Coroação do Rei Charles III terá relíquia com fragmentos da cruz de Jesus Cristo

Coroação do Rei Charles III terá relíquia com fragmentos da cruz de Jesus Cristo

No dia 6 de maio acontece, em Londres, Inglaterra, a coroação do Rei Charles III, que sucederá oficialmente sua mãe, a Rainha Elizabeth II, falecida no dia 3 de maio de 2022. A cerimônia, cercada de grande expectativa, será marcada por pompa e circunstância. Chefes de Estado de várias partes do mundo já confirmaram presença.

Durante a coroação, serão prestadas várias homenagens ao monarca. Uma delas contém um grande simbolismo cristão. Para celebrar o novo rei, foi confeccionada uma cruz em prata galesa com relíquias da verdadeira Cruz de Jesus Cristo.

As relíquias são dois fragmentos de madeira que seriam da cruz em que o filho de Deus foi crucificado. Doadas pelo Papa Francisco, os dois pedaços medem 5 e 10 mm e foram dispostos em forma de cruz no interior de um cristal rosa.

Sinal ecumênico

As relíquias estavam guardadas no Museu do Vaticano, na Lipsanoteca, sala onde ficam as doações feitas aos papas em suas canonizações. Segundo fontes ligadas ao Vaticano, a doação para a coroação de Charles III representa um sinal ecumênico, ou seja, que reúne pessoas de várias religiões e crenças. O rei da Inglaterra é também o chefe maior da Igreja Anglicana.

As comunidades anglicana e católica do Reino Unido compartilharão a relíquia após a coroação do monarca. O arcebispo do País de Gales, Andrew John, emitiu um comunicado sobre a homenagem:

“Estamos honrados por Sua Majestade ter escolhido marcar nosso centenário com uma cruz que é ao mesmo tempo bela e simbólica. Seu design fala de nossa fé cristã, nossa herança, nossos recursos e nosso compromisso com a sustentabilidade. Também estamos muito satisfeitos que seu primeiro uso seja para guiar Sua Majestade à Abadia de Westminster no Serviço de Coroação”.

No verso da relíquia, está inscrita uma citação em galês do sermão final do padroeiro do País de Gales, São David: “Seja alegre. Tenha fé. Faça as pequenas coisas”.

Curiosidades
• Segundo alguns historiadores, a verdadeira cruz de Cristo teria sido encontrada por Santa Helena.
• Santa Helena era a mãe do imperador Constantino, que liberou o cristianismo em Roma.
• Três cruzes teriam sido encontradas durante a construção do Santo Sepulcro. A de Cristo foi identificada após uma pessoa enferma tocá-la e ficar curada.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Danusa Esperafico
    Que interessante a história sobre as relíquias.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.