O Jubileu 2025 se aproxima e traz uma mensagem de esperança representada por dois grandes aristas: Caravaggio e Chagall. O evento acontece a cada 25 anos como um momento especial de celebração, reflexão e renovação espiritual para os fiéis, marcado pela abertura da Porta Santa – símbolo de misericórdia e perdão. O Jubileu convida a todos a renovar o compromisso com a fé e a viver a experiência da graça divina.
Em um evento realizado na Sala de Imprensa da Santa Sé na semana passada, foram apresentados os preparativos para o Jubileu e o Pavilhão da Santa Sé na Expo Osaka 2025, incluindo a apresentação de Luce, a mascote oficial do Jubileu.
Luce é uma pequena peregrina desenhada no estilo mangá, em uma conexão com a cultura pop e as gerações mais novas. Com suas botas enlameadas e olhos brilhantes bem abertos para o mundo, Luce simboliza a jornada de fé e a luz que ilumina o caminho dos que buscam esperança. “Ela foi criada do desejo de viver também dentro da cultura pop, tanto amada por nossos jovens”, explicou o responsável pela organização do Jubileu, Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
O embaixador cultural do Jubileu no Japão será Michelangelo Merisi de Caravaggio, com a chegada da pintura “Deposição”, símbolo da vitória da esperança em uma cena que, à primeira vista, parece descrever apenas morte e dor. Em Roma, a “Crucificação Branca” de Chagall também será exibida.
De acordo com Dom Rino Fisichella, a mascote foi criada por Simone Legno com características típicas de uma peregrina, cheias de significados:
Além da pequena peregrina, outros personagens foram criados para formar um grupo de amigos. A mascote Luce e seus amigos serão uma das atrações da Expo Osaka 2025, que ocorrerá entre abril e outubro do próximo ano.
A abertura oficial do Jubileu 2025 ocorrerá no dia 24 de dezembro, com a cerimônia de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco. Neste dia, ele será o primeiro a cruzar o limiar da Porta, convidando todos a partilhar da alegria do encontro com “Cristo Jesus, nossa esperança”.
A celebração começará com um breve concerto de sinos da Pontificia Fonderia di Campane Marinelli, que simboliza o anúncio de um acontecimento tão esperado. Oportunidade de renovação espiritual, o Jubileu é um convite à fraternidade e será muito bem animado por Luce, com sua mensagem de esperança.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.