cabelos devido ao tratamento da doença.

“Eu nunca tinha feito doação de cabelos. Soube por meio de uma senhora que tinha doado o dela, e pensei ‘por que não doar’?”, contou Célia.

Ela deixou os fios crescerem mais, pois ficou sabendo que não importa a cor, mas a quantidade do cabelo doado, que deve estar entre 15 a 30 centímetros. Além disso, não faz diferença se tem química ou não.

Célia fez a doação aos Amigos do Hospital das Clínicas (HC), em Curitiba (PR). Porém, existem pelo Brasil vários outros locais onde você pode fazer o gesto. O corte foi feito em um salão de beleza, que separou o cabelo e o encaminhou ao HC.

A servidora pública conta que o seu sentimento ao cortar seu cabelo foi de gratidão, pois sabe que muitas pessoas precisam. A compra de perucas pode ser cara, e nem todos têm condições de arcar com esse custo. Célia afirmou que faria o gesto novamente com certeza (embora agora precise esperar crescer novamente) e também incentivou outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

“As pessoas que precisam já estão passando por muitos problemas sérios, e o cabelo ajuda na autoestima. Já é tão difícil passar pela doença”.

doação de cabelos

Célia confere o novo visual após cotar os cabelos para doação. Foto: arquivo pessoal

Cabelo Amigo

O Projeto Cabelo Amigo, responsável por receber doações transformadas em perucas, tem o objetivo de fornecer apoio a pacientes que estão passando por tratamentos nos quais a perda de cabelo é comum.

O projeto é realizado com o apoio de voluntários que cuidam da produção e manutenção das perucas. Cada doação recebida passa por um processo de separação do cabelo e ajuda a complementar outras doações para criar uma variedade de tipos de perucas.

Antes de cortar, é sugerido separá-lo em mechas e prendê-lo com elásticos, organizando as madeixas de tamanhos diferentes. Cabelos únicos, amarrados em rabo de cavalo, funcionam melhor para doadores com cabelos longos e retos.

O cabelo doado deve ter no mínimo 15 centímetros de comprimento e estar identificado na raiz com elásticos para garantir que a peruca seja confeccionada com a direção correta dos fios, o que aumenta sua durabilidade.

Os fios devem estar secos para evitar a formação de mofo, e, em geral, não importa se são tingidos ou possuem química de alisamento, pois a peruca pode ser retingida após a confecção.

Se você deseja fazer sua doação, seu cabelo pode ser entregue na sede dos Amigos do HC, localizada na Av. Agostinho Leão Jr. 336, Alto da Glória, em Curitiba-Paraná. O horário de recebimento da doação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem interrupções para o almoço.

O certificado de doação é emitido após o recebimento, e é enviado por e-mail ou WhatsApp em até 5 dias úteis.

Para quem precisa da peruca, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, carteirinha do SUS, documento que comprove o tratamento oncológico (autorização do médico) e assinar o termo de doação de peruca, disponibilizado no dia da entrega.

Incentivo para você

Ficou interessado em abrir seu coração para doar? Busque por um projeto na sua localidade e concretize essa ação do bem.

Seus cabelos voltarão a crescer e você se sentirá abençoado por ter ajudado um irmão.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.