Casar na Igreja e não no civil, isso é possível? Fomos buscar a resposta para você

Casar na Igreja e não no civil, isso é possível? Fomos buscar a resposta para você

O casamento continua sendo um sonho para muitos católicos. Homens e mulheres que sonham em casar-se como manda o figurino: na Igreja e de papel passado. Há aspirantes a noivos e noivas, porém, que não se preocupam tanto com o casamento civil, mas não abrem mão da celebração religiosa. Tanto que perguntas sobre o assunto são recorrentes aqui no IDe+.

Padre Jean Patrik explica que existe a possibilidade de realizar o casamento apenas na Igreja, porém é necessário fazer um pedido de dispensa ao Bispo local, justificando o porquê do não reconhecimento civil da união. Mas, segundo ele, a Igreja exige o casamento no civil, pois boa parte das implicações possíveis são resolvidas caso a união legal aconteça.

“O casamento civil significa que não vai haver bigamia, que os pais estão de acordo. Ou seja: várias questões que para a Igreja também são importantes já se resolvem. Porém, às vezes por motivo financeiro, por restrição no CPF, não há como se casar no civil e, por isso mesmo, que há a possibilidade de se pedir a licença ao Bispo”, explica o religioso.

O que diz a legislação brasileira

De acordo com a legislação brasileira, também não há restrição, mas o reconhecimento não se dá de imediato. Isso porque o casamento civil não está vinculado à Igreja. É o que diz o artigo 1.512 do Código Civil: “o casamento é civil e gratuita a sua celebração”. É por exceção, na verdade, que a lei confere validade ao casamento religioso.

Conforme o artigo 1.515: “o casamento religioso, que atender às exigências da lei para a validade do casamento civil, equipara-se a este, desde que registrado no registro próprio, produzindo efeitos a partir da data de sua celebração”.

Ou seja: o casamento religioso só é válido se seguir os requisitos do casamento civil. E mais: se for registrado em até 90 dias no cartório após a cerimônia.

Na prática, como explica o advogado Ricardo Maia, o casamento unicamente religioso, sem reconhecimento, não garante direitos básicos e os noivos permanecem com o estado civil de solteiros. Isso só muda, como detalha, se houver o reconhecimento posterior de união estável, mas que não coincide com a realização da celebração, já que deve haver tempo suficiente para a sua comprovação.

Além disso, ele chama a atenção para uma preocupação parecida com a do Padre Jean Patrik:

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

 

Casamento católico só na Igreja mesmo?

Houve um tempo em que os casamentos se resumiam a uma pequena confraternização após a celebração do matrimônio, muitas vezes realizada na casa dos pais dos noivos ou mesmo no salão paroquial da Igreja. As comemorações, com os anos, ficaram cada vez maiores, ganharam salões e casas de festa e, mais recentemente, praias e fazendas, mas como fica a parte religiosa? É possível realizá-la fora da casa de Deus?

Antes de chegarmos a uma resposta objetiva, é importante refletirmos sobre o matrimônio em si. Trata-se de um sacramento da mais alta relevância para o catolicismo, além de uma vocação, claro, para se tornar um melhor cristão. O Batismo, que marca o ingresso da pessoa na Igreja, impõe deveres. E direitos também! Como o de receber o sacramento do matrimônio num lugar sagrado.

Padre Jean Patrik é quem traz, enfim, a resposta: católicos devem receber o sacramento do matrimônio na Igreja, não sendo possível realizar a cerimônia fora da casa de Deus. Isso porque é o que diz o Código de Direito Canônico, que rege as decisões eclesiásticas, podendo, porém, ser numa capela ou oratório. O Bispo local até pode flexibilizar, mas o local deve ser “conveniente” e isso não tem acontecido com frequência no Brasil.

“A recomendação geral é para que não se faça fora da Igreja, em praias ou fazendas, por exemplo, por não se tratarem de locais sagrados e para que não se perca o sentido do matrimônio. Também pesa para essa decisão o fato de os deslocamentos atrapalharem as agendas das paroquias. A decisão é para que haja a manutenção da tradição de que os sacramentos sejam celebrados nos templos, motivada pela ideia de que essa prática também fortalece o espírito da religião”, explica o religioso.

Por essa razão, a maioria dos noivos opta pela cerimônia na igreja e a festa realizada em outro local e é sempre possível conversar com o pároco para saber quais procedimentos podem ou não ser feitos. Há ainda aqueles que casam na Igreja, como manda o figurino, e depois realizam uma espécie de bênção, não necessariamente com a presença de um religioso, no mesmo local onde a festa vai acontecer.

Casamento na praia de Camilla e Lucas. A foto de abertura da matéria é do casamento na igreja.

Quem passou por uma experiente recente parecida foi a servidora pública Camilla Motta. Ela tinha o desejo de se casar na praia, mas não queria abrir mão de validar o matrimônio perante Deus. A solução foi fazer duas celebrações. Ela casou com o advogado Lucas na Igreja na quarta-feira e, no sábado seguinte, eles fizeram um novo momento, na praia, conduzido por amigos, mas com direito à entrada, votos e trocas de aliança.

