Depressão e hábitos alimentares: qual a relação?

Depressão e hábitos alimentares: qual a relação?

A importância de manter uma alimentação balanceada não é nenhuma novidade. É sabido que o consumo de um cardápio rico em nutrientes contribui com a melhoria da disposição, do humor, autoestima, qualidade do sono, e também previne uma série de doenças como: anemia, distúrbios metabólicos, problemas renais, intestinais e combate ao estresse

Sempre que nossa rotina alimentar entra em pauta, relacionamos essa prática à prevenção de diversas doenças, mas relacioná-la à depressão, especificamente, não é tão comum. Conforme a nutricionista Kamila Johson, especialista em nutrição esportiva, isso pode estar ligado ao fato de que o tratamento primário inclui apenas medicamentos e psicoterapia.

Porém, a profissional enfatiza que novas pesquisas e atualizações técnicas do assunto apontam para uma mudança nessa compreensão.

“Estudos recentes mostram uma estreita relação entre o que comemos e nosso estado mental, já que pessoas com transtornos mentais também se encontram em um estado de inflamação sistêmica crônica. E, por isso, mudanças na alimentação são necessárias para reduzir a inflamação. Sendo assim, é possível evitar o desencadeamento da doença ou até mesmo melhorar o quadro utilizando a nutrição como uma das principais aliadas nesse processo de recuperação”, declarou. 

Aqui no IDe+ também já falamos sobre a relação da alimentação com a ansiedade neste post.

Quais alimentos podem piorar ou agravar os sintomas da depressão?

Nessa relação entre o que comemos e o agravamento ou piora do quadro clínico de pacientes depressivos, a identificação dos alimentos que podem gerar esse efeito é bastante valiosa. Por isso, o cardápio de pacientes com esse diagnóstico deve, segundo a nutricionista, priorizar alimentos que auxiliam a produção de serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, tais como frutas, verduras, peixes e água.

Frutas cítricas, por exemplo, são ricas em vitamina C, que ajuda na formação dos neurotransmissores. Outros alimentos como carnes, peixes, ovo, leite e derivados, são fontes de vitamina D, cuja carência está relacionada à depressão e a transtornos de humor.

Além das vitaminas citadas, outros nutrientes importantes para a rotina alimentar de quem enfrenta a depressão são recomendados, tais como ômega-3,vitaminas do complexo B, selênio e triptofano.  

Em contrapartida, é primordial diminuir a ingestão de açúcar refinado, cafeína e álcool, que são alimentos que aumentam as oscilações de humor bruscamente. “Essa é uma conduta que melhora significativamente quadros de instabilidade emocional, como depressão, síndrome do pânico e ansiedade”, completou Kamila. 

Kamila é nutricionista especializada em nutrição esportiva. Ela nos deu dicas de alimentos que ajudam a combater a depressão

 

No supermercado: o que posso e o que devo evitar comprar?

Para facilitar o cumprimento das dicas dadas pela nutricionista e tornar menos tentadoras as idas ao supermercado, a profissional preparou uma lista com os alimentos que devem estar incluídos nas compras de pacientes com quadro depressivo e, ainda, uma lista com tudo que deve ser evitado nestes casos.

O planejamento e elaboração de uma lista é uma estratégia bastante interessante para quem busca cumprir um cardápio alimentar, ampliando o foco de compra e diminuindo as chances do consumo impulsivo. 

Abaixo, confira a lista sugerida pela nutricionista Kamila Johson. Salve em seu celular, compartilhe com amigos e coloque em prática as dicas profissionais. Uma boa alimentação não só minimiza sintomas de doenças, mas também as previne.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Roseli Correa Sidre
    Muito importante saber, pra poder colocar em prática.....Muito obrigada pela partilha
  • Roseli Correa Sidre
    Bom dia Achei super interessante, eu estou tentando tirar o acuçar do café , mas estou num processo ainda e tirando aos poucos.....eu vou conseguir.....Abraços a todos da equipe....
  • Rosangela
    Muito bom. Gostaria de receber mais informações.🙏🙏
  • Jaciara
    Gostei muito. Continue enviando .
  • Kênia
    Muito bom.
  • Maravilhoso pode me mandar mais 🙏🙏🙌🙌
  • Elsa da aparecida felix de almeida
    gostei ,a informação será bastante útil
  • Norlândia Maria Cardoso da Fonsêca
    . A informação foi bastante útil.
  • Norlândia Maria Cardoso da Fonsêca
    Gostei muito. A informação foi bastante útil.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.