“Foram dois momentos e todos eles muito especiais. Queríamos casar na Igreja, porque tanto eu quanto o meu marido somos católicos, mas também queríamos que a festa, realizada na praia, tivesse um momento de troca com os convidados, com ritos de uma cerimônia convencional e deu tudo certo”, divide ela sobre “os dias” mais felizes na vida.

Exceções

Esse direito/dever de casar na Igreja, porém, não contempla todos os católicos. A exceção existe quando o casamento é com pessoas de outra religião. Então, duas novas regras passam a valer. Uma para o caso de quando há a crença em Deus e outra quando não essa fé no Senhor não existe.

Quando um católico se casa com alguém que, apesar de ser de outra religião, segue os princípios cristãos ou que crê em Deus, o casamento – também chamado de misto –, não exclui os fins e as propriedades essenciais do casamento, como também mantém as obrigações que existem dentro das leis católicas.

Já no caso de um católico casar com alguém ateu ou de religião que não crê em Deus, como os xintoístas e budistas, por exemplo, é preciso receber a Licença de Disparidade de culto. Essa autorização, emitida geralmente pelo Bispo local, permite a realização do matrimônio, para que haja, perante à Igreja, um reconhecimento do casamento.

Se alguém católico quiser casar com outra pessoa não católica e receber do Bispo uma a licença mencionada, pode também casar em outro templo não católico recebendo, por meio de um expediente chamado Dispensa de Forma Canônica.

Essas autorizações precisam ser solicitadas pelo Pároco da parte católica com razoável antecedência, por ocasião da marcação da data do casamento, garantindo assim que tudo possa ser encaminhado a tempo e evitando surpresas no grande dia.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria da gloria
    Também sou casada só na igreja meu esposo tem uma pastora que disse que nosso casamento não é válido porque não somos casados no cartório ele está morando na mãe dele agora e acredita realmente que nosso casamento só será válido se casamos no cartório e eu não tenho intenção nenhuma de casar no cartório
  • Grace Kelly
    Somos casados apenas na igreja na época não pedimos autorização para o Bispo por que não sabia sobre isso, o Padre realizou a nossa cerimônia isso foi na pandemia. Ficamos de casar depois com efeito civil em uma chácara e fazer nossa festa. Agora fiquei com dúvida, nosso casamento foi válido???
  • vinicius
    Ou seja, se você casa só na igreja, Deus reconhece você como marido e mulher, mas não pela lei do homem. E assim vice-versa. Você como cristão, se casar no civil, e não na igreja, seu casamento não está sendo reconhecido por Deus mediante a bíblia, por causa naquela época não existia o casamento civil por lei, você deverá sim casar-se na igreja, mas se não quiser, que tenha a benção de Deus imposta pela mão do pastor. Sem casamento perante Deus, não existe casamento, portanto o casamento civil é do homem, e permanece nele, e o de Deus permanece em Deus.
  • Silvana Pereira Araújo Dias
    Foi bom o conteúdo, meu marido a 6 anos virou evangélico agora não quer minhas imagens em casa o que eu faço?
  • Eugenio Santana
    Quero receber orientação pra casar unicamente na igreja. Pode ser na igreja católica brasileira. Como fazer aqui em Anápolis???
  • Tatyana Casarino
    Muito bom este texto! Eu fui uma das leitoras que pediu respostas para esse assunto. Sou advogada, mas, como diz o ditado, "casa de ferreiro..." hehehe. Na minha vida pessoal, faço mais questão da religião do que dos papéis do mundo civil. Para o direito civil, não há nada romântico no casamento civil, o qual não passa de um contrato. Sempre valorizei muito o casamento, a espera da pessoa certa. Mas, o casamento civil pode trazer consequência de perdas de direitos para mim, direitos que a minha família lutou para que eu tivesse. Por mais romântica que eu seja, eu não me arrisco. E, por mais que eu não seja apegada aos direitos patrimoniais e goste de fazer caridade, não abro mão da minha segurança. Fiz a minha jornada com o meu sobrenome e não gostaria de misturar direitos civis e patrimoniais com a relação amorosa. Um dia, ainda vou viver com quem amo e não gostaria de me afastar da Igreja nesse dia. São as voltas que a vida dá hehehe. Seja o que Deus quiser. Que Deus abençoe todos os casais cujas jornadas têm desafios que só Ele sabe.
  • Giselle Zago
    Obrigada pelos ensinamentos e esclarecimentos. Deus abençoe essa obra sempre.
  • Wilmerson Ramos da Silva
    A casa de Deus é o TEMPLO (alvenaria), mas, é a igreja (família) de Deus ITemoteo Cap 3: 15
  • Wilmerson Ramos Da Silva
    Quanto ao casamento . As comemorações, com os anos, ficaram cada vez maiores, ganharam salões e casas de festa e, mais recentemente, praias e fazendas, mas como fica a parte religiosa? É possível realizá-la fora da casa de Deus? O que os padres e bispos católicos não entendem é que a CASA DE Deus é a igreja, casa de Deus e família de Deus ITemoteo 3: 15
  • Antônio Carlos Sabino Teixeira
    Achei de extrema importância, pois minha filha namora um rapaz de outra religião.
  • Neide Maria de Oliveira
    Gostei! Muito esclarecedor. Não sabia da informação de que tem casais de casamento religioso e não ter o civil,

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.